Fonte – Leonardo Pantaleão – CEO da SICES
A SICES Solar, empresa fundada há oito anos, pioneira em soluções para energia fotovoltaica, responsável por mais de 1,5 GW de geração distribuída instalada no país, está ampliando sua base de vendas para o agronegócio, com parcerias com integradores e instaladores que atendem o setor.
É preciso pensar numa nova matriz energética que barateie custos e forneça energia limpa que impactam os negócios do setor rural. E a solução de energia solar atende do pequeno ao grande produtor rural.
Cenário nacional - O setor rural responde por 14% da geração de energia solar no Brasil e há muito para crescer. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) a tecnologia está em 5.300 municípios do Brasil, com destaque para Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Paraná. O agronegócio pode ganhar muito com a implantação da energia limpa e redução de custos com energia contratada. Há culturas em que a energia representa 25% dos insumos e isso pode ser mudado com um projeto adequado de solução de energia solar, que pode chegar a uma economia de até 100% da energia contratada, ficando somente os custos fixo com disponibilidade, que impacta tremendamente o custo mensal do empreendimento.
Estratégia SICES - Ao produtor rural, por exemplo, os engenheiros da SICES fazem visita presencial junto com o integrador local, para elaborar um projeto de implantação do sistema de energia solar que contemple os resultados esperados. A SICES avalia também a viabilidade financeira (em até 60 parcelas), assessora financiamentos de bancos incentivados, como linhas de crédito BNDES Finame, Inovagro, Moderinfra. Fundos Constitucionais FCO, FNE e FNO- Baixo Carbono ou o Pronaf do BB para os produtores rurais que se preocupam com o meio ambiente e maior sustentabilidade ou melhorias ao campo, como os sistemas fotovoltaicos.
Quer entrevista? Se achar pertinente entender como o sistema de energia solar beneficia o agronegócio e como a SICES se volta para esse nicho com soluções, temos exemplos de usinas solares instaladas no centro-oeste já com retorno expressivos. Leonardo Pantaleão poderá, também, abordar as questões corporativas da reestruturação da SICES e os desafios dessa nova matriz energética.
Vera Moreira/ Assessora de Imprensa da SICES/ (11) 3253-0586/ 99973-1474 (whatsapp)/ vera@veramoreira.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário