domingo, 14 de dezembro de 2025

ANÁLISE: A ELEIÇÃO DO CHILE

 


Ney Lopes

O segundo turno das eleições presidenciais chilenas será realizado hoje, 14, entre a candidata de esquerda Jeannette Jara, 51,  e o candidato de extrema-direita José Antonio Kast, 59.

O legado do ex-ditador Augusto Pinochet continua polarizando o debate eleitoral, principalmente em torno da ideologia política e das propostas de Kast.

José Antonio Kast sempre foi um admirador declarado do ex-ditador.

Fez campanha, ainda estudante, para manter Pinochet no poder durante o referendo de 1988.

Seu irmão, Miguel Kast, também foi ministro no governo de Pinochet.

Para os críticos, uma vitória de Kast representaria o governo mais à direita desde a ditadura.

Jeannette Jara é ex-ministra do Trabalho e membro do Partido Comunista, candidata pela coligação governista Unidade pelo Chile.

A campanha eleitoral girou em torno da segurança pública, criminalidade e imigração, em vez de questões econômicas ou sociais tradicionais.

O vencedor assumirá o cargo em 11 de março de 2026.

O cenário político atual está radicalizado, o que significa uma mudança em relação às coligações moderadas de centro-esquerda e centro-direita que governaram o Chile desde o fim do regime militar.

O perfil político atual do Chile aponta a ascendência do presidente Gabriel  Boric ao poder em 2021, como o mais jovem mandatário do Chile, proveniente numa coalizão de esquerda Apruebo Dignidad (Frente Ampla e o Partido Comunista) e com a promessa de reformas sociais profundas.

No entanto, a necessidade de governar com um congresso dividido, a rejeição popular de uma proposta de nova Constituição e a gestão de crises, o forçaram a negociar com outros partidos e a adotar uma postura moderada.

Boric chegou a ser criticado pela “direita", em relação à gestão da segurança pública, desempenho econômico e frustrações com as reformas prometidas.

Já esquerda radical, o considera uma "decepção", acusando-o de ser subserviente aos Estados Unidos e de não cumprir as promessas de campanha de “sepultar o neoliberalismo".

A previsão das pesquisas é que domingo ocorrerá a mais forte mudança política do país em décadas, que se somará à crescente onda de governos de direita em boa parte da América Latina .

Assim José Antonio Kast tornar-se-á o líder mais conservador do país desde a ditadura militar.

Curtinhas

Filme

“Toque familiar” – Amazom Prime Video, via Prime Video Channels.  Ruth Goldman, uma idosa que sofre de demência, passa a viver em uma moradia assistida. Ruth se conecta com os cuidadores e confunde o próprio filho com um pretendente, desenvolvendo uma atração por ele.

Frase

“Portugal não é um albergue. É a casa dos portugueses” – Faixas e panfletos de rejeição a presença de brasileiros em Portugal.

Melhor negócio

As operadoras de planos de saúde registraram um lucro recorde no terceiro trimestre de 2025 de R$ 17 bilhões. O resultado é praticamente o dobro do registrado entre janeiro e setembro de 2024 quando foi de R$ 8,7 bilhões. Será hoje o negócio mais lucrativo do Brasil? Com certeza, sim.

Michelle Tour (I)

Na última sexta, a operadora de turismo Michelle Pereira recebeu amigos e clientes para as comemorações de 25 anos de atuação no mercado turístico nacional da sua empresa “Michelle Tour” (Avenida Rui Barbosa,911 – Tirol, Natal).

Michelle Tour (II)

Michelle Pereira é hoje uma referência no turismo. Atua também em Manaus, através de filial de sua empresa, além de manter parcerias no país e no exterior. A excelência dos serviços prestados justifica o sucesso e a expansão da empresa. Parabéns!

Lula fala com Maduro

Lula manteve telefonema secreto com Maduro na semana passada, quando  expressou preocupação pelo assédio militar americano no Caribe e reiterou sua disposição para ajudar. Lula não se afasta do venezuelano. Ao que se propaga, uma das razões poerá ter sido a solidariedade financeira nas campanhas políticas, que ele sempre recebeu de Maduro.

Milei irá a Londres

A imprensa britânica informa que Milei fará a primeira visita de um presidente argentino a Londres em 27 anos. Ele afirma que planeia viajar em 2026 e que  negocia para que o Reino Unido levante as restrições à venda de armas à Argentina.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário