terça-feira, 16 de abril de 2024

Lira abre a porteira para a oposição

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL/foto), revelou em uma reunião com líderes partidários que a Casa Legislativa está pronta para atender uma série de solicitações feitas pela oposição. Entre as medidas mencionadas estão a criação de cinco Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) e um Grupo de Trabalho (GT) encarregado de elaborar uma proposta para enfrentar operações judiciais contra deputados.

De acordo com o regimento interno da Câmara, o número máximo de CPIs em funcionamento simultâneo é justamente cinco. Dentre os requerimentos que possuem o número necessário de assinaturas, estão comissões que pretendem investigar o tráfico infantil e a exploração sexual, o avanço do crack, o crime organizado, o abuso de autoridade do Judiciário, as passagens promocionais, as concessionárias de energia Ambar Energia e Karpowership no Brasil e as concessionárias de distribuição de energia elétrica, além dos pedidos relacionados à conexão de Micro e Minigeração Distribuída.

Ainda não foi definido quais CPIs serão instaladas. A ideia é que os líderes partidários cheguem a um acordo e apresentem uma lista ao presidente da Câmara.

“Ainda não decidimos. Ele quer ver se há acordo“, afirmou a líder da minoria na Câmara, Bia Kicis.

Lira x governo

Algumas dessas comissões têm potencial para prejudicar o governo, como aquelas que investigam a crise na segurança pública e na distribuição de energia.

Segundo reportagem do O Globo, Lira também anunciou que haverá uma audiência pública no plenário da Câmara com os jornalistas Michael Shellenberger e Glenn Greenwald, com o objetivo de debater o papel das redes sociais. Esse tema tem sido utilizado pelo empresário Elon Musk, proprietário da X, como uma forma de atacar o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.

DO BLOG DO ROBSON PIRES.


Nenhum comentário:

Postar um comentário