terça-feira, 9 de novembro de 2021

Instituto Modefica e Repassa firmam parceria para incentivar a moda circular e o jornalismo ecofeminista

 

Aviso de Pauta: Instituto Modefica e Repassa firmam parceria para incentivar a moda circular e o jornalismo ecofeminista



Instituto Modeficaorganização de jornalismo e pesquisa que atua por justiça socioambiental e climática por meio de uma perspectiva ecofeminista se uniu ao Repassa, maior marketplace de moda de segunda mão do Brasil, para fomentar a produção de reportagens de jornalismo ambiental e climático a partir de uma perspectiva ecofeminista e, ao mesmo tempo, incentivar a circularidade na moda.


Conforme informou o relatório Fios da Moda: Perspectivas Sistêmicas Para Circularidade (https://modefi.co/relatorio-fios-da-moda), são produzidas só no Brasil cerca de 9 bilhões de itens têxteis, uma média de 42 peças por habitante. Tamanha produção vem com um enorme consumo de recursos e uma contribuição considerável para a crise climática: cerca de 5% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE) provém da indústria da moda. Isso significa a emissão dos países França, Reino Unido e Alemanha combinadas. Por sua vez, a produção excessiva gera um desperdício excessivo: só na região do Brás, em São Paulo, são descartados um volume de 16 caminhões de lixo têxtil por dia.  


Ao firmarem a parceria, Instituto Modefica e Repassa colocam para girar mais de 300 peças de 50 leitoras e leitores. “A primeira coisa para tornar a indústria da moda menos prejudicial ao planeta e às pessoas é produzir menos e investir em modelos de negócios circulares. Nesse sentido, o Repassa é exatamente esse incentivo a uma lógica não linear de varejo e que incentiva as pessoas estenderem o ciclo de vida das roupas”, explica Marina Colerato, diretora presidente do Instituto Modefica.  


O lucro da venda das peças será revertido para o Fundo de Jornalismo Ecofeminista, destinado a financiar mulheres jornalistas com experiência em produção de reportagens e cuja prática jornalística busca uma sociedade mais justa, democrática e ecológica. O valor arrecadado será convertido em bolsas de reportagem com valores que variam de R$ 1.200 a R$ 7.500. “Acreditamos que esta nova parceria consolida nosso objetivo de comunicar uma mensagem de transformação por meio da sustentabilidade e da solidariedade aos nossos clientes e parceiros. O jornalismo responsável do Modefica apresenta pautas, conteúdos e temas que se conectam com a missão do Repassa, que é impactar o mundo positivamente, e promovem uma sinergia natural. Estamos felizes que as vendas das peças da vitrine do Modefica no site do Repassa podem contribuir com o fortalecimento deste importante debate”, ressalta Alan Rodrigues, Diretor de Marketing do Repassa.


Link para Live em que as representantes das organizações contam sobre a parceria: https://www.instagram.com/p/CWBXF4XqwS4/


Para acessar a loja do Instituto Modefica no Repassa, acesse: https://modefi.co/vitrine-modefica-repassa


Saiba mais sobre a pesquisa Fios da Moda: Perspectivas Sistêmicas Para Circularidadehttps://modefi.co/relatorio-fios-da-moda



Sobre as organizações: 

Instituto Modefica 

O Modefica é uma organização de jornalismo, pesquisa e educação para justiça socioambiental e climática com uma perspectiva ecofeminista. Entendemos que vivemos em uma emergência ambiental e climática - e que as consequências da destruição ambiental podem ter impactos profundos na luta por justiça social, grandes rupturas nos processos sociais democráticos e atingir de forma mais dura determinados grupos vulnerabilizados, como as mulheres e as pessoas não-brancas. Procuramos fazer do jornalismo, da pesquisa e da educação ferramentas de transformação, colaborando com as causas sociais e ajudando a construir uma narrativa de responsabilização de autoridades públicas e privadas. Nossa missão é aumentar a percepção sistêmica sobre os problemas socioambientais para promover relações de equidade e justiça entre seres humanos, não-humanos e Natureza. Saiba mais em modefica.com.br. 


Repassa

O Repassa é uma startup nativa digital fundada em 2015 com base nas premissas ESG, e que conta atualmente com 300 colaboradores. A plataforma online, com foco exclusivo em moda, estimula o consumo consciente e prolonga a vida útil de roupas, calçados e acessórios em bom estado de conservação, gerando impacto ambiental e social positivo nesse processo. Tem a missão de aumentar o ciclo de vida de 70% das roupas das pessoas que não são mais usadas, gerando impacto ambiental e social nesse processo. E articula suas ações pelos valores de consumo consciente sustentável, e a influência direcionada para o Bem comum

As porta-vozes das organizações estão disponíveis para entrevistas. Para maiores informações e agenda de pautas entre em contato com a equipe da Voice 176: 

● Larissa Henrici - lari@voice176.com // WhatsApp (11) 9 4556 0826

● Nathalia Anjos - nathalia@voice176.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário