sábado, 27 de junho de 2026

Polícia Civil prende condenado pela “Tragédia do Baldo” após mais de 40 anos foragido

 

                                                 Créditos: Divulgação Polícia Civil

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, em ação conjunta com a Polícia Civil do Estado de Mato Grosso, cumpriu, nesta sexta-feira (26), um mandado de prisão definitiva contra Aluísio Farias Batista, de 69 anos, condenado a 21 anos de reclusão pelos crimes relacionados ao caso conhecido como “Tragédia do Baldo”, um dos episódios mais marcantes da história do Rio Grande do Norte.

Aluízio Batista, o motorista

Aluísio Farias Batista

A captura foi realizada no âmbito da “Operação Resgate”, após um trabalho investigativo que possibilitou a localização do foragido no estado de Mato Grosso, onde ele vivia há décadas.

O fato ocorreu na madrugada de 25 de fevereiro de 1984, durante o período carnavalesco em Natal. Conforme apurado à época, o condenado conduzia um ônibus quando perdeu o controle do veículo na região do Baldo e atingiu integrantes de uma banda de música e participantes de um tradicional bloco carnavalesco que desfilava pelas ruas da capital.

A ocorrência resultou na morte de 19 pessoas e deixou outras 12 gravemente feridas, sendo considerada uma das maiores tragédias já registradas no estado. Após o ocorrido, o motorista fugiu e permaneceu foragido por mais de quatro décadas.

As diligências para localização do condenado tiveram início a partir da única fotografia disponível dele, registrada no ano do crime. Durante as investigações, os policiais identificaram que o pai do foragido havia falecido em Tangará da Serra (MT), em 2021, informação que contribuiu para o intercâmbio de dados entre as forças policiais dos dois estados. Durante Investigação Documental, foi constatado que, no ano de 1995, o investigado chegou a emitir um documento de identidade utilizando seus dados verdadeiros e originais no estado de Mato Grosso. Posteriormente, no ano de 1996, um indivíduo faleceu em Natal (RN), e o condenado passou a utilizar os dados dessa pessoa falecida.

O momento exato em que ele começou a fazer uso dessa identidade falsa ainda não foi precisado, e o fato ainda será investigado pela Polícia Civil. No entanto, as investigações afirmam com segurança que, no ano de 2021, ele utilizou o RG vinculado à pessoa falecida em 1996 para renovar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e continuar exercendo atividades profissionais como motorista.

A verdadeira identidade foi confirmada por meio do cruzamento de informações cadastrais, análises documentais e procedimentos de comparação facial realizados pelas equipes de investigação.

Após a confirmação da identificação, a equipe de policiais foi inicialmente ao local de trabalho do condenado, mas ele não estava presente. Posteriormente, em ato contínuo, os policiais se dirigiram à residência dele. No local, ele apresentou inicialmente o seu nome falso, mas, depois que a equipe demonstrou que já sabia a sua real identidade, ele acabou confessando e dizendo seu nome verdadeiro.

O homem foi conduzido à unidade policial para os procedimentos cabíveis e, posteriormente, encaminhado ao sistema prisional para o cumprimento da pena definitiva de 21 anos de reclusão, em regime fechado.

A Polícia Civil do RN informou que a operação reforça o compromisso com a responsabilização criminal, a preservação da memória das vítimas e a busca permanente pela Justiça, independentemente do tempo decorrido desde a prática do crime

portal grande ponto.


SUSTO GRANDE: prefeita de Pau dos Ferros sofre acidente na BR-101 ao voltar de evento do PSD Mulher


Foto: Cedida

A prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida, sofreu um acidente de trânsito na noite deste sábado, na BR-101, na altura do município de Rio do Fogo, quando retornava de um evento promovido pelo PSD Mulher, em Touros.

De acordo com as informações repassadas pela equipe da prefeita, o veículo em que ela estava colidiu com uma vaca que estava na rodovia. O acidente provocou danos materiais no carro, mas todos os ocupantes passam bem.

Além de Marianna Almeida, estavam no veículo o motorista Victor, que também é advogado e amigo da prefeita, a secretária municipal da Mulher, Lunária, e a assessora de comunicação Nadja.

Após o acidente, os ocupantes seguiram para avaliação médica por precaução. Segundo a equipe da prefeita, ninguém sofreu ferimentos graves e todos já estão no hotel.

 

Comando Vermelho avança no RN e pode fazer Sindicato do Crime desaparecer, diz promotor


Foto: Reprodução

O avanço do Comando Vermelho no RN pode levar ao desaparecimento do Sindicato do Crime (SDC) nos próximos anos. A avaliação é do promotor de Justiça Sílvio Brito, da Promotoria de Justiça de Delitos de Organizações Criminosas, com base em relatórios e levantamentos do Ministério Público do RN (MPRN).

Segundo o promotor, a facção criminosa de origem fluminense vem ampliando sua presença no Estado e atraindo integrantes que antes integravam o Sindicato do Crime. “Cada vez tem mais elementos passando para o Comando Vermelho.

Há uma tendência de que essa facção domine o RN e, ao mesmo tempo, leve ao desaparecimento do Sindicato do Crime”, afirmou, em entrevista à TV Tropical.

De acordo com Sílvio Brito, o Comando Vermelho deixou de atuar apenas como aliado de facções regionais e passou a buscar o controle direto dos territórios onde exerce influência.

O promotor acrescentou que a organização atua em rotas internacionais do tráfico de drogas, fator que amplia sua capacidade financeira e operacional.

Apesar do possível enfraquecimento do Sindicato do Crime, Sílvio Brito alertou que esse cenário não representa, necessariamente, uma melhora na segurança pública.

Segundo ele, o predomínio de uma facção de atuação nacional tende a dificultar o enfrentamento ao crime organizado, uma vez que lideranças, fontes de financiamento e arsenais estariam fora do alcance das autoridades estaduais.

O Ministério Público também avalia que a disputa entre as organizações criminosas pode intensificar os confrontos entre integrantes das facções e ampliar os reflexos da violência em diferentes regiões do Estado.

Para o promotor, enfraquecer financeiramente essas organizações, por meio da apreensão de recursos e do bloqueio de bens, é uma das principais estratégias para reduzir sua capacidade de atuação.

ANÁLISE: PT protela expulsão de vereador ligado ao PCC, diz Cláudio Humberto

Foto: Reprodução

O vereador Senival Moura (PT) segue sem definição sobre possível expulsão do partido três dias após ser preso, segundo informações citadas pelo colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder. Até o momento, a sigla não abriu formalmente processo de desligamento.

De acordo com a coluna, o PT teria apenas encaminhado o caso à comissão de ética, sem anunciar medidas mais conclusivas ou prazo para decisão.

O caso ganhou repercussão após a prisão do parlamentar, que é citado em investigação envolvendo um suposto esquema de lavagem de dinheiro ligado à empresa de transporte Transunião. As informações são atribuídas a apurações em curso.

Ainda segundo a mesma coluna, há menções de que o esquema investigado teria relação com integrantes associados ao PCC e movimentações financeiras na ordem de R$ 15 milhões. Esses pontos fazem parte do conteúdo investigativo citado.

A situação também reacende debates políticos sobre a postura do partido em casos envolvendo parlamentares sob investigação judicial. Até o momento, não há posicionamento final sobre expulsão.

Em 2014, segundo registros citados na coluna, o parlamentar já teria sido mencionado em outro episódio semelhante, enquanto um familiar chegou a ser expulso do partido à época.

[VÍDEO] Taróloga prevê Bolsonaro ‘inocentado em 33 dias’ e aponta ‘grande virada política e espiritual’


Imagens: Reprodução/Luiz Bacci

Uma taróloga publicou um vídeo nas redes sociais em que faz uma previsão envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na gravação, ela afirma que ele pode ser “inocentado em cerca de 33 dias”.

Segundo a mulher, o período marcaria uma espécie de “virada” no cenário político e também espiritual. Ela associa o desfecho a forças espirituais e cita que haveria uma mudança significativa no andamento dos acontecimentos, conforme o perfil Luiz Bacci.

No vídeo, a taróloga reforça que a suposta reviravolta estaria próxima e que o tema teria impacto direto na repercussão política nacional. A fala, no entanto, não apresenta qualquer base institucional ou confirmação oficial.

Ela também comenta a possibilidade de retorno de Bolsonaro ao cenário político em posição de protagonismo, embora sem detalhar caminhos ou fatos concretos que sustentem a afirmação.

93% dos brasileiros aprovam Pix, diz pesquisa Ipsos-Ipec

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Cerca de 93% da população brasileira aprova a ferramenta de pagamentos instantâneos do Banco Central, o Pix, segundo dados da pesquisa Ipsos-Ipec.

Das pessoas que aprovaram, os homens possuem maior confiança, com 92%, contra 93% das mulheres. A aceitação também é maior entre jovens de 16 a 34 anos, entre os quais 97% aprovam.

A desaprovação também é maior entre as pessoas com o Ensino Fundamental completo. Cerca de 80% desse público aprova a ferramenta, contra 12% que a reprovam.

Já as pessoas com o Ensino Médio completo, 95% aprovam. Os entrevistados com Ensino Superior, por sua vez, são os que mais aceitam o uso do Pix, com 98% de aprovação e apenas 1% de desconfiança.

A renda familiar também mudou a resposta de cada entrevistado. Pessoas que ganham até um salário mínimo aprovam o Pix em 88%, o menor nível da pesquisa.

Os que mais aprovam a ferramenta são, também, aqueles com maior renda familiar, maior que cinco salários mínimos. Cerca de 97% deste público aprova o Pix.

A pesquisa foi realizada entre 13 e 17 de junho de 2026, com a população de 16 anos ou mais da área em estudo. Foram feitas 2 mil entrevistas, em 130 municípios.

O nível de confiança utilizado é de 95%, com margem de erro de 2% para mais ou para menos.

CNN Brasil

TAXA EXTRA: Aneel mantém bandeira amarela para contas de luz no mês de julho


Foto:  Aline Massuca/ Metrópoles

A Aneel manteve a bandeira tarifária amarela para as contas de luz no mês de julho. Com isso, os consumidores continuarão pagando um acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.

Segundo a agência, a medida ocorre devido ao período de seca, que reduz a geração de energia pelas hidrelétricas e exige maior uso de usinas termelétricas, que têm custo mais elevado.

O sistema de bandeiras tarifárias indica, mês a mês, o custo da geração de energia no país. Na bandeira verde, não há cobrança extra; na amarela, há um acréscimo moderado; e nas bandeiras vermelhas (patamares 1 e 2), a cobrança adicional é maior, conforme aumenta o custo de geração.

A Aneel também orienta os consumidores a adotarem hábitos de consumo consciente para evitar desperdícios e reduzir o valor da conta de luz.

Guarda Municipal evita homicídio em Cidade Alta e suspeito acaba baleado

 

                                                   Créditos: Reprodução TV Tropical

A Guarda Municipal de Natal evitou um homicídio na rua Princesa Isabel, no bairro Cidade Alta, zona Leste de Natal, nesta sexta-feira (26). Três suspeitos armados com facas perseguiram um homem em situação de rua e tentaram cometer o crime. No entanto, a ação dos agentes evitou a morte.

De acordo com a Guarda, a vítima correu para pedir ajuda. Os agentes prestaram o socorro e dois suspeitos conseguiram fugir. O terceiro suspeito reagiu à ação dos agentes, chegou a partir para cima da equipe e acabou sendo atingido por um disparo de advertência.

O suspeito foi encaminhado para o Hospital Walfredo Gurgel. Já a vítima foi à delegacia para prestar depoimento. As facas que seriam utilizadas no crime foram apreendidas. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Fonte: Portal da Tropical

Segurança de Janja agride deputada do PT durante evento em Natal

 

                                                              Créditos: Reprodução

A visita da primeira-dama Janja da Silva a Natal, nesta sexta-feira (26), terminou com um episódio de tensão. Segundo informação divulgada pelo jornalista Dinarte Assunção, no Jornal das 6, a deputada estadual Divaneide Basílio (PT) teria sido agredida por um segurança da primeira-dama durante o evento "Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência", realizado na Arena das Dunas. 

De acordo com o relato, a parlamentar precisou receber atendimento da equipe médica da Arena das Dunas e, posteriormente, foi encaminhada ao Hospital do Coração. Até o momento, Divaneide não se pronunciou sobre o caso e não há informação sobre registro de boletim de ocorrência.

Após o episódio, o Setorial de Direitos Humanos do PT divulgou em grupos de WhatsApp do PT uma nota de solidariedade à deputada. "É inadmissível que, em um espaço construído para fortalecer a participação política das mulheres, a democracia e a organização popular, uma parlamentar seja tratada com truculência pela segurança", diz trecho da nota.

A deputada Divaneide Basílio se pronunciou e afirmou que a agressão aconteceu durante um momento de aglomeração em que houve "empurra-empurra" e que não ocorreram ferimentos graves.

Veja a nota da deputada:

A deputada estadual Divaneide Basílio esclarece que o episódio ocorrido ao final do Ato das Mulheres, nesta quinta-feira (25), aconteceu durante a intensa movimentação de saída do evento, quando houve grande aglomeração de pessoas.

Nesse contexto, a deputada Divaneide, que estava identificada e acompanhada de uma criança, foi atingida quando uma porta foi fechada de forma brusca em meio ao empurra-empurra. Felizmente, não houve ferimentos graves.

A primeira-dama Janja da Silva manifestou solidariedade à deputada, e a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, prestou apoio e acompanhou pessoalmente a situação. A deputada agradece a atenção e a solidariedade da ministra, bem como as inúmeras manifestações de apoio, carinho e acolhimento recebidas de mulheres de todas as regiões do Rio Grande do Norte.

O episódio foi esclarecido entre os envolvidos e está superado. Também foi reafirmado o compromisso com o fortalecimento dos protocolos de cuidado e organização em atividades institucionais e atos públicos, para que situações como essa não voltem a ocorrer.

A deputada Divaneide, integrante da Secretaria Nacional de Mulheres do PT, reafirma seu compromisso com o enfrentamento à violência contra as mulheres, uma das principais bandeiras de seu mandato. Episódios como este demonstram que o machismo ainda se manifesta nos mais diversos espaços da sociedade, reforçando a necessidade de fortalecer políticas públicas, instituições e mandatos comprometidos com a promoção da igualdade, do respeito e da garantia dos direitos das mulheres.

Com informações de Portal da 96

Avião da FAB chega à Venezuela com missão humanitária

 


Créditos: Divulgação FAB

O primeiro avião da FAB com ajuda para as vitimas do terremoto na Venezuela pousou as 23h40 dessa sexta feira na Base Militar da Força Aerea Venezuelana El Libertador, em Maracay.

A Aeronave é um KC-390 , um avião cargueiro de grande porte que embarcou transportando médicos, cães farejadores e equipamentos.

A mobilização brasileira, coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores, integra o esforço internacional de resposta à emergência humanitária na Venezuela. A missão conta com uma equipe de Busca e Resgate Urbano, reunindo profissionais da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC/MIDR), militares dos Corpos de Bombeiros de Minas Gerais, São Paulo e Paraná, além de especialistas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Um segundo avião da FAB deve decolar neste sábado (27) às 11h da manhã a partir da Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ). O Hospital de Campanha da Marinha do Brasil será transportado com a correspondente equipe médica, que prestará apoio aos venezuelanos.

Com informações de CBN

Iluminação da estátua de Iemanjá em Natal é furtada pela terceira vez; prejuízo passa de R$ 45 mil

 

                                                                Créditos: Divulgação

Durante a madrugada desta sexta-feira (26), a iluminação cênica da estátua de Iemanjá, na Praia do Meio, em Natal, voltou a ser alvo de criminosos, foram furtados refletores, cabos elétricos, conectores, chaves magnéticas e o medidor de energia responsável pelo funcionamento do sistema.

Esta é a terceira ocorrência registrada no local, e o prejuízo já ultrapassa R$ 45 mil. Além do dano financeiro, o furto volta a comprometer a iluminação de um dos principais cartões-postais da orla da cidade.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) informou que vai registrar boletim de ocorrência e pedir reforço no patrulhamento da área, com o objetivo de evitar novos crimes e ajudar na identificação dos responsáveis.

O secretário de Serviços Urbanos, Felipe Alves, lamentou a repetição dos furtos e afirmou que a Prefeitura vai avaliar a reposição dos equipamentos. Segundo ele, a decisão levará em conta também a necessidade de adotar medidas de proteção mais eficazes no local.

Com informações de Portal da 98 FM

RN lidera gasto com pessoal no Brasil e ultrapassa limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, aponta Tesouro

 

                                                 Créditos: Assecom Governo do RN

O Rio Grande do Norte aparece como o estado com o maior comprometimento da receita com despesas de pessoal do Poder Executivo e também lidera o ranking nacional do peso dos precatórios, segundo o relatório RGF em Foco, divulgado nesta sexta-feira (26) pela Secretaria do Tesouro Nacional.

De acordo com o levantamento, o Estado destinou 56,12% da Receita Corrente Líquida Ajustada ao pagamento de pessoal no primeiro quadrimestre de 2026, conforme informações publicadas pelo Agora RN.

O percentual é o maior do país e supera o limite máximo de 49% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para os governos estaduais. Além do Rio Grande do Norte, apenas a Paraíba ultrapassou esse teto, ao registrar 49,75%.

O relatório também aponta que o RN possui o maior peso de precatórios do Brasil. As dívidas judiciais equivalem a 36,1% da Receita Corrente Líquida estadual, índice superior ao registrado no Rio Grande do Sul (25%) e na Paraíba (22%), o que amplia a pressão sobre as contas públicas.

Apesar do crescimento nominal de 21,11% na arrecadação entre janeiro e abril de 2026, o Governo do Estado contingenciou R$ 497,4 milhões em despesas após arrecadar menos do que o previsto em importantes fontes de receita, entre elas os repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Em nota citada pelo relatório, o próprio Governo do RN reconhece desafios relacionados à baixa liquidez e ao elevado comprometimento das receitas correntes com despesas correntes.

A Secretaria Estadual da Fazenda afirma, por outro lado, que o Estado registrou resultado orçamentário positivo no primeiro quadrimestre e ressalta que esse indicador é diferente do conceito de equilíbrio fiscal previsto na legislação

Blog do BG

Após atrito com Michelle, Flávio Bolsonaro exalta papel das mulheres

 

                                  Créditos: Luis Nova/Metrópoles @LuisGustavoNova

O senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) afirmou, nesta sexta-feira (26/6) que mulheres “terão um papel fundamental na reconstrução do Brasil”. A declaração ocorre após a crise aberta pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro ao tornar público o desentendimento com ele.

O atrito com Michelle, segundo aliados ouvidos pelo Metrópoles, pode trazer efeitos negativos junto ao eleitorado feminino e deve acelerar definição de uma mulher como candidata a vice-presidência nas próximas semanas. 

Em seu perfil no no X, compartilhou um trecho de um vídeo em que a ex-presidente da Caixa, Daniella Marques, afirma que as mulheres não são vítimas da sociedade e que são “fortes”. “Eu brinco que quem tem força pra parir um filho tem força pra qualquer coisa”.

Metrópoles

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Estoque crítico: Casa Durval Paiva está precisando de itens de higiene, limpeza e alimentos

A Casa Durval Paiva segue mobilizando a sociedade para contribuir com a manutenção dos atendimentos prestados a crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer e doenças hematológicas, além de suas famílias. A instituição reforça a necessidade de doações de itens de higiene, limpeza e alimentos, fundamentais para o funcionamento diário da Casa, que estão com estoque crítico.

Entre os itens prioritários estão: hidratante; sabonete líquido; shampoo; colônia; fraldas infantis nos tamanhos G, XG e XXG; lenço umedecido, álcool 70%; amaciante; água sanitária; desinfetante; detergente; sabão em pó; sabão em barra; além de óleo; queijo muçarela e ovos.

As doações contribuem diretamente para garantir acolhimento, cuidado, bem-estar e dignidade aos pacientes e acompanhantes assistidos pela instituição. A Casa Durval Paiva conta com o apoio solidário da população para continuar transformando vidas e fortalecendo a esperança de muitas famílias.

Quem quiser contribuir, as doações podem ser entregues na sede da Casa Durval Paiva, na rua Professor Clementino Câmara - 234, Barro Vermelho ou agendar a retirada. Conheça outras ações e projetos desenvolvidos pela Casa em www.casadurvalpaiva.org.br ou nas redes sociais da instituição (@casadurvalpaiva).

At.te

Michelle Phiffer

Assessora de Imprensa

Entidades médicas do RN promovem debate sobre irregularidades nos pagamentos da categoria no Estado

 

Evento conjunto entre CREMERN, Sinmed/RN, AMRN e a ACADMRN acontece no dia 02 de julho, impulsionado por nova resolução do CFM contra atrasos de pagamentos

Na próxima quinta-feira (02), às 19h30, as três principais entidades representativas da medicina no Estado promoverão um debate institucional de extrema relevância e urgência sobre situação da irregularidade da remuneração dos médicos no Rio Grande do Norte. 

O encontro unirá o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (CREMERN), o Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed/RN), a Associação Médica do Rio Grande do Norte (AMRN) e a Academia de Medicina do Rio Grande do Norte (ACADMRN). O debate será realizado de forma presencial no Auditório da AMRN, localizado no bairro do Tirol, em Natal, tendo como público-alvo os médicos potiguares, estatutários e terceirizados. 

As entidades médicas do Rio Grande do Norte, representadas por este colegiado, cumprem o dever de manifestar sua profunda preocupação com a grave e persistente situação de irregularidade na remuneração da atividade profissional dos médicos em nosso Estado. 

A discussão ganha um importante reforço com a recente criação da Resolução 11/2026 do CREMERN e a Resolução nº 2.462/2026 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Desenvolvidas justamente para combater o atraso e a falta de pagamento de honorários médicos, a nova norma estabelece um mecanismo progressivo de punições administrativas contra pessoas jurídicas, como organizações sociais, fundações e intermediadoras, que utilizam a força de trabalho médica sem a devida contraprestação financeira.

As inscrições para o público serão gratuitas e poderão ser feitas através do link https://forms.gle/C6jgYFzjZX5C2vHj7

Serviço

Evento: Debate Institucional: "Regularização da remuneração médica no RN"

Data: 02 de julho de 2026 (quinta-feira)

Horário: 19h30

Local: Auditório da Associação Médica do RN (AMRN)

Endereço: Av. Hermes da Fonseca, 1396 – Tirol, Natal - RN 

Inscrições: Gratuitas https://forms.gle/C6jgYFzjZX5C2vHj7

De Caicó para o mundo: guia publicado internacionalmente reúne mais de 230 fotos de aves do Seridó potiguar

 A biodiversidade do Seridó potiguar acaba de ganhar projeção internacional com o lançamento do guia ilustrado Aves do Município de Caicó, que reúne mais de 230 registros fotográficos de espécies encontradas na região. A publicação integra a série Field Guides do Field Museum, em Chicago, nos Estados Unidos.

O guia apresenta fotografias e informações taxonômicas das aves observadas no município, abrangendo espécies associadas a diferentes ambientes da região, como áreas de Caatinga, açudes, rios e zonas urbanas.

O trabalho foi desenvolvido em parceria entre pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern) e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).

Entre as aves catalogadas estão espécies como o periquito-da-caatinga (Eupsittula cactorum), o picapauzinho-da-caatinga (Picumnus limae), o bacurauzinho-da-caatinga (Nyctidromus hirundinaceus), o cancão (Cyanocorax cyanopogon) e o currupião (Icterus jamacaii).

O levantamento também registra diversas espécies aquáticas encontradas em reservatórios e áreas úmidas da região, como garças, jaçanãs, galinha-d’água, marrecas e maçaricos, revelando a importância desses ambientes para a conservação da biodiversidade local.

Segundo o biólogo e pesquisador-bolsista do Idema/Funcitern, Alan de Araújo Roque, a publicação busca aproximar o público da riqueza natural existente na Caatinga e estimular ações de conservação. Ele é co-autor da obra junto com a geógrafa e professora da UFRN, Sandra Kelly de Araújo; e com o biólogo e ornitólogo Pedro Henrique Pierote de Sousa.

“O guia nasce como uma ferramenta de educação ambiental para aproximar a população da avifauna regional, incentivando o olhar atento para a natureza, a pesquisa científica e a proteção da biodiversidade da região do Seridó”, diz Alan.

Autora principal do guia, Sandra Kelly explica que os registros foram construídos ao longo de vários anos de observação em campo.

“A observação exige paciência, perseverança e certa regularidade. Há aves migratórias, por exemplo, que só podem ser registradas em determinadas épocas do ano, como o bem-te-vi-rajado e o maçarico-solitário. Já existem outras espécies menos frequentes, como a biguatinga”, explica.

Sandra também ressalta o papel dos guias de campo na popularização do conhecimento científico.

“Esses guias aproximam a população da biodiversidade. As pessoas passam a ter curiosidade sobre quais espécies ocorrem na região”, afirma.

Foto: Sandra Kelly

VÍDEO: Aeronave de pequeno porte colide com prédio mais alto de Pequim, na China


Um avião de pequeno porte colidiu com o Edifício Torre Citic, o arranha-céu mais alto de Pequim, capital da China, conhecido como China Zun, nesta sexta-feira (26/6). Um vídeo mostra os destroços da aeronave caindo após a colisão com o prédio de 109 andares. Até o momento, não há informações sobre vítimas. O governo local ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.

O edifício foi evacuado, e a polícia fechou pelo menos uma das vias próximas. O impacto deixou um buraco na fachada de vidro do edifício.

A polícia chinesa impediu pessoas de tirarem fotos e pediu a quem registrou que apagasse os vídeos ou fotos, segundo a agência Reuters. Dezenas de carros de polícia e bombeiros foram ao local.

O prédio abriga o conglomerado estatal Citic Group, na rua Guanghua, importante via comercial da capital chinesa.

Metrópoles

Mendonça refuta tese de que prisão preventiva de Vorcaro seja para forçar delação

Foto: Fellipe Sampaio/STF

O ministro André Mendonça, do STF, afirmou que a prisão preventiva de Daniel Vorcaro não teve como objetivo pressionar por um acordo de delação premiada. A declaração consta na decisão que determinou a transferência do ex-banqueiro para a Papudinha.

Nos bastidores da Corte, a manifestação foi interpretada como uma resposta às críticas do ministro Gilmar Mendes, que comparou métodos da investigação sobre o Banco Master aos adotados na Operação Lava Jato, especialmente em relação ao uso de prisões preventivas.

Na decisão, Mendonça afirmou que já reiterou “à exaustão” que “a decretação ou manutenção da prisão preventiva embasa-se em fundamentação própria, a partir do exame quanto à presença dos requisitos legais especificamente exigidos”.

O ministro acrescentou que “a imposição da medida é absolutamente dissociada de qualquer conjuntura relacionada à existência, ou não, de tratativas voltadas à eventual celebração de acordo de colaboração premiada”.

Jaques Wagner admite relação com ex-sócio do Master e diz que reclamou a Lula de operação da PF


Foto: Paula Fróes/Assessoria de imprensa Jaques Wagner

Um dia após deixar a liderança do governo no Senado, o senador Jaques Wagner (PT-BA) afirmou, em entrevista à Folha de S.Paulo, que reclamou ao presidente Lula sobre a atuação da Polícia Federal na operação que teve como alvo seu apartamento em Brasília.

O parlamentar criticou a divulgação da foto com cédulas de moeda estrangeira apreendidas. “Para que aquela patacoada de dinheiro em cima da cama com o escudo da PF? Esse processo era comum na Lava Jato. Se a Polícia Federal vai continuar nesse tipo de espetacularização, acho que o chefe da Polícia Federal tem que tomar conta”, declarou. Segundo Wagner, a divulgação contrariou a determinação do ministro André Mendonça, do STF, para que a busca e apreensão ocorresse de forma discreta.

Na entrevista, Wagner também negou qualquer favorecimento a empresários. Sobre ter recebido dois ingressos para um show, afirmou: “Estão achando que ele me comprou porque arrumou dois ingressos. Eu poderia pedir coisa mais importante, né?”

O senador reconheceu que já aceitou caronas de empresários, mas rejeitou qualquer irregularidade. “Óbvio que de vez em quando eu pego carona. O que a Polícia Federal tem que comprovar, e não vai, é a relação de troca”, disse. Wagner ainda afirmou que os pagamentos do Banco Master à empresa de sua nora superam os R$ 3,5 milhões divulgados e sustentou que os recursos têm origem legal.

Lula diz que vai ampliar gastos em defesa porque ‘está cheio de maluco no mundo’: ‘Não quero guerra nem ser pego de surpresa’


Foto: Brenno Carvalho

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta sexta-feira (26) o aumento dos investimentos em Defesa e a criação de um projeto estratégico de longo prazo para as Forças Armadas. A declaração foi feita durante o lançamento da Fragata “Cunha Moreira”, em Itajaí (SC).

Lula afirmou que o Brasil precisa estar preparado diante das tensões internacionais. “Eu não quero guerra, mas eu também não quero ser pego de surpresa. Eu tenho que me cuidar”, disse. O presidente também citou declarações do presidente dos Estados Unidos sobre a Groenlândia, o Canadá e o Canal do Panamá, afirmando que há “muita gente maluca no mundo”.

Segundo Lula, o governo vai elaborar um projeto estratégico para a Defesa e garantir recursos para sua execução. “Nós precisamos construir um projeto estratégico e vamos ter que ter dinheiro para colocar esse projeto em andamento”, afirmou.

O presidente também defendeu que a Defesa seja tratada como prioridade nacional, e não apenas como reposição de equipamentos antigos.

Dino, Moraes, Zanin e Gilmar votam em conjunto para liberar ‘penduricalhos’ do Judiciário prévios a restrição determinada pela Corte


Foto: Antonio Augusto/STF

Os ministros Flávio Dino, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Gilmar Mendes, do STF, votaram nesta sexta-feira (26) para permitir o pagamento de verbas indenizatórias acumuladas antes da decisão que limitou os chamados “penduricalhos” do Judiciário.

Pelo voto conjunto, poderão ser pagos valores referentes a férias, licenças-prêmio e plantões judiciais adquiridos antes do julgamento, respeitando o limite de 35% do subsídio do magistrado ou membro do Ministério Público para o conjunto dessas verbas.

Os ministros também defenderam a implantação imediata da Parcela de Valorização por Tempo de Antiguidade (PVTAC), além de autorizar seu recebimento junto com vantagens pessoais anteriores a 2006, desde que não haja contagem dupla do tempo de serviço.

O placar do julgamento começou em 4 a 0 e a análise dos recursos segue até terça-feira (30). São necessários seis votos para formar maioria.

O voto mantém a proibição do pagamento de auxílio-alimentação, auxílio-creche, assistência pré-escolar e benefícios semelhantes como verbas indenizatórias.