O ano começou com alívio no bolso para proprietários de veículos com mais de 20 anos de fabricação. Uma emenda constitucional que entrou em vigor em 2026 garante a isenção do IPVA para esses carros em todo o país.
A isenção é automática e não exige nenhum procedimento por parte do proprietário. No entanto, o licenciamento anual segue obrigatório, assim como a quitação de eventuais multas e débitos anteriores a 2026.
A medida deve beneficiar cerca de 8 milhões de veículos. Em estados como Pernambuco, onde não havia isenção para carros antigos, a mudança é considerada significativa. No Tocantins, mais de 50 mil veículos passam a ser beneficiados com a nova regra.
Em São Paulo, a isenção para veículos com mais de duas décadas já existe desde 2008. No Rio Grande do Norte, carros com mais de 10 anos já não pagavam o imposto.
Para muitos motoristas, a economia representa um fôlego extra no orçamento. “Ajuda no combustível, na manutenção do carro e até a amenizar dívidas”, relatam proprietários que comemoram a novidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário