Ney Lopes
Desde a última segunda, 19, até 23, a pequena cidade de Davos, a mais alta da Europa (1.560 metros de altitude), nos Alpes suíços, cercada por picos imponentes, vales tranquilos e lagos cristalinos, transformou-se no centro do mundo.
Lá estão as pessoas mais ricas e poderosas do planeta, compreendendo mais de 3.000 delegados de mais de 130 países, incluindo 64 chefes de Estado e de governo, principalmente de economias emergentes.
Há 55 anos (1971), realizou-se em Davos, o primeiro Fórum Econômico Mundial (WEF) para elaborar soluções e enfrentar os problemas mais críticos da vida moderna.
As empresas pagam 27.000 francos suíços (25.000 libras esterlinas) por cada membro de sua delegação, além de uma considerável taxa anual de adesão.
Parte desse dinheiro subsidia a participação de grupos da sociedade civil.
Em 2026, o tema do evento, que ocorre até dia 23, é “Um Espírito de Diálogo”, buscando promover a cooperação entre líderes políticos, empresários e organizações.
Trump chega hoje
Hoje, 21, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estará presente, despertando grande expectativa, em meio as relações tensas entre os EUA e seus aliados europeus, devido à sua ameaça de anexar a Groenlândia, um território semiautônomo da Dinamarca.
Trump também quer realizar uma reunião de seu "Conselho de Paz" sobre Gaza, durante o encontro
Este ano, o Fórum ocorre no contexto geopolítico mais complexo, desde a sua fundação.
O motivo são as declarações e políticas de Trump sobre assuntos tão diversos como Venezuela, Canadá, México, Panama, Groenlândia e Irã — sem mencionar suas políticas tarifárias agressivas —, que desestabilizaram a ordem mundial e levantaram questões sobre o papel dos EUA no mundo.
Um mundo sem regras
Na verdade, o comportamento agressivo do presidente americano põe em risco o princípio defendido no Fórum, que é um mundo baseado em regras, onde haja previsibilidade, onde as empresas trabalham com os governos – as empresas para obterem seus lucros, mas os governos para atender às necessidades de seus cidadãos.
O que se constata é que Trump defende a regra de que a força faz o direito.
Em consequência, os EUA abandonaram sua antiga defesa do Estado de Direito, dos direitos humanos, da democracia e da integridade territorial dos Estados-nação.
Acabou-se também o princípio fundamental do acordo pós-guerra, em que os países optavam pela diplomacia e pela cooperação multilateral em vez da agressão e da ação unilateral.
Aguardemos o resultado da presença de Trump em Davos, na esperança de que nem tudo esteja perdido.
Ele muitas vezes usa a tática de pressões comerciais como alavanca de negociação geopolítica.
Curtinhas
Filme
“Um amor impossível” – Prime Vídeo - Baseado em uma história real, romance francês devastador. No final dos anos 1950, uma jovem trabalhadora e um rapaz burguês têm um relacionamento intenso, do qual nasce uma filha. Uma batalha para que ele assuma a filha começa.
Frase
“Experiência é o que você ganha enquanto procura por outra coisa”. Federico Fellini
Ricos no mundo
A riqueza dos bilionários atingiu recorde histórico de US$ 18,3 trilhões em 2025. .A redução da pobreza diminuiu. A pesquisa conclui que os bilionários têm uma influência “desproporcional” na política e que os governos permitiram que os super-ricos “dominassem” a mídia e as redes sociais.
Protagonismo
Altamente positivo o protagonismo do senador José Agripino, na condução de negociações do seu partido para as eleições de 2026. Experiência é tudo, sobretudo na política.
Razões e motivos
Quais serão as verdadeiras razões e motivos, que levaram o vice governador Walter Alves e o seu pai Garibaldi Alves a se afastarem do candidato da governadora, na sucessão de 2026 no RN? “Em política, nada acontece por acaso". No mínimo, existe uma intenção oculta ou cálculo de acesso ao poder. Vale pesquisar e opinar.
Trump contra eólica
O governo americano lança guerra acirrada contra energia eólica produzida “offshore”. “Feia, cara e ineficiente”: Trump suspende obras de parques eólicos bilionários nos EUA, freando a expansão da indústria offshore.
Dólar cai
O dólar caiu acentuadamente em relação ao euro e as ações de Wall Street também a caminho de perdas.
Habitação cara em Lisboa
A habitação portuguesa é a mais sobrevalorizada da União Europeia %), à frente da Croácia (13,2%) e da Espanha (12,8%). Apartamentos no centro de Lisboa por mais de seis milhões de euros.
Moraes pode atender domiciliar
O ministro Alexandre de Moraes determinou que a Polícia Federal avalie questionamentos apresentados pela defesa de Jair Bolsonaro (PL) sobre sua condição de saúde e a possibilidade de substituição do regime de prisão para domiciliar. Indício de que o pedido poderá ser atendido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário