domingo, 17 de agosto de 2025

OPINIÃO: "LEÃO XIV MUDA ESTILO, MAS SEGUE FRANCISCO"

 



Ney Lopes

O Pontificado de Leão XIV completa 100 dias sob críticas de que “ainda não começou

O americano-peruano Robert Francis Prevost ainda não tomou até agora as decisões básicas desde sua eleição como papa.

Tampouco enfrentou dificuldades ou situações polêmicas, afirma uma reportagem do jornal francês Libération.

A publicação diz que, até o momento, tanto conservadores quanto partidários do falecido Papa Francisco parecem poupar Leão XIV de pressões sobre a sua linha de ação.

O Pontífice ainda não formou sua equipe e nem nomeou seu sucessor à frente do Dicastério para os Bispos.

Ainda trabalha em sua primeira encíclica, que deverá ser o texto programático de seu pontificado – uma espécie de plano de governo – previsto para ser publicado até o fim do ano

Apesar das críticas, o jornal pondera que, paradoxalmente, perto de completar 70 anos em 14 de setembro, Robert Francis Prevost “deu um ar de juventude ao papado”.

Ele tem a particularidade de agradar a todas as correntes do catolicismo: dos mais “tradicionais”, que esperam que ele reverta rapidamente as restrições impostas em 2021 pelo Papa Francisco à celebração da missa em latim, aos mais progressistas, que o veem como o herdeiro declarado do jesuíta argentino.

O estilo de Leão XIV, 69, contrasta com o de seu antecessor jesuíta, Papa Francisco, embora ambos compartilhassem visões políticas progressistas semelhantes. Francisco, eleito em 2013, desprezou os costumes tradicionais do Vaticano ao escolher viver em um quarto de uma humilde casa de hóspedes em vez do Palácio Apostólico, trocando seus carros luxuosos por um modesto Fiat e optando por renunciar passar os verões no palácio papal em Castel Gandolfo, uma cidade no topo de uma colina perto de Roma.

Leão XIV ainda está refletindo o como vai comandar a Igreja, em momento tão difícil para a humanidade.

Durante sua homilia na missa de posse, afirmou que o papa "não é um líder solitário ou um líder colocado acima dos outros".

Essa abordagem evidenciou que ele não tomará decisões sozinhos como fazia Francisco.

Aqueles que o conhecem o descrevem como um ouvinte atento que busca entender vários pontos de vista antes de agir.

Percebe-se uma mudança de estilo na comunicação, porém os sinais são de que a linha de Leão XIV seja a mesma de Francisco.

Graças a Deus!

Hoje na história

 17/8/1790 - A capital dos Estados Unidos muda de Nova Iorque para Filadélfia, no estado da Pensilvânia.

17/08/1833 — Início da primeira travessia em navio a vapor do Oceano Atlântico

17/8/1903 - O primeiro Prêmio Pulitzer é entregue, quando Joseph Pulitzer contribui com uma doação de um milhão de dólares para a Universidade de Colúmbia, providenciando os fundos para a criação dos Prêmios Pulitzer, feitos em seu nome.

1940 — Primeiro concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, regida por Eugen Szenkar.

17/8/1945-Nacionalistas da Indonésia declaram sua independência dos Países Baixos após 350 anos de ocupação holandesa..

17/8/1969- Chega ao fim o Festival de Música e Arte Woodstock, realizado próximo a Bethel, em Nova Iorque.

17/8/1996- Ross Perot anuncia sua candidatura à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Reformista.

17/8/1998- O presidente americando Bill Clinton é levado a julgamento pelo caso Monica Lewinsky.

Curtinhas

Filme

7 Prisioneiros”-  NETFLIX - Um jovem humilde precisa escapar das garras de um traficante de pessoas. Será que ele vai conseguir se manter fiel aos seus princípios enquanto luta para sobreviver?

Frase

O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete.” (Aristóteles)

Recusa

Tom Cruise recusou ser homenageado por Donald Trump

O presidente falou desde a Casa Branca. Foi hoje. Ele também disse que o Brasil é um parceiro comercial horrível. A expressão que Trump usou foi esta mesma: parceiro comercial horrível. E disse que as sanções são estas mesmas que implementou.

Terrorismo

Chefes de empresas  tecnologia gastam milhões a mais em segurança pessoal. Empresas como Meta e Nvidia aumentaram seus orçamentos de proteção após ameaças de morte e ataques cibernéticos aos seus diretores.

Profecias do Apocalipse

A desgraça atrai adeptos e vende: todo mundo está falando sobre o fim dos tempos O apocalipse está na moda porque o nosso fascínio pela catástrofe é lucrativo.  No mês passado, a Netflix lançou o documentário Apocalipse nos Trópicos , que mapeia a ascensão da política evangélica no Brasil, incluindo profecias e temas do Livro do Apocalipse. Os últimos anos trouxeram sucesso de audiência sobre esse assunto

Trump e o Nobel da Paz

Trump tem o sonho de ganhar o Nobel da Paz. Apesar de não ter cumprido ainda a promessa de colocar fim às guerras em Gaza e na Ucrânia, o republicano tem atuado em outras frentes de conflitos internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário