Os consumidores prejudicados pela 123 Milhas têm até terça-feira (26) para consultar a lista de credores e, se necessário, solicitarem a inclusão e a correção de valores devidos.
Depois desse prazo, só será possível solicitar essas alterações via judicial, ou seja, entrando com um processo contra a empresa, segundo a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), que está encabeçando o caso.
A lista de credores está disponível no site oficial da recuperação judicial da empresa (rj123milhas.com.br). A Defensoria Pública de MG elaborou uma cartilha explicando o passo a passo para a realizar a consulta e solicitar mudanças — veja abaixo como funciona o processo.
Confira as principais informações dadas pela Defensoria:
Como consultar a lista dos credores da 123 Milhas?
- acesse o site oficial da recuperação judicial da empresa (rj123milhas.com.br);
- clique na aba “Lista 123 Milhas” na parte superior da página;
- digite o nome na caixa “Buscar pelo nome do credor” e clique em filtrar;
- confira se o nome e o valor devido estão certos.
Observação: também é possível checar se o nome está na lista de duas outras formas:
- fazendo cadastro no site. Nesse caso, o portal informa automaticamente se o seu CPF está incluído na lista;
- consultando os arquivos PDFs com as listas completas disponíveis no site. Para isso, clique em “Lista de credores em PDF” um pouco abaixo na página “Lista 123 Milhas”.
A partir dessa consulta, é possível se deparar com três situações. Veja o que fazer em cada uma:
- nome e valores constam na lista e estão corretos: Selecione “Clique aqui” e manifeste a sua concordância. Não há mais o que fazer nesse momento;
- nome não está na lista: faça habilitação de crédito;
- nome está na lista, mas os valores estão errados: apresente divergência
Para pedir a inclusão do seu nome na lista (habilitação de crédito) ou a correção dos valores devidos (apresentar divergência) é necessário fazer cadastro no site.
Como fazer o cadastro no site?
- acesse o site rj123milhas.com.br e clique na opção “Cadastre-se/Login”;
- você será encaminhado para uma página onde é possível realizar o login ou criar uma nova conta;
- selecione a opção disponível ao final da frase "Você ainda não possui uma conta? Clique aqui";
- você será direcionado para um formulário de cadastro e deverá preencher as informações e, em seguida, clicar em "Enviar";
- um e-mail de confirmação será enviado ao e-mail cadastrado;
- entre no e-mail, abra a mensagem enviada e siga as instruções para ativar a conta (sempre cheque a pasta Spam/Lixo Eletrônico);
- após ativar a conta, informe o e-mail e a senha cadastrada e faça login na plataforma.
Como pedir para incluírem o seu nome na lista (habilitação de crédito)?
- Faça login na plataforma;
- selecione a opção “Área do Credor” na parte superior da página e, em seguida, o item “Habilitações e Divergências";
- clique na opção disponível na parte inferior da página onde está escrito: "Você não está na lista de credores. Caso queira se habilitar, clique aqui";
- informe se você tem uma ação judicial em andamento contra o grupo 123 Milhas. Se for o caso, coloque os dados do processo. É possível incluir mais de um;
- Clique na opção ao lado de “Para adicionar um novo negócio”;
- você será direcionado a um formulário. Preencha as informações, indicando os dados do contrato feito com as empresas do grupo 123 Milhas (ex. comprovantes de pagamentos, confirmação de compra de passagem aérea ou pacote de viagem, comprovante de venda de milhas, entre outros);
- confirme as informações e veja se você recebeu uma confirmação do pedido. Ela deve estar na aba “Área do Credor/Habilitações e Divergências” e no e-mail cadastrado;
- agora, é só esperar. A resposta deve ser enviada até 90 dias do prazo final para envio dos pedidos.
Observação: é possível selecionar "adicionar um novo negócio" outras vezes e adicionar novos itens, mas devem ser juntados documentos para cada caso.
Como pedir a correção de valores (apresentar divergência)?
- Faça login na plataforma;
- selecione a opção “Área do Credor” na parte superior da página e, em seguida, o item “Habilitações e Divergências";
- clique em "Clique aqui para Concordar ou Discordar do valor apresentado";
- vai aparecer a pergunta: "Você concorda com o valor de X?". Selecione a opção "Não";
- você será direcionado para um formulário, preenche os dados que comprovem o valor devido pela empresa (ex. comprovantes de pagamentos, confirmações de compra, conversa com a empresa, entre outros pontos);
- confirme as informações e veja se você recebeu uma confirmação do pedido. Ela deve estar na aba “Área do Credor/Habilitações e Divergências” e no e-mail cadastrado;
- agora, é só esperar. A resposta deve ser enviada até 90 dias do prazo final para envio dos pedidos.
Se tiver dúvidas sobre o processo, busque ajuda junto aos administradores da recuperação judicial da empresa das 9h às 18h de segunda a sexta-feira, exceto feriados, nesses canais:
- Telefone: 0800 123 6347
- WhatsApp: (51) 3369-5042
Com informações de g1
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