sexta-feira, 14 de junho de 2024

Mais de 300 mil hidrômetros foram substituídos pela Caern em três anos

 



Redação - ACS Caern
 
Nos últimos três anos, a Caern fez a substituição de mais de 300 mil hidrômetros em imóveis de todo o Estado. Esse número representa 36% do total desses aparelhos instalados onde a companhia atende com abastecimento de água. E mostra ainda a política de investimentos na constante renovação dos equipamentos do sistema.
 
Além da substituição, também foi ampliada a cobertura de micromedição com a instalação de hidrômetros onde não tinha. Em todo o Estado, foram mais de 50 mil aparelhos instalados em locais ainda sem medição. Com essas ações, a Caern garante distribuição igualitária de água e combate utilização de forma irregular.
 
Os hidrômetros utilizados pela Caern são aferidos e certificados, sendo um equipamento importante para a cobrança justa e para o uso mais racional, além de possibilidade de melhorias na distribuição de água.
 
A vida útil de um hidrômetro é de aproximadamente cinco anos. Depois disso, o equipamento não mede adequadamente, podendo essa vida útil ser reduzida caso o consumo mensal seja elevado. Sendo assim, a substituição de hidrômetros é uma ação de rotina da companhia.
 
2024
 
Nos cinco primeiros meses de 2024, a companhia substituiu mais de 72 mil hidrômetros e instalou 2,3 mil equipamentos em imóveis que ainda não tinham medição em 29 cidades.
 
Foram elas Assú, Baía Formosa, Lagoa Nova, Canguaretama, Cruzeta, Currais Novos, Macaíba, Mossoró, Montanhas, Natal, Paraná, Parnamirim, Pedro Velho, São Gonçalo do Amarante (parte atendida) e Santo Antônio. E ainda Alto do Rodrigues, Areia Branca, Afonso Bezerra, Carnaubais, Pendências, São Miguel, Nísia Floresta, Umarizal, São Paulo do Potengi, São Tomé, Taipu, João Câmara, São José de Mipibu e Vila Flor.
 
Natal, Mossoró e Parnamirim possuem trabalho permanente de instalação e substituição. As demais cidades atendidas pela Caern seguem cronograma de planejamento. Nesse mês de junho os serviços estão previstos para os municipios de João Câmara, Poço Branco, Assu, Areia Branca, Caicó, Parelhas, Cruzeta, São João do Sabugi, Santana do Seridó, São josé do Seridó, Mossoró e Martins.
  
CIDADES JÁ BENEFICIADAS
 
Em 2023 foram instalados e substituídos hidrômetros em Alto do Rodrigues, Apodi, Assú, Canguaretama, Caraúbas, Goianinha, João Câmara, Macaíba, Mossoró, Natal, Nova Cruz, Parnamirim, Pedro Velho, Pipa em Tibau do Sul, Santo Antônio, São Gonçalo do Amarante (parte atendida) e Tenente Ananias.
 
DÚVIDAS
 
Porque a Caern instala e substitui hidrômetros?
Os hidrômetros são equipamentos que medem a passagem de água para o imóvel. A medição é utilizada para a cobrança do uso da água.
 
Eu pago pelo serviço de substituição e instalação?
Se a iniciativa é da Caern, o usuário não paga pelo serviço. Entretanto, caso ocorram danos aos equipamentos, e se for provado o mau uso do mesmo, a responsabilidade pela reposição do equipamento é do titular da conta de água.
 
Porque eu tenho e meu vizinho não tem?
A Caern tem uma política de instalação e substituição de hidrômetro permanente. Ela é necessária para garantir a cobrança justa e diminuir o desperdício de água. Caso você saiba de alguém que não tem o equipamento no imóvel pode fazer denúncia anônima no canal de atendimento 115 ou na agência virtual da Caern que é o www.caern.com.br
 
Porque devo confiar na medição do hidrômetro?
Eles possuem selo de certificação pelo INMETRO e saem de fábrica com todas as especificações técnicas para operar de forma correta.
 
Que responsabilidade tenho com o hidrômetro?
O proprietário ou residente do imóvel tem a obrigação de zelar pelo hidrômetro e qualquer anormalidade deve ser comunicada imediatamente à Caern. Também é responsabilidade do cliente a caixa de proteção do hidrômetro.
 
Se o hidrômetro tiver danificado, como devo proceder?
Comunique imediatamente à Caern pelos canais virtuais ou nos escritórios presenciais. Os canais virtuais são o WhatsApp 9-81188400, o aplicativo Caern Mobile, o teleatendimento gratuito 115 e o www.caern.com.br.
SERTÃO CENTRAL
Manutenção do Canal do Pataxó suspende abastecimento de cidades nesta sexta-feira (14)

Redação - ACS Caern
 
Nesta sexta-feira (14), a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realiza obra de manutenção do Canal do Pataxó, em Itajá, a partir das 8 horas da manhã. O abastecimento fica suspenso para as cidades atendidas pela adutora Sertão Central até o domingo (16) à noite. As cidades que terão interrupção do abastecimento são: Angicos, Fernando Pedrosa, Pedro Avelino, Lajes, Pedra Preta, Caiçara do Rio dos Ventos, Jardim de Angicos, Riachuelo, Cachoeira do Sapo e zona rural de Santana do Matos.
 
Após concluída a manutenção, o sistema de abastecimento da Caern será religado, com normalização para todas as cidades em até três dias. A recomendação é que a população esteja preparada para a suspensão do abastecimento, utilizando a água de forma consciente e armazenando de forma segura. 
MATO GRANDE
Adutora Boqueirão será reativada no final da tarde desta terça-feira (11)

Redação - ACS Caern
 
O abastecimento das cidades de Parazinho, Pedra Grande, Caiçara do Norte e São Bento do Norte está temporariamente suspenso nesta terça-feira (11). A parada foi necessária para que a Caern faça o conserto de vazamento na Adutora do Boqueirão, detectado esta manhã.

A previsão é que o serviço seja concluído no começo da noite, com imediata retomada do fornecimento. Após a retomada, será necessário aguardar um prazo de até 72 horas até que a distribuição esteja completamente normalizada em todas as áreas afetadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário