quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Tecnologia de ponta aplicada à produção de grãos e nutrição animal pauta as discussões do primeiro VICTAM LatAm 2023, o principal evento internacional do setor

 


Inscrições para exposição e congresso estão abertas no site da Victam LatAm

Começou ontem (03) e vai até o dia 5 de outubro, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo, a VICTAM LatAm 2023, a primeira versão latino-americana dos já tradicionais eventos da Victam Corporation.


A entidade responde, há mais de 60 anos, pelos maiores eventos do mundo dedicados às indústrias de nutrição animal, que inclui pet foodsaqua feed (piscicultura), avicultura, ruminantes e animais de grande porte, além de setor de processamento de grãos, realizados na Holanda, Turquia e Tailândia e, agora, chega ao Brasil.


“O primeiro dia do evento nos surpreendeu pela quantidade e qualidade da visitação. Entendemos que a presença de tantos profissionais do setor é reflexo da qualidade das empresas do Brasil e de outros países que estão expondo e das novidades em tecnologia e equipamentos para o processamento, armazenamento e transporte de grãos e ração animal", afirmou o diretor geral da VICTAM Corporation, Sebas van den Ende.


O evento conta com cerca de 10.000 m2 de área de exposição, onde mais de 150 empresas nacionais e internacionais, que representam cerca de 250 marcas, como Buhler, AGI, Evonik, Van Aarsen, Ferraz Máquinas, Kahl, Vantec, Equitec, apresentarão suas soluções e tecnologias de ponta.


LANÇAMENTOS

A empresa Frunn, representante oficial das marcas Bin Master, Electro-Sensors dos Estados Unidos, Tandler, Siko, Kipp, Motrona, Meister da Alemanha, e Zimm da Áustria, trouxe para a VICATM LatAm lançamentos em equipamentos e tecnologias para o monitoramento de silos. Uma das tecnologias patenteadas que a empresa representa com exclusividade no Brasil é o equipamento que faz a medição de material particulado em suspensão e que minimiza os riscos de explosão em silos.


“O equipamento monitora ambientes abertos e fechados e, caso identifique uma quantidade muito expressiva de partículas em suspensão, dá o alerta para eventuais riscos de explosão por faísca. O mau funcionamento de uma correia transportadora, que esteja desalinhada, por exemplo, pode provocar faísca em um ambiente cheio de partículas combustíveis e oxigênio, a situação ideal para uma explosão”, conta a responsável pelo departamento de vendas da Grunn, Letícia Fatichi.


Os equipamentos podem monitorar também dutos e chaminés para o controle da variação de temperatura nas correias para identificar mau funcionamento.

 

Ao identificar o mau funcionamento dos rolamentos ou de outros equipamentos, como o elevador de caneca, a tecnologia pode alertar e até interromper o seu funcionamento, viabilizando a manutenção preventiva antes que um acidente maior ocorra.


“A novidade é que hoje temos a oferecer um controle wireless e a gestão em nuvem. Todos os nossos softwares de monitoramento não precisam de cabeamento, o que viabiliza o monitoramento remoto ou em estruturas que não permitam cabeamento.

 

Segundo Letícia, o mercado brasileiro tem um enorme potencial de crescimento, uma vez que existe uma carência importante de capacidade de armazenamento.


“Segundo a CONAB, o país deveria ter 40% a mais de estruturas de silos ou estruturas. Um desafio a enfrentar é que no Brasil ainda não há muita consciência da importância de fazer o monitoramento de segurança do equipamento. Temos em média 4000% mais acidentes em instalações do que nos Estados Unidos. Precisamos de regulações de segurança obrigatórias”, diz a responsável pelo departamento de vendas da empresa.

 

Outra tecnologia patenteada representada com exclusividade pela Grunn é um equipamento da BIN master: uma tecnologia que é um sonar capaz de fazer um mapeamento da topografia da carga que está no silo com exatidão, medindo todos os pontos do que está armazenado.


A vantagem é que essa tecnologia também controla a quantidade da carga armazenada, com 99,5% de acerto. “Auxilia no controle de inventário, de furtos, acidentes, logística, ou seja, viabiliza o controle de todos os silos e, com o software, que recebe as informações do silo, é possível fazer a gestão perfeita da operação”, finaliza.

 

Outra empresa que participa da VICTAM é a Bruker Corporation, que desenvolve soluções diferenciadas e de alto valor voltadas à pesquisa e ao diagnóstico de ciências da vida. Presente no Brasil há 22 anos, a empresa apresenta como carro-chefe aos visitantes do evento a Maldi Biotyper Sirius, equipamento de identificação de microrganismos que utiliza a tecnologia de espectrômetro de massa.

 

O equipamento tem capacidade de testar 96 amostras (fungos, bactérias, leveduras) em 30 minutos. “A microbiologia já tem grande entrada em setores como clínicas e grandes empresa e a participação em eventos como a VICTAM LatAm abre a possibilidade de conversarmos sobre as vantagens dessa tecnologia também para o setor produtivo e industrial”, comentou o técnico em Vendas e Aplicação da Bruker do Brasil, Rodrigo Oliveira.

 

A empresa também levou ao evento a IR Biotyper®, para controle de higiene e o rastreamento da origem em todas as linhas de produção de alimentos e bebidas, desde amostragem de superfície até análises moleculares.


CONGRESSO E CONFERÊNCIAS

O primeiro dia de conferências da VICTAM LatAm 2023 começou com as palestras da Perendale – Conferência de Extrusão – PET Food e Aqua Feed. O Process Technologist da Wenger, Keith Erdley, falou aos participantes sobre as diferenças entre PET Food e Aqua Feed, evidenciando que a “humanização” do PET faz com que os desafios da indústria de nutrição passem pela qualidade e diversidade de ingredientes, visando a qualidade de vida do PET desde filhote até a maioridade.


Já o mercado de Aqua Feed requer a qualidade e a performance visando produção animal para consumo. “Nesse aspecto, a rastreabilidade do alimento assim como o atendimento à legislação vigente são pontos fundamentais para a competitividade”, afirmou Erdley. Outros diferenciais como as características das embalagens – mais individualizadas e humanizadas para PET food e maiores e mais básicas para Aqua Feed -, entre outros determinam também as diferenças nas plantas produtivas.


A professora do Programa de PG da CAUNESP e membro do Consortium AquaVitae H2020-EU, Patrícia Moraes Valenti, abordou o tema da sustentabilidade e da economia circular aplicadas à nutrição animal. “Há muitos desafios nesse sentido até que a sustentabilidade faça parte do processo de profissionalização dos criadores”, afirmou ela.


Já o gerente de produtos da Imeve, Renato Almeida, falou sobre os benefícios dos prognósticos na Aquicultura, melhorando a digestibilidade e imunidade das criações. Em seguida, o CEO da Tiejen, Thomas Runde, dissertou sobre moagem, peneiramento e controle de tamanho das matérias primas e como isso impacta na qualidade da nutrição de peixes e PETs. Adição de microingredientes e revestimento de ração para animais de estimação foram os temas que encerraram as apresentações do dia.


Em parceria com a comunidade global de grãos GEAPS, foi realizada a primeira parte do Programa Educacional Internacional sobre Qualidade, Processos, Armazenagem e Equipamentos para Grãos, no qual foram abordados temas como as tecnologias voltadas a manter a qualidade dos grãos em clima tropical, a proteção de equipamentos de processos contra explosões com poeiras, além de soluções de para equipamentos de manuseio de grãos, feita pela empresa Dodge.


EMBRAPA

Completando o primeiro dia de Congresso a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) ofereceu aos visitantes um extenso programa que discutiu os desafios, as oportunidades e a atuação da Embrapa nos desenvolvimentos voltados aos  negócios nas cadeias de proteína animal, nutrição animal e grãos, as oportunidades na cadeia da soja, de milho e sorgo; as oportunidades nas cadeias de proteína e nutrição animal para ruminantes, e nas cadeias de proteína e nutrição animal para monogástricos e peixes.


Pontos importantes como as deficiências logísticas do Brasil, a necessidade de o país agregar valor às commodities que exporta hoje para aumentar a lucratividade, a atenção às questões sustentáveis como forma de ampliar competitividade no âmbito mundial e o investimento em profissionalização de processos e em tecnologia foram alguns dos pontos em discussão desse programa.


O congresso VICTAM LatAm 2023 segue até o dia 5 de outubro. Para conhecer o programa completo, clique aqui.


PARCERIAS

Em paralelo à VICTAM LatAm 2023, será realizado o GRAPAS LatAm, evento dedicado à moagem e ao processamento de grãos, arroz, soja e farinhas. Na versão latino-americana, a VICTAM faz parceria com a associação norte-americana de processamento e manuseio de grãos GEAPS (Grain Elevator and Processing Society), que lança seu evento em um espaço compartilhado com VICTAM e GRAPAS. Juntos, os três eventos formam a plataforma ideal para as indústrias de nutrição animal e processamento de grãos na América Latina.


Além disso, a VICTAM LatAm conta também com parcerias de associações brasileiras, como a ABIAM - Associação Brasileira da Indústria e Comércio de Ingredientes e Aditivos para Alimentos, ABIEC - Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes, ABPA - Associação Brasileira de Proteína Animal, ABRA - Associação Brasileira de Reciclagem Animal, AQUABIO - Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática e Peixes BR - Associação Brasileira da Piscicultura, sem falar de parceiros internacionais, como GMP+, Misset, Perendale, RTRS, University of Wageningen e WPSA.

 

Serviço: VICTAM LATAM 2023

Quando: de 3 a 5 de outubro.

Local: Expo Center Norte - pavilhão vermelho - São Paulo/SP.

Horários: Conferências e Seminários: de 9h às 16h - Exposição: de 12h às 19h.

Informações: Clique aqui

Credenciamento de imprensa: Expo Center Norte - pavilhão vermelho.


 

Sobre a VICTAM:

Os eventos Victam são de propriedade da Fundação Victam, que é uma organização holandesa sem fins lucrativos datada de 1964. O objetivo da Fundação é fornecer apoio financeiro para projetos inovadores a candidatos sem fins lucrativos, como institutos, universidades e faculdades. Além disso, a concessão de bolsas individuais. A Fundação busca contribuições positivas para o desenvolvimento tecnológico de setores industriais na moagem de grãos e outras matérias-primas no sentido mais amplo da palavra e na produção de ração animal e alimentos para humanos. Em 1965, a primeira exposição Victam foi organizada em Utrecht, na Holanda. O primeiro evento em Bangkok, na Tailândia, foi lançado em 1994 e em Istambul, na Turquia, em 2021. Saiba mais: clique aqui 

 

Sobre a Interlink Exhibitions:

A equipe da Interlink Exhibitions possui mais de 25 anos de experiência na organização de eventos e congressos técnicos e de negócios no Brasil, América do Sul e no mundo. A empresa atua na concepção, gestão e realização de eventos B2B de alta qualidade para comunidades com foco em networking, geração de negócios e crescimento sustentável de empresas e mercados, e atua como parceira genuína da indústria em vários setores. Saiba mais: clique aqui

 

Coletivo da Comunicação - Assessoria de Imprensa


Valeria Bursztein

valeria@coletivodacomunicacao.com.br

(11) 9 9104-2031

Roberta Provatti

roberta@coletivodacomunicacao.com.br

55 11 99652-4661

  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário