Mais de 8 mil brasileiros se chamam Natal. Outros 12 mil têm o sobrenome Natal... mas nenhum deles mora em Natal, ou em qualquer outra cidade do Rio Grande do Norte. A informação é do G1.
Os dados são do levantamento Nomes no Brasil, divulgado pelo IBGE com base nas informações do Censo 2022. O órgão divugou os nomes mais comuns do país nesta terça-feira (4).
Além do Rio Grande do Norte, apenas os estados do Amapá, Alagoas e Sergipe não possuem moradores com esse nome.
A idade mediana dos brasileiros chamados Natal é de 58 anos. O auge do nome ocorreu entre os anos de 1960 e 1969, quando 2.131 pessoas foram registradas com o mesmo nome a capital potiguar.
Entre 2010 e 2019, apenas 40 pessoas foram registradas com o nome do país.
Nomes mais comuns
Maria é o nome mais frequente entre as mulheres potiguares: mais de 363 mil, ou mais de 11% da população do estado. Entre os homens, o nome mais comum é José, que corresponde a pouco mais de 4,2% da população.
Já quando o assunto é sobrenome, Silva é de longe o mais usado no estado. São 919.522 moradores do RN. A cada 100 potiguares, 28 têm esse sobrenome.
O Rio Grande do Norte segue uma tendência nacional: Maria, Jos e Silva também são os nomes mais comuns do país.
Porém, o segundo sobrenome mais frequente no estado é Oliveira, superando Santos, que é ocupa essa posição no ranking nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário