FISCALIZAÇÃO
Redação - ACS Caern
O trabalho de fiscalização e combate a perdas da Caern já registra cerca 50 mil imóveis visitados em Natal, desde maio deste ano, quando o projeto foi iniciado. A meta é atingir 190 mil residências no intervalo de cinco anos previsto no contrato com o consórcio Tecqua Tecnologia em Sistemas de Saneamento. O consórcio, contratado pela companhia por meio de licitação, reúne quatro empresas especializadas em projetos de eficiência no combate a perdas de água.
A iniciativa inclui o levantamento de informações sobre o uso da água pelos habitantes da capital, como forma de permitir melhorias no abastecimento e no processo de tratamento de esgotos. Além disso, a meta é, até o final do contrato, fazer a instalação de 50 mil hidrômetros. Desse total, até agora já foram instalados 7.400 equipamentos. “O trabalho que vem sendo executado é de vital importância para Natal, uma vez que visa melhorar a qualidade do serviço prestado pela Caern”, diz o superintendente comercial da companhia, Giordano Filgueira.
A contratação do serviço com o consórcio é feita na modalidade contrato de performance, que condiciona e estabelece a remuneração da empresa contratada de acordo com os resultados obtidos. “Essa é a primeira vez que a Caern faz contratação nessa modalidade”, explica Giordano. “Ou seja, o consórcio de empresa só recebe pagamento se apresentar resultados na redução das perdas físicas e de arrecadação”.
A correta medição dos volumes de água é um aliado no combate ao desperdício, pois permite apurar os volumes reais utilizados em substituição à aplicação de taxas baseadas em consumos médios, além de possibilitar a detecção de vazamentos e estabelecer justiça social na cobrança pela quantidade utilizada efetivamente pelos moradores.
O diretor responsável pelo projeto, Adoniran Lopes, explica que com a escassez de água, especialmente nas regiões com grande densidade populacional, é necessário que o uso baseado na gestão da relação oferta x demanda seja cada vez mais otimizado. “Uma das medidas fundamentais e iniciais é ter medição nos dois lados da relação, implantando sistemas de macromedição e micromedição adequados aos consumos e produção de água, implementando procedimentos e tecnologias” explica ele.
De acordo com o cronograma de trabalho, no mês de novembro as equipes estarão nos bairros de Capim Macio e Ribeira. A partir de dezembro, serão visitados os bairros da Zona Norte de Natal. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário