quinta-feira, 22 de julho de 2021

ESTUDANTES QUEREM VOLTAR ÀS AULAS, MAS MEC É OMISSO

 

 


21 de julho de 2021

Nesta terça-feira, 20 de julho de 2021, o Ministro da Educação (MEC), Milton Ribeiro, fez um pronunciamento em rede nacional conclamando à volta presencial das aulas. A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), que tem máximo interesse no retorno às aulas presenciais,  que entende a importância para o aprendizado,à integração, ao futuro e a proteção social dos estudantes que estão nas escolas, vem por meio desta nota, repudiar e denunciar a omissão  do órgão e do Governo Bolsonaro para o processo e durante toda a pandemia,


Para se ter uma ideia, em 2020 o MEC devolveu o orçamento destinado às adaptações do ensino remoto  e para o retorno de aulas seguindo protocolos sanitários. Não houve projeto do MEC, que inclusive funciona como uma extensão ideológica do Governo Bolsonaro, levando a pauta de costumes e o homeschooling como projetos prioritários da pasta - isso tudo - nesse momento de caos social e sanitário que atravessamos.


O PL da Conectividade, que tem como objetivo oferecer internet para 18 milhões de estudantes da Escola Pública, não ganha nem sequer apoio do Ministro e passa agora por processos judiciais para ser implementado. Como o MEC, órgão máximo da Educação, se omite, joga aos estados e municípios à responsabilidade da volta às aulas, sem apresentar um plano efetivo?  Atuam como inimigos da educação, sem aceitar diálogos com as entidades educacionais e  estudantes. Inclusive, nós da UBES, fizemos em conjunto com Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ) e especialistas em educação uma Nota Técnica com protocolos para o retorno seguro. Material este que foi entregue para mais de 18 Secretários de Educação Estaduais, mas que o Ministério da Educação nunca aceitou receber. 


Ressaltamos nossa vontade no retorno às aulas de forma segura e entendemos que as quase 600 mil vidas perdidas são fruto da negligência e corrupção do governo Bolsonaro na compra de vacinas, expostas nas investigações da CPI da COVID, e que são fatores que influenciaram para que hoje estudantes ainda estejam fora da sala de aula.


União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Atendimento à imprensa

Patrícia Larsen  - 11  99996-5207
patricialarsen@gmail.com

Sara Puerta - 11 11 99827-9651
sarapuerta@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário