Créditos: Reprodução
O pequeno Henrique Lima, de 6 anos, foi diagnosticado em março de 2024 com meduloblastoma, um tumor cerebral maligno de crescimento rápido. Morador de Belo Horizonte (MG), ele apresentava sintomas como dores de cabeça, fraqueza, vômitos e sonolência, inicialmente confundidos com gripe, virose e até dengue.
A mãe, Katiane Lima, levou o filho seis vezes ao hospital sem resposta conclusiva. Somente após insistir por atendimento com um neurologista e exigir uma tomografia, os exames revelaram dois tumores no cérebro.
Henrique foi submetido a uma cirurgia de mais de 12 horas em 30 de março de 2024, que conseguiu retirar toda a lesão. O tratamento incluiu sessões de radioterapia e quimioterapia até julho de 2025.
Segundo a oncologista Alessandra Leite, o meduloblastoma é um dos tumores cerebrais mais comuns em crianças, localizado geralmente no tronco cerebral ou cerebelo. Se diagnosticado após os três anos e totalmente removido, as chances de cura podem chegar a mais de 70%.
Atualmente, Henrique está recuperado, passa por acompanhamento trimestral com ressonância magnética e deve voltar à escola ainda neste mês.
“Se eu não tivesse pedido a tomografia, meu filho não estaria vivo hoje”, desabafou Katiane, alertando para a importância de atenção médica mesmo em sintomas aparentemente comuns.
Nenhum comentário:
Postar um comentário