quinta-feira, 23 de outubro de 2025

ANÁLISE: "EX-PRESIDENTE DA FRANÇA É PRESO"

 


Ney Lopes

Desde a prisão por traição do líder colaborador nazista Philippe Pétain, em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, nenhum ex-líder francês havia sido preso. Além de Pétain, o único outro ex-chefe de Estado francês a ser preso foi o rei Luís 16, antes de sua execução em janeiro de 1793.

Na última semana, Sarkozy tornou-se o primeiro ex-presidente francês e ex-chefe de Estado da União Europeia a ser preso. Condenado em processo por financiamento ilegal de campanha, o político cumprirá pena em regime fechado de cinco anos, por conspirar para financiar sua campanha eleitoral, com dinheiro do falecido ditador líbio Muammar Kadhafi. Há manifestações de apoio ao ex-presidente, criticando a decisão judicial que levou à sua prisão.

Está na mira dos juízes esclarecer denúncias ligadas a Copa do Mundo de 2022, quando Sarkozy apoiou o Catar e ocorreram pagamentos de provável “propina”, totalizando 3,3 milhões de euros.

De acordo com o artigo 708 do Código de Processo Penal francês, uma sentença só pode ser executada se a condenação for definitiva. O princípio é, de fato, a suspensão da execução da sentença. Entretanto, no caso de Sarkozy foi ordenada a execução provisória da pena privativa de liberdade.

Nestas condições, Sarkosy tem a possibilidade de solicitar ao tribunal de decisão a sua libertação a qualquer momento. O Tribunal de Apelação de Paris terá então um prazo legal de dois meses para decidir sobre este pedido e sobre solicitações subsequentes. No caso do recurso não ser decidido no prazo,  a pessoa detida deve ser libertada.

Na prisão, ele ficará em uma "ala VIP" da prisão de La Santé, em Paris, reservada a presos de alto perfil e sob ameaça. Disporá de um espaço de 9m2 com uma cama pequena, um chuveiro, um banheiro, uma pequena mesa, uma placa de aquecimento e armazenamento aberto. Também estará disponível para uma geladeira e uma televisão, sujeito a uma taxa. Da mesma forma, ele poderá comprar na “cantina” produtos de higiene, alimentos extras.

Ele também poderá se beneficiar de duas caminhadas diárias - não obrigatórias - em um pátio isolado. Se desejar, ele poderá encontrar um capelão e solicitar uma permissão de visita para seus parentes.  Terá direito a um regime especial de isolamento, que se justifica por razões de proteção e de segurança.

A prisão de Sarkosy reascendeu o debate sobre a justiça política na França. Alguns consideram uma vitória do Estado de Direito, outros, especialmente os partidários de Sarkozy, a veem como uma perseguição política, gerando protestos e reações emocionais. Com certeza ainda existirão ouros capítulos nessa crise institucional que vive a França.

Curtinhas

Filme

Ninguém Quer — Temporada 2 – Netflix - Primeiro as pessoas se apaixonam, depois elas precisam conviver. A atração entre os dois provou ser mais forte do que todos os obstáculos. Agora, Joanne e Noah estão de volta e totalmente comprometidos um com o outro. Mas as diferenças permanecem. Diante dessa paixão tão inesperada, o desafio agora é saber: será que vai dar certo?

Frase

Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. É a única. Albert Schweitzer

Risco de morte

Dados da consultoria especializada em gestão de saúde e custos hospitalares Planisa indicam que, a cada 6,5 minutos, uma pessoa morre em razão do AVC no país. Entre 2019 e setembro de 2024, foram contabilizadas 85.839 internações. O AVC acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem. O quadro acomete mais homens.

Derrota de Marina Silva

Lula autorizou a Petrobras a perfurar o primeiro poço em águas profundas na Bacia da Foz do Amazonas. A ministra Marina Silva era contra. Cada dia ela fica mais isolada em suas posições ortodoxas.

Luxo em casamento no Irã (I)

O Contra-Almirante Ali Shamkhani é um dos mais graduados funcionários de defesa e segurança nacional do Irã e confidente do líder supremo. Ele é acusado de levar uma vida dupla: pregar a piedade em público, mas praticar um estilo de vida completamente diferente com sua família.

Luxo em casamento no Irã (II)

Foi vazado um vídeo do casamento de sua filha, gravado em abril passado. A noiva e convidados, todos seguindo a moda Ocidental. . Mulheres não usam o hijab. O vestido de noite da esposa do  Almirante Ali Shamkhanni de renda azul igualmente revelador, com costas e laterais nuas.

Luxo em casamento no Irã (III)

Grupos tradicionalistas do Irã com o Iraque disseram em uma discussão no aplicativo Clubhouse que ele deveria renunciar a todos os cargos oficiais e fazer um pedido público de desculpas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário