terça-feira, 21 de outubro de 2025

MEMÓRIA: "CURIOSIDADES E DETALHES DE UMA VIAGEM"

 

Ney Lopes

Como prometido, estou de volta. "Eu não tenho paredes. Só tenho horizontes", afirmou o poeta brasileiro Mário Quintana. Sempre viajo como quem lê um livro. Planejo a rota, exploro curiosidades e agrego novos conhecimentos. Dessa vez, na saudável companhia da esposa Abigail, filhas Karla e Ana Lílian, viajei usando cadeiras de rodas nos aeroportos, em razão de inflamação no joelho. Mas, tudo correu bem.

Explorar novas culturas e modos de vida estimula a criatividade e a capacidade de pensar de forma diferente. Muito mais do que um simples ato de turismo.  É uma forma prática de aprendizado.

Roubo no Louvre

Paris, que já foi palco da semi-destruição de Notre Dame, assistiu no domingo que em que viajei, um roubo jamais previsível no Museu do Louvre. Percebe-se estado de apreensão nos países. A presença policial repressiva é constante, nos aeroportos e até hotéis  Philippe Mendes vive de frente para o museu e assistiu à agitação após o assalto. Ele afirmou que “dentro do museu, a segurança é ao mais alto nível, mas no exterior não há quem o vigie”.

Gaza

Enquanto viajava, acompanhei a a busca de soluções, que permitam a Paz no território. Anunciou-se a paz, porém até hoje nada se resolveu. Mas, houve grande avanço. A reconstrução de Gaza, que levará anos, dependerá do financiamento de doadores internacionais. Questões fundamentais como a divisão de Jerusalém e o reconhecimento de um Estado Palestino independente continuam sendo pontos de discórdia.

Por onde andei: Madri

Uma das curiosidades que muitos visitantes desconhecem é que Madri é o lar do maior palácio real da Europa Ocidental em termos de área, cobrindo mais de 135.000 metros quadrados

O hotel Riu Plaza oferece visão única da cidade de Madri.  No prédio está um “rooftop bar”, localizado no topo do edifício, que oferece uma experiência de lazer diferenciada com uma vista panorâmica da cidade. O termo "rooftop" significa "topo do telhado".

”Dica”: taxis em Madri são bem mais baratos do que Uber, Na França, também.

Andorra

Voltei à Andorra. Um país curioso. O 16º menor país do mundo em área territorial, localizado nos Pireneus, entre França e Espanha. A capital Andorra Velha é a mais alta da Europa.  Andorra é um dos cinco países sem aeroporto próprio, sendo os outros Liechtenstein, Mônaco, San Marino e Cidade do Vaticano.

 A maior atração é comércio com preços realmente reduzidos, Andorra se tornou um principado no ano de 1278, por meio de um acordo assinado pelo bispo de Urgell, na região da Catalunha, e o conde de Foix, da França. Atualmente´, é governada por dois príncipes: o bispo de Urgel (Joan Enric Vives Sicília) e o presidente da França (Emmanuel Macron) são copríncipes de Andorra.

Lá não funciona chip de telefone celular liberado para Europa.

Na gastronomia local, realmente de excelente qualidade, destaca-se o restaurante “Can. Manoel”. Imperdível. Restaurante familiar e tradicional de montanha, combina caracóis "a la llauna" (escargots), com inovações.

Lyon

Não conhecia Lyon. Deslumbrei-me. Cidade belíssima. Uma Paris em miniatura. Concorre com Praga. Em Vieux Lyon é possível encontrar várias construções medievais e renascentistas, como museus e igrejas e visitar um “bouchon” restaurantes típicos, tipo “boteco”, tradicionais e autênticos. Viajar de trem de Paris para Lyon leva em torno de 2 horas, em média, utilizando os trens de alta velocidade TGV, com tarifas que podem ser mais baratas, se compradas com antecedência

Halles de Lyon Paul Bocuse é o famoso mercado coberto de Lyon, um templo gastronômico. A 40 minutos de Lyon é possível conhecer Parque Hameau Duboeuf - Maior Parque de Enoturismo da Europa. O parque oferece uma combinação de exposições, espetáculos interativos, e degustações de vinho, tudo numa estrutura que recria uma estação de 1900.

Colmar, Strasbourg e Riquerwihr

São cidades belíssimas da Alsácia. Strasbourg é considerada a capital da região. Castigada na II Guerra, Colmar reconstruiu-se e hoje tem belas passagens naturais, além de um bairro típico chamado “Pequena Veneza” à beira de um rio. Uma opção é passear pela pequena Riquerwihr, cidade vizinha que inspirou o filme “A Bela e a fera”.

Estrasburgo é a capital da região de Grand Est, no nordeste da França. A cidade também é a sede formal do Parlamento Europeu e está localizada perto da fronteira alemã, com cultura e arquitetura que misturam influências alemãs e francesas.

Como presidente do Parlamento Latino-Americano (PARLATIO) estive várias vezes em reuniões das comissões da instituição europeia, quando convivi com vários líderes internacionais. Algo que guardo com a grande honra nas minhas memórias.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário