quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

OPINIÃO: “FATO NOVO” NA POLÍTICA DO RN

 



Ney Lopes

Numa hora em que se esperava que a eleição para o governo do RN provocasse debates sobre o futuro econômico e social do estado, as manchetes são tomadas pelas denúncias de corrupção, envolvendo o prefeito de Mossoró Alyson Bezerra, pré candidato bem posicionado nas pesquisas.

Lamentável!

Os fatos divulgados, certamente ocuparão os espaços midiáticos da campanha, com aumento da polarização e transformação dos debates em declarações de "tome uma lá, venha outra cá" (troca de ofensas), com linguagem de baixo calão e violência verbal. Infelizmente, na política brasileira o insulto tem sido usado como estratégia política.

Repercussão imediata

O que chamou atenção neste caso foi a repercussão, quase “instantânea, da presença da Polícia Federal na residência do prefeito nos jornais, rádios,  TVs, sites nacionais e até no JN.

Todos divulgaram manchetes, quase “on time”.

Estranho isto!

Coisa muito parecida com providencias tomadas por governos, visando propagar com rapidez as matérias que lhes interessam.

É o caso de indagar: será que houve o “dedo” prévio do Palácio Potengi ou do Planalto?

Tempo é curto

De agora por diante é aguardar as investigações. Uma coisa parece certa: o tempo para esclarecer tudo é muito curto. Esses casos sempre têm desdobramentos e geram um “puxa puxa” de denúncias, com o efeito “dominó”, envolvendo inclusive adversários, em esquemas similares.

Vejam-se os exemplos da Lava Jato, Banco Master, emendas parlamentares, INSS etc.

Como substituir um candidato

Situações inusitadas como a de Mossoró suscitam uma questão delicada, que é como substituir um candidato já lançado, diante do surgimento de um fato novo.

Análise sócio-política comprova ”um deserto de nomes competentes” nos quadros partidários. Isso tudo causado pela prioridade das cúpulas, que é  a manter-se no poder interno dos partidos.

Partido virou “negócio”, onde a regra é afastar concorrentes.  Quando algum militante desponta como um possível “perigo” é logo afastado, taxado de “complicado” e isolado.

Os partidos funcionam sem uma base ideológica clara, priorizando o fisiologismo (troca de favores).

Estudo do Observatório Itaú/Data Folha revelou que apenas 20% dos brasileiros se sentem plenamente representados pela classe política atual.

Segundo dados da Genial/Quaest, cerca de 52% dos brasileiros não confiam no Congresso Nacional.

Prazo para decidir

Não se pode negar, que incriminações como as relacionadas ao prefeito de Mossoró,  levam a “tsunamis políticos”, nos quais os candidatos enfrentam onda de desconfiança popular, pressão da oposição e ações judiciais rápidas, alterando o rumo do processo eleitoral.  

Allyson tem até abril de 2026 para decidir se renuncia à prefeitura para disputar as eleições majoritárias de outubro.

Qualquer que seja a sua decisão, o cenário político estadual está marcado pelo início de um ano eleitoral decisivo, que sofrerá a influência  dos desdobramentos jurídicos pendentes das investigações em curso.

Aguardar para ver.

Curtinhas

Filme

Sete homens e um destino – Faroeste -  NETFLIX - Quando um homem rico e sanguinário ameaça uma pequena cidade de garimpeiros, um caçador de recompensas monta um exército com homens perigosos e incrivelmente habilidosos.

Frase

“Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências”. Neruda

O troco  de Trump

Trump dá logo o troco. Como a França não aderirá ao seu "Conselho para a Paz", ele já ameaçou impor tarifas de 200% sobre o vinho francês.

The Guardian

Opinião do jornal independente inglês “The Guardian” : “Retirar os Estados Unidos como sede da Copa do Mundo seria extremamente triste – e totalmente justificado. Um país onde a segurança está ameaçada pela violência federal nas ruas não está apto a sediar o evento mais importante do futebol”.

USA ameaça intervir de novo na Venezuela

Incrível como o secretário de Estado Marco Rubio respondeu a presidente interina da Venezuela Delcy Rodríguez, após ela afirmar que o governo americano estava intervindo demais no seu país.  “Os Estados Unidos estão preparados para usar a força novamente, caso concluam que a presidente interina Delcy Rodríguez não está cooperando com Washington no grau esperado pelo governo Trump” – disse o representante da Casa Branca. .

Caiado no PSD

Ao lado de Eduardo Leite e Ratinho Jr, Caiado anunciou filiação ao PSD.A mudança partidária reforça uma tendência recente de reorganização de alianças no cenário nacional, em que dirigentes regionais buscam fortalecimento local e alinhamentos com forças consideradas competitivas nas eleições

Prisão domiciliar de Bolsonaro

Em Brasília, comenta-se a “boca pequena” que se o bolsonarismo continuar em defesa de mobilizações como a do deputado Nikolas, ódio ao STF  e pedidos de intervenção militar, a ida do ex-presidente Bolsonaro para casa já era. Tem que ficar na linha “liberdade e simpatia são quase amor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário