domingo, 26 de outubro de 2025

LULA FORMA “TROPA DE CHOQUE” PARA A SUA REELEIÇÃO



Ney Lopes

O Lula que voltará da Ásia não é o mesmo saiu que saiu do país.

Confirmou na Indonésia que será candidato a um quarto mandato. Retorna em campanha para a sua reeleição.

O anúncio de Lula pode ser interpretado de várias formas.

Em princípio, não significa que ele seja mesmo candidato.

Poderá estar atendendo um pedido de emergência dos seus correligionários, diante do desgaste progressivo do seu governo e “ganhar tempo” para definir o cenário eleitoral de 2026.

Uma recente pesquisa Genial/Quaest revelou que 57% dos brasileiros desaprovam o trabalho realizado pelo governo, que tem cometido muitos erros.

Enfrenta uma série de crises internas — como as relacionadas ao IOF, ao INSS e ao PIX.

Os ministérios funcionam como feudos isolados, sem uma comunicação efetiva com o poder central no Palácio do Planalto.

Esses dados alarmantes levantam questionamentos sobre as perspectivas de uma possível reeleição em 2026.

Esquerda unida

Por tais razões, Lula quer manter a esquerda unida, mobilizada e forma “tropa de choque”, ou “bunker” para agilizar a estratégia eleitoral, na campanha de reeleição em 2026.

A nomeação do deputado Guilherme Boulos (PSOL/SP), o novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, é o “ponta pé” inicial, além dele simbolizar a presença da esquerda radical no governo.

O novo ministro ganhou projeção nacional justamente como líder de um movimento social, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

Agora, recebeu a missão de colocar o governo na rua, rodar o Brasil, conversar com o povo, ouvir as demandas, ao mesmo tempo apresentar aquilo que o governo tem feito.

Quem tem experiencia política, sabe que é uma tarefa praticamente impossível de ser cumprida, sobretudo em curto prazo.

As demandas sociais são múltiplas e envolvem questões de saúde, educação, segurança e áreas de dezenas de ministérios.

O ministro Boulos da Secretaria Geral poderá ouvir muito, mas atenderá pouco, o que gera desgaste político.

Cada ministro tem o seu “reinado” e 

o aceita a interferência de quem tenha o seu memo nível na administração.

Lula & Centro

Outro ponto de análise é a intenção de Lula ao nomear Boulos de distanciar-se do centro.

Decisão de alto risco.

As vitórias de Lula foram marcadas pela aproximação com o centro, em composição que o permitia atingir uma parcela da população que o rejeitava.

Em 2002, após três derrotas em corridas presidenciais, passou a percorrer o país para apresentar seus projetos e construir apoios além de seu campo político, somando forças com um conservador indicado seu vice-presidente, o mineiro José Alencar Alencar, um dos fundadores da Coteminas.

Já em 2022, quando articulava a busca pelo terceiro mandato, o petista trabalhou nos bastidores pela chapa Lula-Alckmin, com total aceno ao centro político.

Com Boulos trabalhando em sentido contrário, levanta-se uma dúvida.

Porém, tudo dependerá dos rumos que tomar a oposição, até agora indecifrável.

Curtinhas

Filme

Fogo contra fogo – NETFLIX, PRIME VIDEO, DISNEY - Quando um detetive e um ladrão se enfrentam, aprendem o quanto precisam um do outro e que a linha que os separa nem sempre é muito clara. Elenco: Al Pacino, Robert De Niro, Val Kilmer.

Frase

“O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo” (Winston Churchill

Próximo Iphone

O próximo iPhone 19, especulado para chegar em 2027, deve ser chamado de iPhone 20 por conta do aniversário de 20 anos da linha. O celular pode ser praticamente todo em vidro e com curvaturas bem suaves nas bordas.

Permissão

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que enfermeiros e técnicos em enfermagem podem auxiliar na realização de abortos que estão previstos em lei, como casos de estupro, risco à saúde da gestante e de fetos anencéfalos.

Má notícia

Nos Estados Unidos, a inflação sobe menos que o esperado para 3% em setembro. Número abre caminho para corte esperado na taxa de juros do Federal Reserve na próxima semana. É uma péssima notícia para o Brasil. Com juros mais baixos, USA atrai investidores potenciais do país.

Lula vs Trump

Hoje, 26, o presidente Lula se encontra com o presidente americano Donald Trump na Malásia. A previsão é que mesmo com possibilidades de acordo, os negociadores dos dois países continuarão negociando. Os pontos que serão inevitavelmente abordados: 1) Questões comerciais. 2) Questões geopolíticas. 3) Questões políticas.

Escassez de carne bovina

Nos Estados Unidos e no Reino Unido, as churrascarias estão cortando funcionários, reduzindo porções e aumentando preços, com aumento no custo da carne bovina. As margens de lucro dos restaurantes diminuíram pela escassez de gado e alta demanda de clientes famintos por proteína

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário