segunda-feira, 17 de junho de 2024

Brasil registra recorde de mortes em acidentes aéreos nos últimos 7 anos

 

Em 2024, o número de mortes em acidentes aéreos bateu o recorde nos últimos sete anos no Brasil. É o que mostra um levantamento feito a partir de dados do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). De janeiro a maio de 2017, 24 pessoas morreram em quedas de aeronaves. No mesmo período deste ano, foram 34 vítimas. Ou seja, em média, a cada cinco dias, uma pessoa morreu durante deslocamento aéreo em território nacional.

Levando em conta a quantidade de acidentes aéreos, o número é 14% menor neste ano, comparado aos cinco primeiros meses de 2023. No entanto, o volume de acidentes que resultaram em morte teve aumento de 18,7%, recorde brasileiro em cinco anos, segundo o órgão. As quedas acontecem mais com táxis-aéreos e aeronaves de pequeno porte. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em 2021, há 1,27 acidente a cada 1 milhão de decolagens de voos comerciais. No caso dos táxis-aéreos, são 19,95 acidentes por milhão de decolagens.

Para o comandante Décio Corrêa, que é presidente da Associação Brasileira de Formação Aeronáutica (Abefaer), isso acontece porque há mais rigor nos procedimentos e certificações da aviação comercial.

SBT News

Nenhum comentário:

Postar um comentário