quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Trabalho de combate a perdas da Caern já cobriu 50 mil imóveis de Natal

 

FISCALIZAÇÃO

Redação - ACS Caern

O trabalho de fiscalização e combate a perdas da Caern já registra cerca 50 mil imóveis visitados em Natal, desde maio deste ano, quando o projeto foi iniciado. A meta é atingir 190 mil residências no intervalo de cinco anos previsto no contrato com o consórcio Tecqua Tecnologia em Sistemas de Saneamento. O consórcio, contratado pela companhia por meio de licitação, reúne quatro empresas especializadas em projetos de eficiência no combate a perdas de água.

A iniciativa inclui o levantamento de informações sobre o uso da água pelos habitantes da capital, como forma de permitir melhorias no abastecimento e no processo de tratamento de esgotos. Além disso, a meta é, até o final do contrato, fazer a instalação de 50 mil hidrômetros. Desse total, até agora já foram instalados 7.400 equipamentos. “O trabalho que vem sendo executado é de vital importância para Natal, uma vez que visa melhorar a qualidade do serviço prestado pela Caern”, diz o superintendente comercial da companhia, Giordano Filgueira.

A contratação do serviço com o consórcio é feita na modalidade contrato de performance, que condiciona e estabelece a remuneração da empresa contratada de acordo com os resultados obtidos. “Essa é a primeira vez que a Caern faz contratação nessa modalidade”, explica Giordano. “Ou seja, o consórcio de empresa só recebe pagamento se apresentar resultados na redução das perdas físicas e de arrecadação”.

A correta medição dos volumes de água é um aliado no combate ao desperdício, pois permite apurar os volumes reais utilizados em substituição à aplicação de taxas baseadas em consumos médios, além de possibilitar a detecção de vazamentos e estabelecer justiça social na cobrança pela quantidade utilizada efetivamente pelos moradores.

O diretor responsável pelo projeto, Adoniran Lopes, explica que com a escassez de água, especialmente nas regiões com grande densidade populacional, é necessário que o uso baseado na gestão da relação oferta x demanda seja cada vez mais otimizado. “Uma das medidas fundamentais e iniciais é ter medição nos dois lados da relação, implantando sistemas de macromedição e micromedição adequados aos consumos e produção de água, implementando procedimentos e tecnologias” explica ele.

De acordo com o cronograma de trabalho, no mês de novembro as equipes estarão nos bairros de Capim Macio e Ribeira. A partir de dezembro, serão visitados os bairros da Zona Norte de Natal.
RODÍZIO
Caern divulga cronograma de abastecimento de Cerro Corá para mês de novembro

Redação - ACS Caern

A Caern iniciou um rodízio de abastecimento na cidade de Cerro Corá, no Seridó. A medida é provisória e ficará vigente enquanto a Caern realiza algumas adequações na adutora que atende o município, aumentando a vazão da água que é captada do açude Pinga para a população de Cerro Corá. 

A Companhia dividiu a cidade em quatro setores e cada um deles será abastecido por um período de 15 horas, para que a população possa encher seus reservatórios domiciliares. Após esse período, o abastecimento é suspenso por quatro dias, até chegar água nas torneiras novamente. 

Na tarde desta terça-feira (31), o abastecimento está sendo realizado no setor 1. Às 22h, deve ser iniciado o abastecimento do setor 2, seguido do setor 3 que está previsto para às 13h desta quarta-feira (1º). O setor 4 terá o próximo abastecimento às 4h da próxima quinta-feira (2). 

Confira abaixo os setores:

SETOR 1
Baixo Centro, junto ao sítio Casa Velha

SETOR 2
Setor alto: bairro Tancredo Neves, junto ao Barro Vermelho, Rua Djalma Silvino, Rua Paulo Damásio e Rua do Matador.

SETOR 3
Setor alto: Centro e lado direito do bairro Seridó.

SETOR 4
Setor baixo: bairro Seridó e lado esquerdo do bairro Seridó.
ÁGUA
Caern trabalha para restabelecer abastecimento de Rafael Fernandes

Redação - ACS Caern

O abastecimento do município de Rafael Fernandes está suspenso para que a Caern execute serviço de retirada de vazamento em adutora, registrado na noite dessa terça-feira (31). A previsão é que o trabalho seja concluído ainda nesta tarde de quarta-feira (1), com a imediata retomada do fornecimento. Para que o abastecimento esteja completamente normalizado em todas as áreas afetadas, será necessário aguardar um prazo de até 48 horas.
ABASTECIMENTO
Ação de vândalos deixa cinco cidades sem água no Seridó

Redação - ACS Caern

Os municípios de Florânia, Tenente Laurentino Cruz, São Vicente, Lagoa Nova, Bodó e o Consórcio CONISA, estão sem abastecimento de água nesta quarta-feira (1), por causa da ação de vândalos, que furtaram a depredaram o sistema elétrico da estação de bombeamento 2 da Adutora Serra de Santana. A ocorrência foi registrada na madrugada.

A Caern está providenciando o reparo dos equipamentos para restabelecer o funcionamento do sistema. A previsão é que o trabalho seja concluído no início da tarde desta quinta-feira (2). Após o conserto e retomada, será necessário aguardar um prazo para a completa normalização do serviço em todas as áreas afetadas. Esse prazo vai até o dia 8.
COMODIDADE
Caern oferece canais de atendimento virtual para feriado do Dia de Finados

Redação - ACS Caern

Nesta quinta (2) e sexta-feira (3) não haverá expediente administrativo, nem atendimento presencial nos núcleos de atendimento ao cliente da Caern em todo o Estado. Os canais virtuais e o teleatendimento através do 115 estarão disponíveis para urgências em águas e esgotos. Confira nossos canais de atendimento ao cliente:

- Agência Virtual: www.caern.com.br
- Teleatendimento: 115
- App: Caern
- Whatsapp: (84) 98118-8400

Nenhum comentário:

Postar um comentário