sábado, 31 de janeiro de 2026

Paciente morre durante transferência após incêndio atingir hospital

 


CREDITOS. REPRODUÇÃO

Um paciente morreu enquanto era transferido da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) durante o incêndio que atingiu o prédio na sexta-feira (30), na zona oeste da capital. A informação foi confirmada neste sábado (31) pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP).

Segundo o hospital, o paciente já se encontrava em estado extremamente crítico e precisou ser removido após o corte de energia elétrica provocado pelo incêndio. Ele recebeu atendimento médico imediato durante a transferência, mas não resistiu. Em nota, o Icesp lamentou o ocorrido e afirmou que presta apoio e solidariedade à família.

Ao todo, oito dos 21 pacientes do hospital precisaram ser transferidos: cinco para o Instituto do Coração (InCor) e três para o Instituto Central (ICHC). A operação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros e do Samu.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o incêndio começou no início da tarde em um gerador localizado no terceiro subsolo do prédio, na avenida Doutor Enéas Carvalho de Aguiar. Foram mobilizadas 18 viaturas e 54 bombeiros, e o fogo foi controlado por volta das 17h30.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que o incêndio ocorreu na área técnica da caldeira e do gerador de energia do Icesp, instalada na área externa do prédio do InCor, no mesmo complexo hospitalar. A fumaça se espalhou pela região, atingindo também áreas da secretaria. Pacientes e profissionais foram realocados conforme os protocolos de segurança.

A Defesa Civil também atuou no gerenciamento da crise. Segundo as autoridades, ninguém ficou ferido em decorrência do incêndio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário