O fígado é o órgão responsável pela purificação do organismo humano e merece atenção para seu estado de saúde. O mau funcionamento hepático compromete a qualidade de vida e oferece riscos graves. Para mantê-lo saudável, existem algumas frutas que podem ajudar a diminuir a gordura na região. Informações do Metrópoles.
Entre elas, destaca-se a maçã. Consumir maçãs com frequência está associado a menor risco de esteatose hepática, graças à pectina (fibra solúvel que ajuda a “limpar” gorduras e toxinas) e aos seus polifenóis anti-inflamatórios
Além dela, outras frutas, como o grapefruit (toranja) e pequenas frutas vermelhas (como amoras e mirtilo), também apresentam compostos que favorecem a saúde hepática.
“A toranja contém naringenina, que estimula enzimas de queima de gordura, e os frutos vermelhos têm antocianinas poderosas que reduzem o estresse oxidativo no fígado”, explica a nutricionista Juliana Andrade.
“Vale destacar que frutas não são, de forma única, um ‘remédio’, sua eficácia vem integrada a um estilo de vida saudável — alimentação equilibrada, atividade física e manutenção de peso”, destaca a profissional.
Ele abrange aspectos físicos, mentais e sociais
Faça substituições inteligentes na dieta para comer mais saudável
Praticar atividade física é essencial
Ele permite que as pessoas vivam de forma mais equilibrada, saudável e feliz
O bem-estar contribui para a prevenção de doenças e melhora a qualidade do sono
Juliana ainda destaca que como se tira o melhor proveito do alimento. “Opte por comer a fruta inteira (com casca, quando possível) para preservar fibras, ao invés de sucos que concentram açúcar. Prefira servir-se de uma maçã como lanche ou adicione-a às suas refeições com iogurte ou salada.”
Fonte: Portal Grande Ponto
Nenhum comentário:
Postar um comentário