Ney Lopes
Hoje, 6, dia da independência de Singapura.
Conhecida como "A Pérola da Ásia", a cidade-Estado de apenas 5,6 milhões de habitantes é um dos maiores centros financeiros do mundo, o lugar que produz mais milionários e o mais caro de se viver.
Singapura tem uma economia altamente industrializada, sendo os setores agrícola e de mineração virtualmente inexistentes.
O setor de serviços - incluindo serviços financeiros, de negócios, informação e comunicação, entre outros - é o mais importante da economia do país.
O PIB per capita alcança mais de 60 mil dólares.
É o quarto país mais rico do mundo, apenas superado por Qatar, Luxemburgo e Macau, de acordo com o poder de compra de seus habitantes.
Há 50 anos, Cingapura era uma aldeia pobre de pescadores, com poucos recursos naturais, o que não prometia um grande futuro.
Antes, em 1819, o funcionário da marinha britânica, Sir Thomas Stamford Raffles comprara a ilha do sultão de Johora, com o objetivo de abrir uma rota para a China e impedir o avanço dos holandeses na zona.
Independência
1963 - Singapura conseguiu a independência total e se integrou na Federação de Malaia, mas, dois anos depois, em 1965, se separou da Federação por discrepâncias com o governo federal e se tornou um Estado soberano.
Desde então, uma política internacional neutra e de acordos comerciais levou a esse pequeno estado, o menor dos países do sudeste asiático (com cerca de 700 quilômetros quadrados), a um contínuo crescimento demográfico, comercial e financeiro.
Comércio
A sua posição estratégica e status de porto livre fizeram de Singapura importante centro comercial, que atraiu uma numera imigração chinesa que rapidamente superou a população malaia.
Atualmente, serve como um ponto de conexão essencial entre as economias orientais e ocidentais.
Essa vantagem geográfica definiu a cidade-estado como um movimentado centro comercial, atraindo empresas, investidores e instituições financeiras.
Hoje, Cingapura é peça importante na economia global.
Vale a pena visitar.
Hoje na história
1694 — O aldeamento principal do Quilombo dos Palmares é destruído pelas tropas do bandeirante Domingos Jorge Velho.
1941 — Segunda Guerra Mundial: Tropas britânicas e australianas capturam Benghazi, na Líbia.
1952 - Elizabeth II tornou-se rainha da Inglaterra após a morte de seu pai, rei George VI. A rainha Elizabeth II excedeu o reinado da rainha Victoria em 9 de setembro de 2015, tornando-se a rainha reinante mais longa da história do mundo.
1959 — Realizado, com sucesso, de Cabo Canaveral, o primeiro lançamento de um míssil.
1984 — Começa a operar na Antártida a Estação Comandante Ferraz.
1985 — Steve Wozniak deixa o comando da empresa que ajudou a fundar, a Apple.
2004 — Explosão no metrô de Moscou cometido por um suicida matando 40 pessoas e ferindo 120. Este atentado é reivindicado por um grupo terrorista checheno.
2016 — Sismo de magnitude 6.6 atinge o sul de Taiwan, matando 117 pessoas.
2018 — Primeiro voo do Falcon Heavy da SpaceX, um veículo de lançamento reutilizável super pesado.
2020 — Astronauta Christina Koch aterrissa na Soyuz MS-13 após completar 328 dias no espaço, a maior duração contínua para uma mulher, superando o recorde de 289 dias de Peggy Whitson.
A data do carnaval
Todos os anos a data do Carnaval muda. O senso comum é que a festa acontece 40 dias antes da Páscoa, mas e como ela é definida, então? A Semana Santa é determinada por uma série de eventos astronômicos e do calendario, por determinação do Primeiro Concílio de Niceia, em 325 d.C. A Páscoa será, sempre, após a primeira Lua cheia depois do equinócio de primavera do hemisfério norte.
A Igreja Católica determinou que todo ano a Páscoa seria comemorada no primeiro domingo depois da primeira lua cheia pós-equinócio. Dessa forma, 40 dias antes do Domingo de Ramos, é a terça-feira de Carnaval
Nenhum comentário:
Postar um comentário