quinta-feira, 22 de julho de 2021

Na madrugada do dia 22 de julho de 1974, há 47 anos, a imagem da padroeira de Serra Negra do Norte, NOSSA SENHORA DO Ó, foi levada do altar da igreja Matriz.

 

Além do roubo da imagem sacra, naquele dia,  também foi roubado, o DIVINO ESPÍRITO SANTO.

A descoberta das imagens sacras (antigas), se deu quando a zeladora da igreja, Maria dos Anjos Fernandes, ao adentrar na igreja,  olhando para o altar, percebeu a ausência  das imagens.    Imediatamente,  a zeladora ( Maria dos Anjos),  comunicou o fato, algumas autoridades públicas do município,  que sua vez, o fato foi levado ao conhecimento da secretaria de segurança pública do estado do Rio Grande do Norte. 

Imediatamente,  foi nomeado um delegado especial, para apurar as investigações do desaparecimento das imagens. 

Durante as investigações,  foi preso na época um  Serranegrenses, como suspeito, ficando recolhido incomunicável  na capital do estado( Natal), a disposição da justiça. 

Segundo relato de historiadores,  estima-se se , que a imagem de NOSSA SENHORA DO Ó, na época, (1974), tinha 234  anos de existência,  sendo adquirida em Portugal,  no século 18.  Era confecionada em estilo barroco, com dimensão de 60 centímetros,  pesando aproximadamente 10 kilos.    O Divino Espírito Santo,  tinha 22 centímetros,  todo contornado em ouro maciço.

A nova  imagem de NOSSA SENHORA DO Ó,  atualmente é uma réplica  confecionada através de uma foto antiga , da original. 

A nova imagem,  chegou a cidade de Serra Negra do Norte,  em setembro de 1986.  Foi confecionada pelo mestre Antonio Pedro dos Santos,  renomado artesão,  sediado no estado de Alagoas (Maceió)

A nova imagem ( réplica), chegou a cidade de Serra Negra do Norte, em 1986,  em procissão pelas ruas da cidade, conduzida em carro de bois, de propriedade do Sr Vawban Bezerra de Faria,  cujo o nome dos animais , chamava- se    Cosme e Damião. 

Após  chegar a igreja Matriz,  a imagem foi abençoada pelo vigário geral, Monsenhor Ausonio  Tércio  de Araújo, ( in memoriam), substituindo o bispo Diocesano DOM. HEITOR DE ARAUJO SALES.

Está é uma retrospectiva da história do desaparecimento das imagens sacras de Serra Negra do Norte,RN. 

Fonte: Donaldo Nasário Serra e Vera Serra. 

JULHO  2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário