quarta-feira, 24 de junho de 2026

O “Anjo de Natal”

 


Padre João Medeiros Filho

Passado mais de um século, Padre João Maria Cavalcanti de Brito continua a encantar os fiéis. Seu exemplo de amor a Cristo e ao Evangelho convida-nos a uma postura despojada, voltada para os valores éticos e evangélicos, distantes de interesses mesquinhos, desprovidos de solidariedade. Sua história mantém-se viva na memória de muitos. Volto a insistir: apesar de não ter sido ainda canonizado, foi elevado pela fé e devoção popular à honra dos altares de nossos corações e do reconhecimento do povo. Suas virtudes e carismas – sinais da presença de Deus em sua vida – suplantam os meandros burocráticos. Ninguém consegue aprisionar a graça divina e a força da fé.

Padre João Maria toca cada vez mais nossos corações. Nosso Arcebispo Metropolitano Dom João Santos Cardoso, nos albores do seu episcopado em Natal, num gesto de reverência, piedade e delicadeza, depositou flores diante do busto do “Anjo de Natal” e rezou pelo seu novo rebanho. Em apenas dois anos de pastoreio entre nós, Dom João retomou o processo de beatificação do Servo de Deus, Padre João Maria. Concluiu a fase diocesana e enviando a documentação à Santa Sé.

Em 1955, ao chegar ao Seminário de Natal, o Reitor, Monsenhor Alair Vilar, reuniu os novos seminaristas (inclusive, os de outras dioceses) para dar-lhes as boas-vindas. Em sua fala cheia de ternura paterna, fez-nos duas recomendações: “Sejam santos e piedosos como este” (apontando para uma pintura de Moura Rabelo, retratando o “Apóstolo da Caridade” diante de um tugúrio, visitando os doentes). E defronte da foto de Cônego Monte, acrescentou: “Sejam estudiosos e sábios como ele.” Tornei-me admirador de ambos. Sabendo que não seria como eles, supliquei a Deus que me desse um pouco da humildade do primeiro e da erudição do segundo. Na mesa de cirurgia, ao ser submetido ao terceiro transplante de córnea, pedi a intercessão de Padre João Maria. Ao recuperar a visão, aumentou minha devoção por ele.

Em julho próximo, a Dandara Turismo, sob a supervisão da Arquidiocese, irá inaugurar o projeto de excursões peregrinantes em homenagem ao grande apóstolo natalense. Intitulam-se “Nos caminhos do Seridó, na cultura e na fé de Padre João Maria.” As romarias convidam-nos a reviver alguns passos do abnegado presbítero, visitando a região onde nasceu e exerceu os primeiros anos de sacerdócio. Na diocese de Caicó, foi capelão de sua terra natal (Jardim do Piranhas) e como tal benzeu as águas do Rio Piranhas-Açu). Segundo testemunho de pessoas mais idosas, esteve em Barra de Sant’Ana (município de Jucurutu), hoje inundada pela barragem de Oiticicas, integrante do Complexo Hidrossocial Dom José Delgado.

“O Santo de Natal” foi pároco de Nossa Senhora da Guia, que compreendia os municípios de Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Cruzeta, Currais Novos, Florânia, Lagoa Nova, São Vicente e Tenente Laurentino. Além do imenso território seridoense que compunha a sua grei, era encarregado da Paróquia de Picuí, incluindo Cuité, Cubati, Frei Martinho, Nova Palmeira, Nova Floresta e Pedra Lavrada. Em extensão, seu campo de apostolado era maior que a superfície do bispado seridoense.

Monsenhor Paulo Herôncio de Melo, outro apóstolo dos pobres, fundou em Currais Novos o Hospital Padre João Maria, a quem costumava denominar “Colo de Deus para os esquecidos e sofridos.” Que do Céu, o “Anjo de Natal” ilumine nossos pastores, especialmente Monsenhor Lucas, cujo natalício coincide com o seu, em 23 de junho. Guie, igualmente, a equipe encarregada de divulgar sua devoção. Seja sempre glorificado no templo de nossa gratidão. “Cristo virá para ser glorificado em seus santos e reconhecido Admirável” (2Ts 1, 10).

Jogo da Seleção Brasileira altera funcionamento do comércio em Natal nesta quarta-feira

Screenshot

Foto: Alex Régis

O funcionamento do comércio em Natal terá alterações nesta quarta-feira (24) em razão da partida da Seleção Brasileira conta a Escócia pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. A mudança afeta shoppings centers e supermercados, que terão horários especiais durante o período do jogo.

As alterações foram informadas pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Natal, que divulgou a programação específica para os estabelecimentos comerciais da capital potiguar. A entidade orienta os consumidores a consultarem os horários de funcionamento antes de se dirigirem aos estabelecimentos. A seguir, confira a lista completa com a programação divulgada.

Confira a programação para está quarta (24):

  • Midway Mall
    Fechamento opcional às 18h30;
    Reabertura opcional às 21h30
  • Natal Shopping
    Fechamento operacional às 18h30;
    Reabertura opcional às 21h30
  • Via Direta
    Lojas, boxes, quiosques e praça de alimentação: das 8h30 às 18h
  • Partage Norte Shopping
    Lojas e quiosques: das 10h às 18h30h;
    Praça de alimentação: das 10h às 22h;
    Supermercado: das 7h às 18h;
    Cinema: funcionamento até 18h30
  • Praia Shopping
    Lojas e quiosques: das 10h às 18h;
    Praça de alimentação: das 11h às 22h
  • Shopping Cidade Verde
    Lojas e quiosques: das 10h às 18h30;
    Praça de alimentação: das 10h às 22h
  • Shopping Cidade Jardim
    Lojas e quiosques: das 9h às 18h30;
    Praça de alimentação: das 9h às 21h (funcionamento facultativo)
  • Shopping 10
    Fechado durante os dias dos jogos.
  • Supermercados
    Os supermercados irão encerrar suas atividadesuma hora antes do início de cada partida da Seleção Brasileira.

O comerciário caicoense Wendell, que trabalha em uma loja de material de construção, publicou nesta terça-feira (23) um vídeo nas redes sociais em que faz um forte desabafo sobre o vício em jogos de azar online, especialmente o popular “Jogo do Tigrinho”.

 O comerciário caicoense Wendell, que trabalha em uma loja de material de construção, publicou nesta terça-feira (23) um vídeo nas redes sociais em que faz um forte desabafo sobre o vício em jogos de azar online, especialmente o popular “Jogo do Tigrinho”.

Em um relato emocionado, Wendell afirmou que o problema tem afetado sua vida pessoal e familiar, levando-o a decepcionar pessoas próximas, incluindo a esposa e amigos. Segundo ele, o vício foi se tornando cada vez mais presente em sua rotina, causando prejuízos não apenas financeiros, mas também emocionais.
Durante o vídeo, o comerciário destaca que decidiu tornar pública sua situação por entender que o primeiro passo para vencer um vício é reconhecer que precisa de ajuda. “O vício não rouba só seu dinheiro. Ele rouba sua dignidade, sua paz, seu sono e até seu caráter”, afirmou.
Wendell também relatou que a compulsão o levou a mentir para familiares e pessoas que confiam nele, algo que considera uma das consequências mais dolorosas da dependência. Ele ressaltou ainda que tentou enfrentar o problema sozinho, mas percebeu que precisava buscar apoio.
Ao final do desabafo, o caicoense deixou uma mensagem de alerta para outras pessoas que possam estar enfrentando a mesma situação. “Procure ajuda, porque sozinho você não vai parar. Não destrua sua família, não destrua sua vida”, declarou.
O vídeo repercutiu nas redes sociais pela sinceridade do relato e reacendeu o debate sobre os impactos dos jogos de apostas online, que têm levado milhares de brasileiros a enfrentar problemas financeiros, emocionais e familiares.
Força aí para o nosso seguidor Wendell
Ver menos

Brasileira que invadiu casa de membro do BTS é condenada à prisão e será extraditada da Coreia

 


Créditos: Reprodução/BIGHIT MUSIC

A Justiça da Coreia do Sul condenou a brasileira acusada de perseguir Jung Kook, integrante do BTS, após uma série de episódios que incluíram visitas frequentes à residência do cantor, tentativas de contato e invasão de propriedade. A sentença prevê um ano de prisão, com pena suspensa por dois anos, além da deportação da mulher após a conclusão do processo

A decisão foi proferida pelo juiz Park Ji-won, do Tribunal Distrital Ocidental de Seul. Segundo as autoridades sul-coreanas, a brasileira, de 30 anos, descumpriu advertências policiais e medidas de proteção impostas para impedir qualquer aproximação do artista.

De acordo com o jornal The Korea Times, o tribunal afirmou que a mulher visitou a residência de Jung Kook 22 vezes em aproximadamente um mês. Durante esse período, ela aguardava a chegada do cantor, deixava cartas e objetos no local e tentava estabelecer contato.

Um dos episódios que mais chamaram a atenção das autoridades ocorreu quando ela tocou a campainha da casa 133 vezes durante a noite. Em outra ocasião, aproveitou a entrada de um entregador para acessar a propriedade sem autorização.

Mesmo após ser advertida pela polícia e receber uma medida emergencial que a proibia de se aproximar a menos de 100 metros da residência, a brasileira voltou ao local e deixou fotografias e materiais impressos nas proximidades.

Tribunal destacou descumprimento de medidas

Ao justificar a condenação, a Justiça sul-coreana destacou que a acusada continuou com as perseguições mesmo após as intervenções das autoridades.

"A ré cometeu o crime mesmo depois de ter sido libertada na sequência de um aviso policial, não cumpriu as medidas de emergência e a vítima exige uma punição severa", afirmou o tribunal, segundo informações divulgadas pela imprensa local.

A corte também levou em consideração o pedido de punição mais rigorosa feito por Jung Kook. Ainda assim, os magistrados avaliaram que não havia intenção de causar danos físicos ao cantor e que a invasão não chegou às áreas internas da residência.

Família relatou preocupação

Após a prisão da brasileira, familiares demonstraram preocupação com a situação. Em entrevista ao G1 na época, parentes afirmaram que ela havia viajado para a Coreia do Sul sem avisar a família e alegaram que a mulher enfrenta problemas de saúde mental.

Uma familiar relatou que a jovem já havia sido diagnosticada com um transtorno psiquiátrico e que os parentes desejavam seu retorno ao Brasil para que ela pudesse receber acompanhamento adequado.

Com informações de Estadão

Pontos extras de vacinação terão horário reduzido para jogo do Brasil nesta quarta-feira

 


Créditos: Reprodução/SMS

Os pontos extras de vacinação funcionam em horários reduzidos nesta quarta-feira (24), em razão do jogo da seleção brasileira, que ocorre às 19h. Localizados no Midway Mall e no Partage Norte Shopping, os postos atenderão das 13h às 17h. 

Na quinta-feira (25), o funcionamento volta a ocorrer normalmente, das 13h às 20h. A população pode acessar serviços de vacinas de rotina e campanhas de vacinação, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação e a faixa etária do público-alvo.

Entre os imunizantes disponíveis, estão contra Covid-19, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, difteria, tétano, coqueluche, influenza, poliomielite, HPV, meningites, pneumonias, rotavírus e hepatites A e B, e vacina contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Com informações de Tribuna do Norte

UFRN abre seleção para preencher 80 vagas remanescentes em cursos de graduação

 


Créditos: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abriu seleção para preencher 80 vagas remanescentes em cursos de graduação nos campi de Natal, Caicó e Currais Novos. As inscrições seguem até o dia 28 de junho, exclusivamente pelo site da Comperve, responsável pelo processo seletivo. As informações são do Portal da 98 FM.

A seleção será realizada com base na média simples das notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025. A taxa de inscrição é de R$ 30, com possibilidade de isenção para candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Do total de vagas, 13 são destinadas ao campus de Caicó, sendo 10 para Engenharia de Computação e três para Sistemas de Informação. Em Currais Novos, são ofertadas 43 vagas para o curso de Turismo. Já no campus de Natal, há 14 vagas para Engenharia Biomédica, seis para Engenharia Têxtil e quatro para Engenharia Mecatrônica.

Para participar, os interessados devem preencher o formulário eletrônico e anexar a documentação exigida no edital. Os candidatos que concorrerem por ações afirmativas também precisarão apresentar documentos comprobatórios e participar das etapas de validação e heteroidentificação, conforme a modalidade de cota.

O resultado final está previsto para o dia 24 de julho. Após a divulgação, a UFRN publicará um edital específico com as orientações para cadastramento e matrícula dos candidatos aprovados.

Vagas por campus

NATALCURRAIS NOVOSCAICÓ
Engenharia Biomédica: 14 vagas
Engenharia Têxtil: 6 vagas
Engenharia Mecatrônica: 4 vagas
Turismo: 43 vagasEngenharia de Computação: 10 vagas
Sistemas de Informação: 3 vagas

 

Copa do Mundo: Brasil enfrenta Escócia para manter liderança do Grupo C; veja detalhes da partida

 

Créditos: Rafael Ribeiro/CBF

A Seleção Brasileira enfrenta a Escócia nesta quarta-feira (24), às 19h (de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami, pela última rodada do Grupo C da Copa do Mundo. Já classificado para a próxima fase, o Brasil busca garantir a liderança da chave e chegar em vantagem ao mata-mata.

A definição da primeira colocação também depende do resultado de Marrocos e Haiti, que se enfrentam no mesmo horário, em Atlanta. Caso brasileiros e marroquinos vençam seus compromissos, a liderança será decidida nos critérios de desempate.

Para a partida, o técnico Carlo Ancelotti terá mudanças na equipe. O atacante Raphinha está fora por lesão na coxa, e a disputa pela vaga na ponta direita é entre Rayan e Luiz Henrique, com o jovem revelado pelo Vasco aparecendo como favorito para iniciar entre os titulares.

A principal novidade pode ser o retorno de Neymar. Recuperado de uma lesão na panturrilha que o afastou dos dois primeiros jogos do Mundial, o camisa 10 deve começar no banco de reservas e pode atuar por alguns minutos, dependendo do andamento da partida.

O Brasil também monitora a situação de jogadores pendurados com cartão amarelo, como Douglas Santos e Casemiro. Apesar disso, Ancelotti indicou que não pretende poupar atletas para o confronto decisivo da fase de grupos.

  • Transmissão: TV Globo, sportv, getv. O SBT e a CazéTV também transmitem.

O adversário da Seleção na próxima fase sairá do Grupo F, que conta com Holanda, Japão e Suécia. Independentemente da posição final no Grupo C, a equipe brasileira deverá enfrentar um dos destaques da chave no início do mata-mata.

Portal da 98 FM

Central do Cidadão na Ribeira será inaugurada nesta segunda-feira após investimento de R$ 600 mil

 

                                             Créditos: Sandro Menezes/Governo do RN

A mais nova Central do Cidadão de Natal será inaugurada nesta segunda-feira (22). Localizada na Avenida Duque de Caxias, no bairro da Ribeira, na Zona Leste da capital, a unidade recebeu um investimento de R$ 600 mil em reforma e adaptação, e oferecerá diversos serviços públicos à população. A solenidade de inauguração está marcada para as 10h30 e terá presença da governadora Fátima Bezerra.

Inicialmente, a Central da Ribeira disponibilizará os serviços de emissão de carteira de identidade (RG), além de atendimentos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Sistema Nacional de Empregos (Sine), Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Com a inauguração, Natal passará a contar com cinco Centrais do Cidadão, garantindo cobertura de Norte a Sul da cidade. Em todo o Rio Grande do Norte, já são 29 unidades em funcionamento, distribuídas em 24 municípios, reforçando a capilaridade dos serviços estaduais.

Um casal morreu em um acidente de trânsito entre uma motocicleta e um caminhão

 Um casal morreu em um acidente de trânsito entre uma motocicleta e um caminhão nesta segunda-feira (22), na rodovia RN-316, na cidade de Monte Alegre, na Grande Natal. A moto foi atingida, arrastada por cerca de 300 metros e pegou fogo embaixo do veículo de carga.

As vítimas foram identificadas por familiares como Vicente de Paula da Silva, de 66 anos, que pilotava a moto e Maria das Dores Cruz, de 61 anos, passageira do veículo.
Segundo relatos coletados pela polícia, o caminhão seguia pela RN-316 no sentido de Monte Alegre em direção à BR-101.
A colisão ocorreu quando a motocicleta, que vinha de São José de Mipibu pela estrada transversal RN-002, entrou na via principal, sendo atingida pela frente do caminhão.
Com o impacto, a motocicleta pegou fogo. O próprio motorista do caminhão utilizou um extintor para apagar as chamas.
Ele permaneceu no local do acidente e relatou aos policiais que não conseguiu evitar a batida. O condutor passou por teste de bafômetro, que teve resultado negativo.
O caso será investigado pela Polícia Civil.
G1
Ver menos
Pode ser uma imagem de texto
32
2

segunda-feira, 22 de junho de 2026

A Justiça Eleitoral determinou a retirada de uma publicação do perfil “rncomallyson” que chamava o pré-candidato ao Governo do Estado Álvaro Dias de “caloteiro”

 . A decisão foi proferida nesta segunda-feira (22) pela juíza Sulamita Pacheco, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN).

Ao conceder a liminar, a magistrada entendeu que a postagem apresenta indícios de propaganda eleitoral antecipada negativa e possui potencial para atingir a honra e a imagem do adversário político.
Na decisão, a juíza afirma que o conteúdo tem “claro intuito de ferir a honra e a imagem de pré-candidato” e classifica a publicação como “ofensiva e ultrajante”, com potencial de causar danos à reputação de Álvaro Dias.
A magistrada também destacou que a postagem ultrapassa “os limites fixados na legislação eleitoral e na própria Constituição Federal para a livre manifestação do pensamento”.
Além de determinar a remoção do conteúdo em até 24 horas, sob pena de multa diária de R$ 10 mil, o TRE ordenou que a Meta informe os dados dos responsáveis pelo perfil “RN com Allyson” e identifique outras contas que tenham replicado a publicação.
A decisão representa uma derrota para o grupo político ligado ao prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, em meio ao início da disputa eleitoral de 2026. O processo seguirá agora para análise do mérito pela Justiça Eleitoral.
Ver menos
Pode ser uma imagem de texto que diz "2 22 DE JUNHO DE 2026 TRE derruba "ataque" contra Álvaro Dias em perfil com foto de outro candidato e determina identificação do usuário e de quem "replicou""