A liberação estará disponível a partir do dia 4 de dezembro de 2023
(Foto: Zack/MCom)
Moradores de 235 municípios do nordeste brasileiro poderão instalar a infraestrutura para receber o sinal 5G, a partir do dia 4 de dezembro deste ano. A decisão foi do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI), que se reuniu nesta quarta-feira (29/11) e já contemplou, em todo país, aproximadamente 172 milhões de brasileiros. No total, 3.079 municípios efetuaram a limpeza da faixa de 3,5 GHz e estão aptos a implantar a infraestrutura da quinta geração de redes móveis.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressaltou que a Pasta está empenhada em disponibilizar o quanto antes o serviço com qualidade para toda a sociedade. "Além de cumprir os prazos estabelecidos no edital do leilão 5G, o MCom tem cobrado as operadoras para anteciparem os prazos e aperfeiçoarem a qualidade da cobertura em regiões que contam com problemas ou ainda seguem sem sinal", afirmou.
Com a decisão do GAISPI, as operadoras poderão solicitar a implantação do serviço nas localidades da região nordeste que foram contempladas. O estado do Ceará teve a maior quantidade de liberações, com 67 municípios, seguido de Alagoas com 62 municípios beneficiados. Em seguida, estão os estados do Maranhão e Rio Grande do Norte, com 41 cidades contempladas, respectivamente. Além do estado da Bahia com 13 municípios, Paraíba com seis, Pernambuco com duas e Sergipe com duas cidades.
Entre as cidades aptas para a liberação do serviço estão os cearenses de Itapipoca, com mais de 131 mil habitantes, Brejo Santo, com 51.090 e Caridade, com as mais de 16,3 mil pessoas beneficiadas. Os alagoanos de Traipu, com mais de 23 mil habitantes, Mata Grande, com 21.844 e Maravilha, com o total de população de 9.534 pessoas. Também contarão o novo acesso os maranhenses de Codó, com mais de 114 mil residentes, a região Lago Verde, com 14.769 e Montes Altos, com mais de 9 mil habitantes beneficiados.
Outras localidades autorizadas foram as cidades de Afonso Bezerra, com mais de 10,8 mil habitantes, São Francisco do Oeste, com 4.161 e Riachuelo, com mais de 7,3 mil pessoas beneficiadas. Na Bahia, dentre as cidades contempladas estão: Barreira, Jequié e Una, totalizando mais de 333 mil moradores contemplados.
Além dos municípios paraibanos de Patos, com mais de 100 mil moradores contemplados, Guarabira, com 57.484 beneficiários e os moradores residentes em Pilões, com total de mais de 6,8 mil moradores. E, por fim, os pernambucanos de Garanhuns, Santa Cruz do Capibaribe e Carpina. Em seguida, estão os sergipanos de Itabaiana e Lagarto. No total, serão mais de 525 mil pessoas que contarão com muito mais velocidade de internet.
As autorizações ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. O edital do Leilão do 5G também garantiu investimento das operadoras vencedoras para distribuição de kits para recepção aos cadastrados no CadÚnico – lista de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.
IMPLANTAÇÃO - A liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário