sexta-feira, 19 de setembro de 2025

ANÁLISE: "QUEM TE VIU E QUEM TE VÊ!"



Ney Lopes

Alguns leitores indagam qual afinal a minha posição política nesta coluna. Com a morte do meu filho, afastei-me da política, porém acompanho através da mídia os fatos no dia a dia, analisando-os e interpretando-os.

Procuro sempre assumir posições, aplaudir ou criticar, sobretudo em defesa daqueles – seja quem for – feridos pela injustiça.

Sigo o texto Bíblico do Apocalipse: “Seja quente, ou seja, frio, não seja morno que eu te vomito”.

A propósito, é absolutamente incoerente a posição do presidente Lula e do PT contra a anistia dos atos de 8 de janeiro, uma tradição no Brasil.

O país já teve 48 anistias presidenciais ao longo dos séculos, desde o período do Império até a redemocratização.

A última delas foi em 1979, quando foi concedido perdão aos perseguidos políticos (que a ditadura militar chamava de subversivos) e, dessa forma, liberado o caminho para a redemocratização.

Foram anistiados tanto os que haviam pegado em armas contra o regime quanto os que haviam feito críticas públicas aos militares.

Graças à lei, exilados e banidos voltaram para o Brasil, clandestinos deixaram de se esconder da polícia, réus tiveram os processos nos tribunais militares anulados, presos foram libertados de presídios e delegacias.

A anistia que se discute atualmente tem um alcance menor.

Envolve a preparação e realização de ações de mobilização política, no dia 8 de janeiro de 2023, com a invasão e depredação do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto. Os atos resultaram em vandalismo e danos ao patrimônio público.

A controvérsia está em considerar esse movimento político como pré-golpe, ou seja, uma tentativa de golpe de estado.

A doutrina penal exige a deposição do governo, o que não ocorreu.

"Não configura o tipo penal [de golpe de Estado] a participação de turbas desordenadas.".

Existiram “atos isolados de multidões. A punição exigiria a individualização da presumida culpa de cada manifestante.

Por que Lula e seus adeptos, antes ferrenhos defensores da anistia de 64, hoje são contra esse perdão legal? Há, inclusive, o anúncio prévio de que o projeto, se aprovado, será vetado no Planalto.

Quem te viu e quem te vê!

Curtinhas

Filme

“A separação” - Prime Video - Nader e Simin divergem sobre a possibilidade de deixar o Irã: ele quer deixar o país para dar melhores oportunidades a sua filha, Termeh, mas Nader, no entanto, quer continuar no Irã para cuidar de seu pai, que sofre do Mal de Alzheimer. Os dois chegam a conclusão de que devem se separar, mesmo ainda estando apaixonados.

Frase

“Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá acompanhado”. – Provérbio africano

Pompa

Donald Trump está sendo recebido com grande pompa pela família real britânica. Diplomatas e a mídia nacional não esconderam que o objetivo era bajular o presidente americano, conhecido por seu fascínio pela "Realeza".

Manter a doutrina

Papa afasta qualquer reforma em relação às mulheres e aos fiéis LGBT+ Leão XIV disse estar alinhado com o acolhimento de "todos, todos, todos", defendido por Francisco, mas refutou quaisquer alterações doutrinárias.

Asteroide

Asteroide com mais de 200 metros passou ontem, 18, perto da TerraOs peritos russos calculam que este asteroide passa periodicamente perto do planeta, havendo registro da sua última aproximação em 17 de setembro de 1940. A próxima será daqui a 11 anos.

Aviões Embraer

A Força Aérea sueca vai comprar quatro aeronaves da brasileira Embraer, que são coproduzidos em Portugal, país que tem os direitos das especificações NATO. O Governo português assinou um memorando com a Embraer para a aquisição de mais 10 aeronaves, para depois serem vendidas a outros Estados. A Grécia, os Países Baixos e Marrocos estarão entre os interessados.

Inteligência artificial

Novo modelo de inteligência artificial foi publicado na revista “Nature”. Permitirá aos médicos preverem se seus pacientes têm probabilidade de desenvolver uma das mais de 1.000 enfermidades diferentes, incluindo Alzheimer, câncer e ataques cardíacos, que afetam milhões de pessoas todos os anos.  O modelo também pode ajudar as autoridades de saúde a alocarem verbas para áreas de doenças, que possam precisar de recursos adicionais no futuro.

Janja na frente

Janja foi na frente de Lula, que só irá domingo para Nova York, a fim de participar da Assembleia Geral da ONU. Terá mais tempo para compras....

Sucessor de Bolsonaro

Na última pesquisa Genial/Quaest, dentre as opções apresentadas de quem deve suceder Bolsonaro na candidatura presidencial, Tarcísio de Freitas foi mais citado no levantamento, com 15%. Um súbito aumento de cinco pontos sobre os 10% registrados no mês passado

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário