Ao promover mais 991 militares nesta quinta-feira (25), o governo do Estado atingiu uma marca histórica na valorização da carreira de praças e oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, consolidando a presença de mulheres em postos de comando das duas corporações.
Nos atos promocionais deste fim de ano, sete mulheres chegam ao mais alto posto da carreira, o de coronel, sendo seis na Polícia militar – quatro integrantes dos quadros de combate e duas do quadro da saúde – e uma no Corpo de Bombeiros, alcançando posições de comando, promovendo maior representatividade e incentivando outras mulheres a ingressarem nas forças de segurança pública.
Assinados pela governadora Fátima Bezerra, os atos de promoção dos oficiais foram publicados no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (25). Na PM, 28 oficiais mudam de patente; no Corpo de Bombeiros são 26. As portarias sobre mudança de graduação dos praças são publicadas em boletins internos de cada corporação. Os efeitos financeiros passam a contar a partir de hoje, 25 de dezembro.
“Estamos fazendo uma história bonita e encorajando mulheres a seguirem a carreira militar. Em 2021, nossa gestão tomou uma importante decisão, que foi a igualdade entre homens e mulheres no acesso aos quadros da Polícia Militar do Rio Grande do Norte”, disse Fátima Bezerra, referindo-se à Lei Complementar nº 683, que eliminou a distinção de sexo para ingresso, o que foi concretizado com a entrada de mulheres no CFO (Curso de Formação de Oficiais) sem restrição. “Substituímos um regramento arcaico que prevalecia há muitos anos. Acabamos com uma barreira inadequada e indesejável”, destacou a governadora.
Em sete anos, de 2019 a 2025, cerca de 20 mil promoções foram efetivadas pela governadora Fátima Bezerra, das quais 18.240 na PM. “Nunca aconteceu isso na história da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte. Isso mostra o compromisso da governadora com a segurança pública. Somos agradecidos a ela, como governadora, como chefe do Poder Executivo e como comandante em chefe das forças de segurança, em especial da Polícia Militar”, disse o comandante da PM, Coronel Alarico Azevedo Júnior.
Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, o Coronel Francisco Araújo informou que todos os militares que estavam habilitados dentro dos respectivos quadros em cada instituição, lograram êxito na promoção. “É um fluxo de carreira que todos os militares estaduais, ao ingressar na instituição, sonham galgar.”
BLOG HEITOR GREGÓRI.

Nenhum comentário:
Postar um comentário