domingo, 28 de junho de 2026

Defesa de Bolsonaro pede a Moraes que descarte falta grave por posse de arma em casa e mantenha prisão domiciliar humanitária


Foto: Rosinei Coutinho/STF

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que rejeite o reconhecimento de falta grave pela apreensão de uma arma registrada em seu nome durante abordagem policial a um servidor do GSI (Gabinete de Segurança Institucional). A defesa quer ainda a prorrogação da prisão domiciliar.

Na manifestação apresentada neste sábado (27), os advogados argumentam que o armamento era de propriedade regular de Bolsonaro, permanecia armazenado em sua residência e havia sido retirado temporariamente pelo servidor Estácio Leite da Silva Filho para reparo, em razão de uma falha mecânica. Segundo a defesa, não houve ocultação, adulteração de registro ou tentativa de frustrar a fiscalização estatal.

Os advogados sustentam que a situação não se enquadra no artigo 50, inciso III, da Lei de Execução Penal, que trata da posse indevida de instrumento capaz de ofender a integridade física de terceiros. A peça ressalta que a arma permanecia regularmente registrada e que Bolsonaro nunca foi comunicado sobre eventual cassação do certificado ou ordem de apreensão definitiva.

A defesa também afirma que a arma estava inoperante e cita precedente do próprio STF que reconheceu a atipicidade da posse de arma sabidamente inoperante. No entendimento dos advogados, o contexto da prisão domiciliar humanitária exige interpretação distinta daquela aplicada ao ambiente carcerário tradicional, onde a restrição a objetos potencialmente ofensivos tem como foco a segurança do presídio.

R7

América elimina o Fluminense-PI e fica a dois mata-matas do acesso à Série C 28/06/2026 06h02


Foto: Gabriel Leite/América F.C.

O América está nas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro, apenas a dois jogos para o acesso à Série C.

O Alvirrubro venceu novamente o Fluminense-PI, com um gol de Alisson Taddei aos quatro minutos do primeiro tempo neste sábado à noite (27), na Arena das Dunas. Com o resultado, a equipe confirmou a classificação com um placar agregado de 4 a 0.

Depois de abrir ampla vantagem ao vencer o jogo de ida por 3 a 0, em Teresina, o Mecão praticamente definiu a vaga logo nos primeiros minutos.

Nas oitavas de final, o adversário será o Trem-AP. O primeiro jogo será disputado no Amapá. Se avançar às quartas de final e vencer esse duelo, o Alvirrubro garantirá o acesso à Série C de 2027.

 

Ideb deve subir no RN, mas 86% dos alunos continuam abaixo do nível adequado em Matemática


Foto: Reprodução

Mesmo com a expectativa de alta no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2025, 86% dos estudantes do Ensino Médio da rede estadual continuam abaixo do nível adequado de aprendizagem em Matemática.

Os dados são da própria Secretaria de Educação do RN (Seec-RN), que prevê aumento da nota projetada do Ensino Médio de 3,2 em 2023, para 3,85 em 2025.

Os dados preliminares do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), no entanto, mostram que os problemas de aprendizagem persistem.

Além dos 86% de estudantes abaixo do nível adequado em Matemática, outros 74,1% também não alcançaram o padrão esperado em Língua Portuguesa, segundo o levantamento.

Lulinha teria atuado na Fictor e facilitado aproximação com o governo no caso Banco Master, diz reportagem; defesa nega

Foto: Reprodução

Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, voltou ao centro das atenções após reportagem da Folha de S.Paulo apontar uma suposta atuação dele junto ao grupo empresarial Fictor e em articulações para aproximação com integrantes do governo federal, no contexto das apurações envolvendo o caso Banco Master.

Segundo a publicação, a relação entre Lulinha e o grupo empresarial teria se intensificado ao longo de 2024. Nesse período, ele teria atuado de forma consultiva e em funções relacionadas a interlocução institucional com a empresa.

Ainda de acordo com a reportagem, essa suposta atuação envolveria a facilitação de contatos da Fictor com membros do governo federal. O jornal também relata que ele mantinha uma presença discreta, com baixa exposição pública, embora tenha sido visto em ambientes ligados à companhia.

O texto cita ainda que essa aproximação teria ocorrido em meio a movimentações que envolveram o empresário Luiz Phillippe Rubini, incluindo sua indicação ao Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), conhecido como “Conselhão”, órgão consultivo vinculado à Presidência da República.

Em novembro de 2025, a Fictor anunciou uma tentativa de aquisição do Banco Master. Posteriormente, o grupo passou a enfrentar dificuldades financeiras e entrou em processo de recuperação judicial, com passivo superior a R$ 4,2 bilhões. O caso também passou a ser mencionado em investigações em andamento relacionadas a suspeitas no setor bancário.

A defesa de Lulinha, representada pelos advogados Marco Aurélio de Carvalho e Guilherme Suguimori, nega qualquer vínculo profissional com a Fictor ou atuação junto ao governo federal. Em nota, os advogados afirmam que ele apenas conhece o empresário citado na reportagem e que não houve contrato, consultoria ou intermediação de interesses.

Defesa Civil de Natal registra mais de 140 mm de chuva no bairro Pajuçara entre sábado e domingo (28); média na capital potiguar foi de 84,3 mm


Imagem: reprodução/Via Certa Natal

A Defesa Civil de Natal registrou volumes expressivos de chuva entre o sábado (27) e a madrugada deste domingo (28), com destaque para o bairro de Pajuçara, na Zona Norte, que acumulou 148 milímetros até as 4h, o maior índice da capital no período.

De acordo com os dados da rede de pluviômetros da Semurb/Geoma, outros bairros de Natal também tiveram altos volumes de chuva, como Salinas (Gamboa), com 127,4 mm, Tirol, com 112,2 mm, Sarney, também com 112,2 mm, e Nossa Senhora de Nazaré, com 76,4 mm.

A média registrada pelos equipamentos em operação foi de 84,3 mm.

Os volumes registrados são os seguintes (em ordem descrescente):

  • Pajuçara (Guarda Municipal): 148,0 mm
  • Salinas (Gamboa): 127,4 mm
  • Tirol (Exército): 112,2 mm
  • Sarney: 112,2 mm
  • Nossa Senhora de Nazaré: 76,4 mm
  • Parque da Cidade: 54,2 mm
  • Ponta Negra: 48,6 mm
  • Neópolis: 44,4 mm
  • Guarapes: 35,2 mm

A capital potiguar permanece sob Aviso Amarelo para chuvas intensas, emitido pelo Inmet. Segundo a Defesa Civil, a previsão é de continuidade das chuvas durante a manhã deste domingo, com redução gradual ao longo do dia e períodos de céu aberto. A Defesa Civil informou que segue monitorando as condições meteorológicas e os volumes de chuva registrados em Natal.

Grupo Globo recebeu R$ 267 milhões de publicidade em 3,5 anos do governo Lula; valor é mais que o dobro do destinado à Record, segunda da lista


Foto: reprodução/montagem/Metrópoles

O Grupo Globo recebeu R$ 267,1 milhões em publicidade da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) durante três anos e meio do atual mandato de Lula na Presidência. O valor representa 25,6% dos R$ 954,5 milhões gastos pelo Palácio do Planalto com campanhas publicitárias no período.

A Globo foi a empresa que mais recebeu recursos, com um valor 118% superior ao destinado ao Grupo Record, o segundo que mais recebeu recursos com R$ 122,6 milhões. Em seguida aparecem a Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp), com R$ 85,9 milhões, e o Google Brasil, com R$ 80,9 milhões.

O levantamento também motivou uma ação do PL no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O partido alega que o governo ultrapassou o limite legal de gastos com publicidade institucional no primeiro semestre de 2026 e pede a suspensão das campanhas publicitárias federais. O caso será analisado pelo ministro André Mendonça.

Grupos que mais receberam dinheiro da Secom do governo Lula com publicidade (jan/2023 a jun/2026)

  1. Grupo Globo — R$ 267,1 milhões
  2. Grupo Record — R$ 122,6 milhões
  3. Facebook (Meta) — R$ 85,9 milhões
  4. Google Brasil — R$ 80,9 milhões
  5. SBT/SBT News — R$ 68,7 milhões
  6. Grupo Bandeirantes — R$ 49,8 milhões
  7. Kwai — R$ 26,3 milhões
  8. TikTok — R$ 13,6 milhões
  9. RedeTV! — R$ 11,3 milhões
  10. Grupo Folha/UOL — R$ 9,4 milhões
  11. X (Twitter) — R$ 6,9 milhões
  12. Amazon/Prime Video — R$ 6,1 milhões
  13. CNN Brasil/Itatiaia — R$ 6,1 milhões
  14. Grupo Jovem Pan — R$ 4,4 milhões
  15. Grupo Metrópoles — R$ 4,4 milhões
  16. LinkedIn — R$ 4,1 milhões
  17. EBC — R$ 4,0 milhões
  18. JCDecaux — R$ 3,7 milhões
  19. Carta Capital — R$ 3,7 milhões
  20. Canal Rural — R$ 3,4 milhões
  21. Terra — R$ 3,4 milhões
  22. Uber — R$ 2,9 milhões
  23. Netflix — R$ 2,9 milhões
  24. Max — R$ 2,7 milhões
  25. Grupo Massa — R$ 2,7 milhões
  26. Terra Viva — R$ 2,7 milhões
  27. TV Cultura — R$ 2,6 milhões
  28. Veja/Abril — R$ 2,6 milhões
  29. Brasil 247 — R$ 2,6 milhões
  30. Pinterest — R$ 2,6 milhões

Os dados consideram apenas os gastos da Secom da Presidência e não incluem despesas de ministérios, estatais e empresas de economia mista, como a Petrobras.

Nota da Secom:

“A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), na condição de órgão central do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (SICOM), atua em estrita observância à legislação eleitoral e às normas que disciplinam a publicidade institucional da administração pública federal.

 “Os limites aplicáveis às despesas com publicidade institucional vêm sendo plenamente cumpridos pela pasta, com base nos critérios estabelecidos na legislação vigente e nas orientações jurídicas aplicáveis, inclusive por meio de sua regulamentação interna.

 “A Secretaria está à disposição para prestar todas as informações necessárias e destaca que apresentará, no foro competente, os esclarecimentos técnicos e jurídicos que se fizerem necessários.

 “Por fim, eventuais comparações entre exercícios distintos devem considerar as especificidades de cada período, as políticas públicas desenvolvidas, o planejamento anual de comunicação e as necessidades de campanhas de utilidade pública, não sendo adequada a comparação isolada de valores empenhados entre anos sem a devida contextualização.”

Com informações de Poder 360

Miss e influencer é acusada de dar calote após casamento de luxo de quase 1 milhão

 

                                                              Créditos: Reprodução

A influenciadora Kaitlyn Rose Kennedy-Melanson, ex-Miss Teen Massachusetts 2015 e atual Miss New York Elite, é acusada de deixar uma dívida após realizar um casamento de luxo avaliado em cerca de US$ 150 mil (R$ 778 mil), em Nova York.

Segundo o New York Post, Kaitlyn não teria pago a última de três parcelas acordadas com o hotel St. Regis, em Manhattan. A dívida, inicialmente estimada em US$ 37 mil, já ultrapassaria US$ 40 mil com juros.

A cerimônia aconteceu em setembro de 2025, começou na Catedral de St. Patrick e seguiu para o hotel, onde ocorreram o jantar e a festa. De acordo com o processo, apenas os gastos com alimentos e bebidas chegaram a US$ 100 mil. A influenciadora também teria utilizado uma suíte na cobertura e promovido um jantar em um terraço com vista para Manhattan.

Documentos judiciais indicam que ela já havia pago cerca de US$ 106 mil antes da cobrança da parcela final.

Procurada pela imprensa, Kaitlyn classificou o caso como "besteira", afirmou que só comentará após consultar seu advogado e disse que não recebeu oficialmente informações sobre o processo nem qualquer intimação, já que não mora mais no endereço registrado na época do casamento.

Homem é demitido de padaria, responsabiliza ex-colega e planeja execução

 


Créditos: Reprodução

Dois amigos que dividiam o mesmo alojamento tiveram suas vidas transformadas por um crime brutal em Piracicaba (SP). Segundo a Polícia Civil, Tássio Alves dos Santos foi demitido de uma padaria, responsabilizou o colega Lismar Santos pela perda do emprego e teria planejado sua morte.

As investigações apontam que, após a demissão, Tássio recrutou dois homens para executar o crime. O grupo invadiu o alojamento onde Lismar dormia, o sequestrou e o levou até o local onde foi assassinado. Imagens obtidas pela polícia mostram a vítima sob o controle dos criminosos antes da execução.

Dois suspeitos, Anderson Japa e Igor, foram presos em flagrante durante a operação. De acordo com a polícia, eles teriam sido contratados por Tássio, que segue foragido e é apontado como mandante do homicídio.

Segundo as investigações, o crime teria sido motivado por inveja profissional. Enquanto Lismar era considerado um funcionário exemplar, Tássio tinha má reputação no ambiente de trabalho.

O laudo pericial apontou que Lismar morreu por asfixia. O caso é investigado como homicídio, sequestro qualificado e organização criminosa.

Governador de SC acusa Lula de xenofobia e leva caso à PGR

 

                                           Créditos: Geraldo Magela/Agência Senado

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), anunciou que vai acionar a Procuradoria-Geral da República contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva após declarações feitas durante agenda em Itajaí. O governador afirma que a fala teve caráter xenofóbico e atingiu a honra dos catarinenses.

Durante o discurso, Lula criticou a posição do governo estadual sobre cotas nas universidades e declarou que a população não poderia permitir que "prevalecesse em Santa Catarina o racismo". O presidente também afirmou que não se pode aceitar a ideia de "hegemonia branca", fazendo referência a Adolf Hitler.

Jorginho reagiu afirmando que o presidente ultrapassou os limites do debate político. "Uma coisa é me criticar. Outra, muito diferente, é chamar o povo catarinense de racista. Isso é criminoso, preconceituoso e ele precisa responder por isso", declarou.

O governo catarinense também argumenta que Santa Catarina foi o estado que mais recebeu migrantes de outras regiões do Brasil na última década, com mais de 500 mil novos moradores, e sustenta que esse dado demonstra o acolhimento da população local.

A representação à PGR deve alegar que a declaração de Lula reforça estigmas e promove discriminação contra o estado e seus moradores.

[VÍDEO] Paolla Oliveira prova comidas exóticas na China e reação viraliza: “Superando o paladar infantil”

 

                                                                 Créditos: Reprodução

Paolla Oliveira compartilhou neste sábado (27) um vídeo mostrando sua experiência gastronômica durante viagem à China. Logo no início, a atriz brincou que o passeio seria uma oportunidade para “superar o paladar infantil”.

Nas imagens, Paolla experimenta pratos típicos sem saber exatamente o que está provando. Ela degustou sorvete, lámen, bebidas, chocolate e até um pirulito que parecia ser de peixe.

“Enfim minha experiência gastronômica na China”, escreveu na legenda da publicação.

As reações da atriz divertiram os seguidores. “A cara que ela faz é sensacional”, comentou um internauta. “Representando todos que cheiram tudo antes de comer”, escreveu outro. Já um terceiro elogiou: “Você foi bem! Achei que fosse ser pior… Deu tudo de si!”.

 

 

Deu ruim: Conar manda suspender anúncios de bets na CazéTV durante a Copa

 

                                                               Créditos: Reprodução

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) deferiu uma medida liminar recomendando a suspensão da divulgação de três sites de apostas na CazéTV, responsável pela transmissão de todos os jogos da Copa do Mundo de 2026.

Segundo comunicado divulgado neste sábado (27/6), a entidade vai analisar se as publicidades estimulam o uso abusivo de casas de apostas ao induzir consumidores à ideia de "ganhos fáceis" durante as partidas.

“As representações questionam principalmente se o teor dos anúncios levaria a erro sobre a informação essencial da oferta, da possibilidade e probabilidade de ganho, podendo infringir o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CBAP) e a legislação em vigor”, informou o Conar.

A decisão tem caráter cautelar. Após a manifestação da CazéTV, o caso poderá ser encaminhado ao Conselho de Ética da entidade para julgamento.

[VÍDEO] Jacaré aparece morto na Avenida João Medeiros Filho durante temporal em Natal

 

                                                                       Créditos: Repro

Um jacaré foi encontrado morto na noite deste sábado (27) na Avenida João Medeiros Filho, na Zona Norte de Natal, durante as fortes chuvas que atingiram a capital e a Grande Natal.

Segundo informações repassadas no local, o animal teria sido atropelado por um veículo. Até o momento, porém, não há confirmação oficial sobre a causa da morte.

Imagens registradas por populares mostram o jacaré caído na pista durante o temporal, chamando a atenção de motoristas e moradores que passavam pela avenida.

Notícias relacionadas

Irmão de Eloá Pimentel, tenente da Rota é baleado na cabeça em São Paulo

 

                                               Créditos: Reprodução Redes sociais

O irmão mais velho de Eloá Cristina Pimentel, tenente da Rota Ronickson Pimentel dos Santos, foi baleado na cabeça neste sábado (27), após ser atacado por dois homens em uma motocicleta na Avenida Goiás, em São Caetano do Sul, no ABC Paulista. A Polícia ainda não divulgou informações sobre o estado de saúde do policial.

Eloá Cristina Pimentel, de 15 anos, ficou conhecida após o caso ocorrido em 2008, quando foi mantida em cárcere privado pelo ex-namorado Lindemberg Alves dentro do apartamento onde morava, em um conjunto habitacional de Santo André. A adolescente acabou morta após o episódio, que teve ampla repercussão no Brasil.

O momento em que Ronickson foi atingido foi registrado por uma câmera de segurança. Nas imagens, o policial aparece à paisana, em uma motocicleta, parado em um semáforo, quando dois homens se aproximam e realizam os disparos. Logo depois, os suspeitos deixam o local.

Após ser ferido, o tenente recebeu atendimento do helicóptero Águia, da Polícia Militar, e foi encaminhado inconsciente ao Hospital Mário Covas, em Santo André. No hospital, ele passou por um procedimento cirúrgico.

Ronickson entrou para a Polícia Militar de São Paulo em 2009, quando iniciou a carreira como soldado. Antes disso, atuou como fuzileiro naval da Marinha do Brasil entre 2006 e 2009.

Em 2015, ele passou a integrar o quadro de oficiais da corporação após concluir a formação na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Durante a carreira, acumulou experiência em patrulhamento de Força Tática e, desde 2019, atua no 1º Batalhão de Polícia de Choque “Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar” (Rota).

Com informações do G1

VÍDEO: Rompimento de barragem inunda e interdita trecho da BR-101 na divisa entre a Paraíba e Pernambuco

 

                                               Créditos: Reprodução Redes sociais

As fortes chuvas que atingem a Paraíba provocaram o rompimento de uma barragem na região de Mata Redonda, no município de Caaporã, neste sábado (27). A enxurrada invadiu um trecho da BR-101, interditou a rodovia e causou congestionamentos nos dois sentidos próximo à divisa entre a Paraíba e Pernambuco.

O trecho mais prejudicado fica no sentido João Pessoa. Com as pistas bloqueadas, motoristas passaram a trafegar na contramão para escapar da enxurrada e do congestionamento.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) tem orientado que os condutores evitem o trecho interditado e utilizem rotas alternativas. Equipes seguem monitorando a área e avaliando as condições da pista para liberação, que até o momento segue sem previsão. Não há registro de vítimas.

Veja imagens:

Blog do BG

sábado, 27 de junho de 2026

Polícia Civil prende condenado pela “Tragédia do Baldo” após mais de 40 anos foragido

 

                                                 Créditos: Divulgação Polícia Civil

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, em ação conjunta com a Polícia Civil do Estado de Mato Grosso, cumpriu, nesta sexta-feira (26), um mandado de prisão definitiva contra Aluísio Farias Batista, de 69 anos, condenado a 21 anos de reclusão pelos crimes relacionados ao caso conhecido como “Tragédia do Baldo”, um dos episódios mais marcantes da história do Rio Grande do Norte.

Aluízio Batista, o motorista

Aluísio Farias Batista

A captura foi realizada no âmbito da “Operação Resgate”, após um trabalho investigativo que possibilitou a localização do foragido no estado de Mato Grosso, onde ele vivia há décadas.

O fato ocorreu na madrugada de 25 de fevereiro de 1984, durante o período carnavalesco em Natal. Conforme apurado à época, o condenado conduzia um ônibus quando perdeu o controle do veículo na região do Baldo e atingiu integrantes de uma banda de música e participantes de um tradicional bloco carnavalesco que desfilava pelas ruas da capital.

A ocorrência resultou na morte de 19 pessoas e deixou outras 12 gravemente feridas, sendo considerada uma das maiores tragédias já registradas no estado. Após o ocorrido, o motorista fugiu e permaneceu foragido por mais de quatro décadas.

As diligências para localização do condenado tiveram início a partir da única fotografia disponível dele, registrada no ano do crime. Durante as investigações, os policiais identificaram que o pai do foragido havia falecido em Tangará da Serra (MT), em 2021, informação que contribuiu para o intercâmbio de dados entre as forças policiais dos dois estados. Durante Investigação Documental, foi constatado que, no ano de 1995, o investigado chegou a emitir um documento de identidade utilizando seus dados verdadeiros e originais no estado de Mato Grosso. Posteriormente, no ano de 1996, um indivíduo faleceu em Natal (RN), e o condenado passou a utilizar os dados dessa pessoa falecida.

O momento exato em que ele começou a fazer uso dessa identidade falsa ainda não foi precisado, e o fato ainda será investigado pela Polícia Civil. No entanto, as investigações afirmam com segurança que, no ano de 2021, ele utilizou o RG vinculado à pessoa falecida em 1996 para renovar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e continuar exercendo atividades profissionais como motorista.

A verdadeira identidade foi confirmada por meio do cruzamento de informações cadastrais, análises documentais e procedimentos de comparação facial realizados pelas equipes de investigação.

Após a confirmação da identificação, a equipe de policiais foi inicialmente ao local de trabalho do condenado, mas ele não estava presente. Posteriormente, em ato contínuo, os policiais se dirigiram à residência dele. No local, ele apresentou inicialmente o seu nome falso, mas, depois que a equipe demonstrou que já sabia a sua real identidade, ele acabou confessando e dizendo seu nome verdadeiro.

O homem foi conduzido à unidade policial para os procedimentos cabíveis e, posteriormente, encaminhado ao sistema prisional para o cumprimento da pena definitiva de 21 anos de reclusão, em regime fechado.

A Polícia Civil do RN informou que a operação reforça o compromisso com a responsabilização criminal, a preservação da memória das vítimas e a busca permanente pela Justiça, independentemente do tempo decorrido desde a prática do crime

portal grande ponto.


SUSTO GRANDE: prefeita de Pau dos Ferros sofre acidente na BR-101 ao voltar de evento do PSD Mulher


Foto: Cedida

A prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida, sofreu um acidente de trânsito na noite deste sábado, na BR-101, na altura do município de Rio do Fogo, quando retornava de um evento promovido pelo PSD Mulher, em Touros.

De acordo com as informações repassadas pela equipe da prefeita, o veículo em que ela estava colidiu com uma vaca que estava na rodovia. O acidente provocou danos materiais no carro, mas todos os ocupantes passam bem.

Além de Marianna Almeida, estavam no veículo o motorista Victor, que também é advogado e amigo da prefeita, a secretária municipal da Mulher, Lunária, e a assessora de comunicação Nadja.

Após o acidente, os ocupantes seguiram para avaliação médica por precaução. Segundo a equipe da prefeita, ninguém sofreu ferimentos graves e todos já estão no hotel.

 

Comando Vermelho avança no RN e pode fazer Sindicato do Crime desaparecer, diz promotor


Foto: Reprodução

O avanço do Comando Vermelho no RN pode levar ao desaparecimento do Sindicato do Crime (SDC) nos próximos anos. A avaliação é do promotor de Justiça Sílvio Brito, da Promotoria de Justiça de Delitos de Organizações Criminosas, com base em relatórios e levantamentos do Ministério Público do RN (MPRN).

Segundo o promotor, a facção criminosa de origem fluminense vem ampliando sua presença no Estado e atraindo integrantes que antes integravam o Sindicato do Crime. “Cada vez tem mais elementos passando para o Comando Vermelho.

Há uma tendência de que essa facção domine o RN e, ao mesmo tempo, leve ao desaparecimento do Sindicato do Crime”, afirmou, em entrevista à TV Tropical.

De acordo com Sílvio Brito, o Comando Vermelho deixou de atuar apenas como aliado de facções regionais e passou a buscar o controle direto dos territórios onde exerce influência.

O promotor acrescentou que a organização atua em rotas internacionais do tráfico de drogas, fator que amplia sua capacidade financeira e operacional.

Apesar do possível enfraquecimento do Sindicato do Crime, Sílvio Brito alertou que esse cenário não representa, necessariamente, uma melhora na segurança pública.

Segundo ele, o predomínio de uma facção de atuação nacional tende a dificultar o enfrentamento ao crime organizado, uma vez que lideranças, fontes de financiamento e arsenais estariam fora do alcance das autoridades estaduais.

O Ministério Público também avalia que a disputa entre as organizações criminosas pode intensificar os confrontos entre integrantes das facções e ampliar os reflexos da violência em diferentes regiões do Estado.

Para o promotor, enfraquecer financeiramente essas organizações, por meio da apreensão de recursos e do bloqueio de bens, é uma das principais estratégias para reduzir sua capacidade de atuação.

ANÁLISE: PT protela expulsão de vereador ligado ao PCC, diz Cláudio Humberto

Foto: Reprodução

O vereador Senival Moura (PT) segue sem definição sobre possível expulsão do partido três dias após ser preso, segundo informações citadas pelo colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder. Até o momento, a sigla não abriu formalmente processo de desligamento.

De acordo com a coluna, o PT teria apenas encaminhado o caso à comissão de ética, sem anunciar medidas mais conclusivas ou prazo para decisão.

O caso ganhou repercussão após a prisão do parlamentar, que é citado em investigação envolvendo um suposto esquema de lavagem de dinheiro ligado à empresa de transporte Transunião. As informações são atribuídas a apurações em curso.

Ainda segundo a mesma coluna, há menções de que o esquema investigado teria relação com integrantes associados ao PCC e movimentações financeiras na ordem de R$ 15 milhões. Esses pontos fazem parte do conteúdo investigativo citado.

A situação também reacende debates políticos sobre a postura do partido em casos envolvendo parlamentares sob investigação judicial. Até o momento, não há posicionamento final sobre expulsão.

Em 2014, segundo registros citados na coluna, o parlamentar já teria sido mencionado em outro episódio semelhante, enquanto um familiar chegou a ser expulso do partido à época.

[VÍDEO] Taróloga prevê Bolsonaro ‘inocentado em 33 dias’ e aponta ‘grande virada política e espiritual’


Imagens: Reprodução/Luiz Bacci

Uma taróloga publicou um vídeo nas redes sociais em que faz uma previsão envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na gravação, ela afirma que ele pode ser “inocentado em cerca de 33 dias”.

Segundo a mulher, o período marcaria uma espécie de “virada” no cenário político e também espiritual. Ela associa o desfecho a forças espirituais e cita que haveria uma mudança significativa no andamento dos acontecimentos, conforme o perfil Luiz Bacci.

No vídeo, a taróloga reforça que a suposta reviravolta estaria próxima e que o tema teria impacto direto na repercussão política nacional. A fala, no entanto, não apresenta qualquer base institucional ou confirmação oficial.

Ela também comenta a possibilidade de retorno de Bolsonaro ao cenário político em posição de protagonismo, embora sem detalhar caminhos ou fatos concretos que sustentem a afirmação.