domingo, 21 de julho de 2024

NEW YORK TIMES: "MENTIRAS DA CONVENÇÃO QUE APROVOU TRUMP CANDIDATO"

 

Ney Lopes

Neste domingo, 21, o jornalista David Francês, do NYT, relata em artigo, fatos gravíssimos do governo de Trump e conclui afirmando:

“O verdadeiro mandato de Trump foi caótico e perigoso do começo ao fim, e se as memórias dos americanos não melhorarem logo, os eleitores que buscam paz e estabilidade irão nos trazer violência e lágrimas”, com a volta dele ao poder.

“Mas podemos olhar para Trump no governo e ver a verdade. A América era mais perigosa e o mundo era bastante caótico durante o mandato de Trump. Nossos inimigos não foram intimidados por Trump. Na verdade, a Rússia melhorou sua posição estratégica durante seu mandato.

Se o desempenho passado for um indicador de resultados futuros, os americanos devem se preparar para mais caos se Trump vencer”.

A seguir, o autor do artigo menciona fatos concretos de insegurança no governo Trump anterior:

O tema da segunda noite da convenção republicana foi “Make America Safe Again” (Torne a América Segura Novamente).

No entanto, o público não deve esquecer que a taxa de homicídios disparou sob Trump. “O aumento ano a ano na taxa de homicídios dos EUA em 2020 foi o maior desde pelo menos 1905 — e possivelmente de todos os tempos”.

É inverdade para Trump alegar ser o candidato da ordem quando a taxa de criminalidade aumentou durante sua presidência e está despencando durante a de Joe Biden.

Em 2023, houve uma queda na taxa de homicídios, e os crimes violentos, despencaram para um dos níveis mais baixos nos últimos 50 anos.

O argumento de Trump sobre política externa também é fundamentalmente enganoso. Tanto a Rússia quanto o Irã atacaram diretamente as tropas americanas quando ele era presidente.

Em 2018, mercenários russos e seus aliados sírios atacaram uma posição americana no norte da Síria. Em 2020, o Irã atacou tropas americanas em retaliação ao nosso ataque contra Qassim Suleimani e feriu mais de 100 militares americanos.

Ao mesmo tempo, o Irã estava aumentando seu programa nuclear. Depois que Trump encerrou o acordo nuclear da era Obama com o Irã,

Pior ainda, a Rússia avançou às nossas custas. Quando Trump ordenou uma retirada precipitada do norte da Síria, Trump não apenas abandonou aliados curdos, como também criou uma abertura para a Rússia.

A retirada síria fez com que o secretário de defesa de Trump, Jim Mattis, se retirasse do governo, em protesto.

Trump espera ganhar a presidência em parte apelando aos chamados eleitores nostálgicos.

Milhões de americanos parecem ter esquecido os maus momentos do mandato de Trump ou desculpar seus fracassos.

Caberá aos democratas lembrar aos americanos os aspectos dos anos Trump, que eles bloquearam de suas mentes.

A Convenção Nacional Republicana foi um longo exercício de criação de memórias de um mandato de Trump que nunca existiu

Nenhum comentário:

Postar um comentário