quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

O jornal O Globo analisou o cenário político do Rio Grande do Norte

 O jornal O Globo analisou o cenário político do Rio Grande do Norte diante da decisão do vice-governador Walter Alves (MDB) de não assumir o comando do Executivo estadual em abril, quando a governadora Fátima Bezerra (PT) deverá deixar o cargo para disputar o Senado. A posição de Alves, que articula candidatura a deputado estadual, cria um vácuo na sucessão e aciona o dispositivo constitucional que prevê uma eleição indireta na Assembleia Legislativa para a escolha de um governador-tampão.

A governadora Fátima Bezerra defende o nome do secretário estadual da Fazenda, Cadu Xavier (PT), como sucessor, mas o entorno do governo vê com preocupação a possibilidade de a Assembleia eleger um nome da oposição. O governador-tampão ficaria no cargo durante o período eleitoral, deixando a função em janeiro caso não seja reeleito.
Em nota, Walter Alves afirmou ter comunicado à governadora que o MDB no RN decidiu caminhar com a Federação União Progressista (União Brasil e PP) e com o PSD, após consulta interna. Apesar disso, reiterou apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), posição ratificada junto às direções nacionais do MDB e do PT.
A eleição indireta torna o cenário eleitoral de outubro ainda mais indefinido. Um dos principais entraves para o governo estadual é a força do PL na Assembleia Legislativa, partido que pode concentrar cerca de um terço dos votos após a saída de Fátima Bezerra. O RN é o principal reduto eleitoral do senador Rogério Marinho (PL), líder da oposição no estado.
Atualmente, PT e PV somam seis cadeiras, mesma quantidade do PL. A expectativa é que a bancada bolsonarista cresça com a janela partidária. O PSDB possui seis cadeiras, enquanto União Brasil e PP somam três.
O Globo compara a situação ao Rio de Janeiro, onde a provável renúncia do governador Cláudio Castro (PL) também pode levar à escolha de um governador-tampão, em meio a um cenário político e institucional conturbado.
Informações de responsabilidade de O Globo.
Pode ser uma imagem de texto que diz "20 DE JANEIRO DE 2026 Renúncia de Walter e bolsonarismo em Assembleia atrapalham plano de sucessão de governadora petista no Rio Grande do Norte"
Todas as reações:
1

Nenhum comentário:

Postar um comentário