quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Reunião secreta de senadores sela acordo com Moraes para tirar tornozeleira de Do Val

 

                                                       Créditos: Reprodução

Um grupo de senadores liderado por Davi Alcolumbre (União-AP) fechou um acordo com os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso (STF) para encerrar a crise gerada pela tornozeleira eletrônica imposta ao senador Marcos do Val (Podemos-ES).

O Senado pedirá a revisão das medidas cautelares, que deverá ser aceita por Moraes. Em troca, a mesa do Senado suspenderá o mandato de Do Val por vazar documentos sigilosos da Abin. O entendimento foi articulado em reunião com senadores e ministros do STF na casa do ex-deputado Rodrigo Maia.

A avaliação era que Moraes poderia ser derrotado no plenário, como em 2017, no caso Aécio Neves. Senadores já reuniram 39 das 41 assinaturas para um pedido de impeachment de Moraes.

Apesar do histórico polêmico de Do Val — que admitiu tentar grampear Moraes com apoio de Daniel Silveira e Bolsonaro —, parlamentares veem risco na interferência do STF sobre o Legislativo. “Hoje é com ele, amanhã pode ser com qualquer um”, disse um interlocutor.

Do Val foi abordado pela PF ao voltar dos EUA, teve tornozeleira instalada, bens bloqueados e está sob recolhimento noturno. Ele é investigado por tentativa de obstrução em inquéritos sobre a Abin paralela e a trama golpista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário