quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

ANÁLISE: "EM 2026, ONDE A PORCA TORCE O RABO”

 

Ney Lopes

Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade" (Dom Helder Câmara). Ariano Suassuna dizia: “"O sonho é que leva a gente pra frente. Se a gente for seguir a razão, fica aquietado, acomodado”.

Preocupa-me a realidade política, econômica e social do país, e, especialmente, do RN.

A política tradicional domina o cenário.

As lideranças galhofam, quando se fala em  cenário de renovação e novos nomes.

Nada mudança de metodos.

Uma lástima!

No plano nacional, Lula, inegavelmente um dos maiores líderes políticos do país, nada fez para garantir o surgimento “do melhor candidato.

Resultado, com idade avançada vai disputar de novo. Bolsonaro, fenômeno político nacional, deixa de fazer uma indispensável autocrítica, e insiste em que o seu filho Flávio lhe suceda na presidência. da República. Gravíssimo risco,.

Exemplo na história

Na memória histórica distante, encontro o exemplo da Roma Antiga: Trajano e Adriano.

O imperador Trajano  "preparou" seu primo Adriano, dando-lhe cargos militares de alto escalão e influência política.

Adriano assumiu e tornou-se um dos "Cinco Bons Imperadores", consolidando as fronteiras do império que Trajano havia expandido ao máximo.

Mesmo quadro

Enquanto isto, continua no Brasil o marasmo das disputas eleitorais em 2026.

Praticamente nada de inovador, embora haja sinais do desejo de opções além da polarização (Lula vs. Bolsonaro) e exija que os políticos apresentem soluções concretas, "façam o trabalho".

A resposta é “ouvido de mercador” ("orelhas moucas"), em relação às propostas sérias e amplas, que beneficiem o maior número.

Prevalecem  os métodos antigos do “clientelismo” , na base do “tome verbas do OGU” e “me dê votos em troca”.

Lógica eleitoral

Na lógica eleitoral que defendo, o eleitorado se divide em 1/3 à esquerda, alinhado a pautas sociais e maior intervenção do Estado; 1/3 à direita com valores conservadores e liberalismo econômico e 1/3 de centro/indecisos, pendendo para um lado ou outro dependendo do desempenho da economia e da percepção de bem-estar, sendo decisivo para o resultado das eleições.

Parte do eleitorado busca o que analistas chamam de "fiel da balança" — eleitores pouco ativos politicamente, que decidirão o pleito fora da bolha PT x PL.

No momento, as pesquisas mostram que, hoje, Lula tem a maior intenção de voto inicial, mas enfrenta um cenário de segundo turno, extremamente competitivo.

Isto refletirá  possíveis dificuldade e será  justamente  "onde a porca torce o rabo".

Curtinhas

Filme

Olhos que Condenam- Minissérie- NETFLIX - Cinco adolescentes do Harlem vivem um pesadelo depois de serem injustamente acusados de um ataque brutal no Central Park. Baseada em uma história real.

Frase

“Bateu um friozinho na barriga de ir atrás dos seus sonhos? Vai, mesmo se for com medo, mas vai. Eu não tenho medo de mudanças porque elas sempre trazem coisas novas; assustador mesmo é nunca mudar’ (Frase sobre Aquariano)

Farra com emendas do OGU (I)

A “farra” das emendas no OGU favorecendo deputados e senadores  tinge a estratosfera. Lula pagou R$ 1,5 bilhão em emendas parlamentares, até a primeira semana de fevereiro, maior valor liberado no mesmo período em série histórica iniciada em 2016. A verba  supera o dobro dos R$ 634,53 milhões pagos no último ano.

Farra com emendas do OGU (II)

Nunca foram na história do Brasil usados métodos de corrupção política indireta como agora. É uma “boa” eleger-se senador ou deputado. Ainda deixará saldo financeiro no final da campanha. Impossível renovação.

Virar casaca

Em busca de uma reaproximação com o presidente Lula, o senador Ciro Nogueira. Atual crítico do governo, cessou os ataques ao petista. A conversa ocorreu em meio a uma tentativa de aproximação das siglas do Centrão com o partido de Lula que, por sua vez, busca uma neutralidade desse grupo no pleito nacional.

Estômago vazio(I)

Beber algo de estômago vazio pode parecer refrescante. Certos líquidos podem causar irritação intensa se não comeu antes. O  café é altamente ácido devido à presença de ácidos clorogênicos, que podem estimular o estômago a produzir ácido em excesso.

Estômago vazio(II)

Bebidas Carbonatadas é melhor reconsiderar. Gás em expansão estimula a produção de ácido, provocando refluxo. Antes de sucos de laranja e outros cítricos comer algo antes devido ao alto teor de ácido e açúcar. Consumir álcool de estômago vazio nunca é uma boa ideia.

Gesto de Lula

Filho de um pedreiro e uma diarista, o diplomata Douglas Rocha Almeida encontrou-se no Palácio do Planalto, com o presidente Lula. Ele estudou em escola pública e ingressou no curso de Relações Internacionais por meio do ProUni, enquanto trabalhava como garçom. Recebeu homenagem merecida do presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário