sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

ANÁLISE: ANISTIA JÁ!



Ney Lopes

Recordo o frenesi de Lula e seus adeptos, em favor da anistia política nos idos de 1979.

As "Passeatas da Anistia" e os atos em locais públicos, como o Teatro Municipal de São Paulo, foram marcos dessa mobilização.

O líder, Luiz Inácio Lula da Silva, na época, era uma figura ascendente como líder sindical.

O então Presidente,  general João Batista Figueiredo enfrentou pressões significativas da chamada "linha dura" militar, que se opunha à sua política de abertura política ("abertura lenta, gradual e segura") e à concessão da Lei da Anistia.

A "linha dura" era uma facção militar que defendia posições mais radicais e a manutenção do regime autoritário, sendo contrária a qualquer tipo de conciliação ou retorno à democracia.

Resistencia de Figueiredo

Figueiredo resistiu e por isso voltaram ao Brasil  políticos opositores como Brizola,  Miguel Arraes, Luiz Carlos Prestes e artistas exilados como Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil.

De forma incoerente, hoje Lula lidera movimentos contra a anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 e para o ex-presidente Jair Bolsonaro. Notoriamente, as razões do petista resumem-se no propósito de  eliminar possíveis adversários e manter o seu grupo no poder, a qualquer custo.

O que é Anistia

A anistia é fundamentada em princípios de direitos humanos e justiça social. Busca a reconciliação e permite que as pessoas que cometeram erros (ou foram perseguidas por motivos políticos) tenham a chance de recomeçar suas vidas sem o peso da condenação penal.

No caso brasileiro, há profundas dúvidas legais, em relação aos processos que resultaram na inelegibilidade do ex-presidente Bolsonaro e condenações (especialmente a do Tribunal Superior Eleitoral - TSE).

A anistia é o instrumento necessário para a reconciliação nacional, a pacificação social e a resolução de crises políticas sucessivas.

Lula quer eliminar adversários

A prova de que o Governo Lula usa a anistia como meio de eliminar concorrentes potenciais é que, no debate atual, em que se cogita mudanças na Dosimetria da pena, o PT e aliados igualmente se opõem.

Dosimetria da pena é o processo que o juiz utiliza para definir a quantidade  de punição (a "dose") para um condenado.

Se aprovadas mudanças, muitos condenados dos atos em 8 de janeiro de 2023 seriam beneficiados.

Conclui-se, que Lula e seus seguidores usam um conceito de dois pesos e duas medidas, no debate político atual.

Defenderam a anistia quando lhes convinha e agora, no poder, negam o mesmo instrumento aos outros.

Uma contradição, que poderá ter alto custo político para o país.

Anistia, já!

Curtinhas

Filme

Documentário À Solta: Amor em Fuga – NETFLIX- Em 2016, Casey foi condenado a 75 anos de prisão por múltiplos crimes, incluindo tentativa de homicídio e roubo. Uma agente penitenciária do Alabama se apaixona por um ele e arrisca tudo para ajudá-lo a fugir. História real.

Frase

“Na vitória, você merece Champanhe”. Napoleão Bonaparte

Bons presságios

Até agora, a voz isenta das ruas, considera que o Prefeito de Natal Paulinho Freire está indo bem.

Trump

Donald Trump, assinou memorando que rejeita todos os imigrantes estrangeiros provenientes de 19 países, incluindo Cuba e Venezuela.

Trabalho de peso

O Memorial Legislativo da Assembleia Legislativa do RN realiza um trabalho de peso. Aborda a Memória do Parlamento estadual. A consciência histórica é fundamental para a democracia.

Enfrentando a concorrência

Ford produzirá carros e vans elétricas de pequeno porte em parceria com a francesa Renault, numa tentativa de reduzir custos e acelerar o desenvolvimento para sobreviver à rápida ascensão da concorrência chinesa na Europa. Aliança prevê dois carros elétricos da Ford acessíveis com base nos Renault 4 e 5

Cai preço do petróleo

O mercado de petróleo enfrentará uma "superoferta" no próximo ano, devido ao choque entre um aumento repentino da oferta e a fragilidade da economia global. A demanda da China, o maior importador de petróleo do mundo, deverá crescer mais lentamente no próximo ano devido à sua enorme frota de veículos elétricos, que reduziu drasticamente a demanda por gasolina.

Rússia legalizou contrabando

Vladimir Putin, assinou uma lei que legaliza as importações paralelas e isenta de responsabilidades criminais e administrativas quem importa mercadorias para o país sem consentimento dos donos dos direitos.É  fácil comprar itens da H&M, Hugo Boss, Marks & Spencer, Sephora, Apple e outras marcas online e em algumas lojas nas principais cidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário