segunda-feira, 22 de junho de 2026

ANÁLISE: Toma lá, dá cá: Lula já pagou R$ 18,4 bilhões em emendas, diz Cláudio Humberto

 

Foto: Reprodução

O governo do presidente Lula (PT) já liberou R$ 18,4 bilhões em emendas parlamentares ao Congresso Nacional em 2026, segundo análise publicada pelo colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Segundo o levantamento, o dado que chama atenção é a concentração dos pagamentos no mês de maio. Apenas nesse período, foram liberados R$ 14,1 bilhões, o equivalente a cerca de 77% de tudo o que foi pago no ano.

Em junho, de acordo com a análise, o governo já autorizou o pagamento de mais R$ 605 milhões em emendas destinadas a deputados e senadores.

O colunista destaca ainda uma comparação com o mesmo período do ano passado. Em maio de 2025, os repasses para emendas parlamentares somaram pouco mais de R$ 188 milhões, valor muito inferior ao registrado neste ano.

A publicação também observa que, às vésperas da sabatina do advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal, o governo reservou cerca de R$ 12 bilhões para o pagamento de emendas.

Segundo os números citados por Cláudio Humberto, a maior parte dos recursos liberados em 2026 foi destinada às chamadas emendas individuais, que já consumiram mais de R$ 13 bilhões.

Outros R$ 4,5 bilhões foram destinados às emendas de bancada, apresentadas coletivamente pelos parlamentares dos estados.

Os dados citados na análise reforçam o peso das emendas parlamentares no Orçamento da União e o volume de recursos movimentado entre o governo federal e o Congresso Nacional ao longo deste ano.

“Leão e tigre rugem na América Latina”, diz Milei ao comemora vitória da direita na Colômbia


Foto: Reprodução/Diário360

O presidente da Argentina, Javier Milei, parabenizou o candidato de direita Abelardo de la Espriella pela vitória na eleição presidencial da Colômbia, realizada neste domingo (21).

Em publicação nas redes sociais, Milei afirmou: “O leão e o tigre rugem na América Latina!”, em referência aos símbolos usados nas campanhas dos dois políticos.

O argentino destacou ainda que o resultado representa a escolha por “liberdade econômica, prosperidade e segurança”, além do combate ao crime organizado e ao narcotráfico.

Segundo ele, “a liberdade avança na América Latina e já não há volta atrás”.

A manifestação reforça o alinhamento político entre os dois líderes, ambos identificados com pautas de direita na região, e foi celebrada como um gesto simbólico de aproximação entre Argentina e Colômbia no campo ideológico.

Neymar treina com o grupo e se aproxima de estreia na Copa do Mundo


Foto: Rafael Ribeiro e Nelson Terme/CBF

Neymar voltou a treinar com o elenco da seleção brasileira neste domingo, no campo do Columbia Park, em Morristown, e avançou na preparação para uma possível estreia na Copa do Mundo, conforme informações do Estadão.

O atacante participou da atividade junto com os companheiros que foram ao gramado, em mais uma etapa do processo de recuperação de uma lesão na panturrilha.

Esta foi a terceira vez que Neymar treinou no campo com o grupo desde o início da preparação para o Mundial. A tendência é que ele fique à disposição no banco de reservas na partida contra a Escócia, na próxima quarta-feira, em Miami, pela última rodada do Grupo C.

Durante parte do treino aberto à imprensa, não houve esboço de equipe. Sete jogadores considerados titulares fizeram atividades na academia, entre eles Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães, Douglas Santos, Casemiro, Bruno Guimarães e Matheus Cunha.

A comissão técnica trabalha com a possibilidade de utilização gradual do atacante, dependendo do andamento da partida.

O Brasil precisa de uma vitória com boa margem de gols para tentar a primeira colocação do grupo, já que a disputa segue equilibrada na tabela.

Outro desfalque confirmado é Raphinha, que trata uma lesão muscular na coxa direita. Ele já iniciou o processo de recuperação e pode voltar apenas nas fases finais da competição, caso a seleção avance.

Com isso, Luiz Henrique surge como principal opção para a vaga, enquanto Rayan também aparece como alternativa no setor ofensivo.

 

GASTO PÚBLICO: 94% do “pacote de bondades” de Lula fica fora do arcabouço fiscal


Foto: Reprodução

Um estudo aponta que a maior parte dos benefícios anunciados pelo governo federal não entra nas regras do arcabouço fiscal. As informações são da Revista Oeste.

Segundo levantamento do economista Marcos Mendes, pesquisador associado ao Insper, cerca de 94% das medidas do chamado “pacote de bondades” do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficam fora dos limites de controle de gastos.

O total anunciado pelo governo chega a R$ 187,2 bilhões entre janeiro e junho deste ano. Desse montante, aproximadamente R$ 176,7 bilhões não são contabilizados dentro das regras fiscais, segundo o estudo. Isso representa 94,3% das medidas analisadas.

Entre os programas citados estão iniciativas como o Move Brasil, Move Aplicativos, Desenrola Brasil, Gás do Povo, ampliação do Minha Casa Minha Vida, além de mudanças em tributos e liberação de recursos do FGTS.

O arcabouço fiscal, aprovado em 2023, estabelece limites para o crescimento das despesas públicas.

O estudo destaca que, apesar das regras, a maior parte das medidas recentes do governo acaba ficando fora desses limites formais de controle.

STF vê risco de constrangimento e ministros temem ser barrados em estádios da Copa nos EUA


Foto: Victor Piemonte/STF

Ministros do STF têm evitado planejar viagens para assistir aos jogos da Copa do Mundo nos Estados Unidos. O motivo é a incerteza sobre possíveis restrições de visto e o receio de serem barrados em aeroportos ou estádios devido a efeitos ainda não totalmente esclarecidos de sanções aplicadas no passado.

Segundo relatos internos, ainda não há confirmação oficial se os magistrados seguem, total ou parcialmente, sujeitos a eventuais restrições associadas à Lei Magnitsky, conforme a coluna Andreza Matais do Metrópoles.

Nos Estados Unidos, o governo de Donald Trump chegou a aplicar sanções ao ministro Alexandre de Moraes com base na legislação. Na ocasião, também houve restrições de visto a autoridades brasileiras, enquanto outros ministros, como Luiz Fux, André Mendonça e Nunes Marques, não teriam sido atingidos.

Embora parte das medidas tenha sido revista posteriormente após articulações diplomáticas envolvendo o presidente Lula, permanece a dúvida sobre a situação atual dos vistos de autoridades brasileiras, o que alimenta a cautela dentro do STF.

O ex-presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, chegou a comentar publicamente o tema, classificando a restrição de vistos como “desagradável” e afirmando que se trata de uma decisão soberana de cada país, ainda que considerada injusta por ele.

Zenaide participa de tradicional almoço de São João Batista e reforça parceria com Assú


Foto: Divulgação

A senadora Zenaide Maia participou neste domingo do tradicional almoço de São João Batista, em Assú, um dos momentos mais simbólicos da festa do padroeiro da cidade, que celebra 300 anos em 2026.

“É o São João mais antigo do mundo. E aqui a gente encontra cultura, a conservação das nossas tradições, lazer e esperança”, afirmou a senadora.

Zenaide foi recebida pelo prefeito Lula Soares e pelo ex-prefeito Gustavo Soares, pré-candidato a deputado estadual. Os dois apoiam a pré-candidatura da senadora ao Senado.

No município, o mandato de Zenaide já destinou mais de R$ 27 milhões em recursos para as mais diferentes áreas.

Primeiro-ministro do Reino Unido renuncia e abre crise no governo britânico

Foto: Reprodução

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou nesta segunda-feira (22) sua renúncia ao cargo após 23 meses à frente do governo britânico, conforme informações do Poder360.

Segundo a declaração feita no número 10 da Downing Street, Starmer informou que já comunicou a decisão ao rei Charles III durante conversa realizada na manhã desta segunda.

O premiê afirmou que a saída ocorre após pressões internas dentro do Partido Trabalhista e uma crise política em seu governo, com setores da legenda defendendo a mudança de liderança.

Em pronunciamento oficial, Starmer declarou que aceita a avaliação de seu partido de que não seria o nome mais indicado para liderar os trabalhistas nas próximas eleições gerais.

“A pergunta que meu partido faz agora é se sou a pessoa mais indicada para nos liderar nas próximas eleições gerais. Ouvi a resposta do meu grupo parlamentar e a aceito de bom grado”, afirmou.

Ele acrescentou que todas as decisões tomadas tiveram como objetivo “colocar o país em primeiro lugar” e confirmou que deixará a liderança do partido.

TRANSIÇÃO DE PODER

De acordo com o cronograma citado no anúncio, o novo primeiro-ministro deve assumir em meados de julho, caso haja consenso interno, ou até o fim de agosto, caso seja necessária uma disputa interna no Partido Trabalhista.

Starmer também informou que permanecerá no cargo até a conclusão do processo de sucessão, garantindo uma transição considerada “organizada e sem interrupções” no governo britânico.

Ao final do discurso, o premiê afirmou que pretende deixar a política ativa em primeiro plano para dedicar mais tempo à vida pessoal, mencionando o papel de pai e marido como prioridade após sua saída do cargo.

Com gol nos acréscimos, ABC vence o Altos-PI fora de casa e abre vantagem no mata-mata da Série D; veja o gol

 


Créditos: Guilherme Drovas/ABC

ABC e América largaram em vantagem no mata-mata da Série D do Campeonato Brasileiro e ficaram mais próximos da classificação à terceira fase da competição. Os dois clubes potiguares venceram os jogos de ida fora de casa e agora decidem a vaga diante de suas torcidas, na Arena das Dunas, em Natal.

O ABC conquistou uma vitória neste domingo (21), ao bater o Altos por 1 a 0, no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina (PI), pelo jogo de ida da segunda fase da Série D. O gol saiu apenas aos 45 minutos do segundo tempo.

Em uma partida equilibrada e com poucas chances claras, Bruno Leite recebeu na entrada da área e encontrou Brunão, que girou sobre a marcação e finalizou rasteiro no canto, sem chances para o goleiro.

Com o resultado, o time comandado por Waguinho Dias joga pelo empate no confronto de volta, marcado para o próximo domingo (28), na Arena das Dunas. Quem avançar permanece na disputa pelo acesso à Série C de 2027.

Com informações de Novo Notícias

Cocaína em madeira: operação na fronteira faz a maior apreensão do país, segundo estimativa da Receita

 

                                                             Créditos: Divulgação

Uma operação da Receita em conjunto com a Polícia Federal, com o Exército e com a colaboração de autoridades dos Estados Unidos e da Bolívia apreendeu toneladas de cocaína neste domingo (21). A droga estava líquida, misturada em cerca de 260 toneladas de madeira que eram transportadas em oito caminhões.

Quatro caminhões foram flagrados em Corumbá (MS), e outros quatro, em Cáceres (MT), na faixa de fronteira com a Bolívia. Exames iniciais confirmaram a presença de cocaína na carga.

Segundo a Receita, com base em ocorrências anteriores, calcula-se que entre 10% e 20% do peso da madeira possa corresponder a cocaína, com potencial para atingir de 20 a 50 toneladas da droga.

Ainda de acordo com a Receita, essa tende a ser a maior apreensão de cocaína da história do Brasil. E a segunda maior já registrada em todo o mundo.

No último dia 6, a Aduana do Chile apreendeu 100 toneladas de cocaína vindas da Bolívia no mesmo esquema detectado neste domingo pela aduana brasileira — com cocaína líquida misturada na madeira. Essa foi a maior apreensão já vista.

Informações compartilhadas pelos EUA apontam que as duas apreensões, no Chile e no Brasil, estão relacionadas entre si e têm origem no mesmo local de produção na Bolívia.

No X (antigo Twitter), o ministro da Fazenda, Dario Durigan, escreveu que a ação é resultado da Operação Timber Shield, em cooperação com a agência americana de combate às drogas e com a Aduana Nacional da Bolívia.

TCU aponta falhas no controle de recursos repassados pela União a estatais federais

 


Créditos: Reprodução

O Tribunal de Contas da União (TCU) identificou falhas no controle dos recursos transferidos pela União para empresas estatais federais não dependentes e alertou para o risco de uso inadequado dessas verbas em despesas correntes. O apontamento consta na análise das contas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) referentes a 2025 e motivou uma ressalva no parecer do órgão.

Segundo o TCU, embora a União possa realizar aportes financeiros nessas empresas para ampliar capital ou financiar investimentos, não existem mecanismos suficientes para rastrear a aplicação dos recursos. Com isso, os auditores afirmam não ser possível comprovar que o dinheiro está sendo utilizado exclusivamente para as finalidades previstas em lei.

O tribunal destacou que os valores transferidos acabam incorporados ao caixa das estatais junto às receitas próprias da companhia, dificultando a identificação da origem e do destino dos recursos. Em alguns casos, o dinheiro permanece aplicado no mercado financeiro antes da execução dos projetos previstos.

Apesar do alerta, o TCU ressaltou que não há evidências de uso irregular dos recursos. A preocupação está na falta de instrumentos de controle que garantam transparência e permitam acompanhar o percurso do dinheiro após os aportes realizados pela União.

Os auditores também afirmam que a ausência de rastreabilidade pode mascarar a real situação financeira das empresas, além de dificultar a correta classificação das estatais como dependentes ou não dependentes do Tesouro Nacional, fator que impacta diretamente as contas públicas.

Em nota, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou que mantém diálogo constante com o TCU sobre o tema, mas não detalhou se pretende adotar novos mecanismos para monitorar os recursos transferidos às empresas estatais.

Com informações de Portal da 98 FM

Um jovem identificado como Rubens, conhecido popularmente como “Rubinho”, natural da cidade de Guarabira, morreu na madrugada deste domingo

 Um jovem identificado como Rubens, conhecido popularmente como “Rubinho”, natural da cidade de Guarabira, morreu na madrugada deste domingo (21) após uma ocorrência registrada nas proximidades da festa Soul João, no município de Lagoa Seca, a 9km de Campina Grande, no Agreste paraibano.

De acordo com informações preliminares, a vitima teria se envolvido em um desentendimento com o atual companheiro de sua ex-esposa durante o evento. Testemunhas relataram que houve troca de provocações e agressões entre os envolvidos ao longo da festa.
Ainda segundo relatos, no momento em que o evento estava sendo encerrado, o suspeito, identificado pelas autoridades como Christian Dantas, teria efetuado disparos de arma de fogo contra Rubinho. A vítima foi atingida e não resistiu aos ferimentos.
A médica Larissa, ex-companheira de Rubinho e atual companheira do suspeito, teria presenciado a ocorrência.
Equipes de socorro foram acionadas, mas o jovem morreu no local. O caso está sendo investigado pelas autoridades, que trabalham para esclarecer a dinâmica dos fatos e reunir elementos que contribuam para a conclusão das investigações.
As informações são preliminares e a apuração oficial segue em andamento pelas autoridades competentes.
Ver menos
JAIR SAMPAIO.
1
1