quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Fórum Amazônia Sustentável lança nesta quinta, na COP26, o documento ‘10 pontos para uma bioeconomia da Floresta em pé’

 


INICIATIVA, QUE REÚNE SETORES DA SOCIEDADE CIVIL ENVOLVIDOS COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AMAZÔNIA, LISTA TÓPICOS COMO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA E INSTRUMENTOS E INCENTIVOS FINANCEIROS

A “economia da floresta” é secular e, além dos benefícios para o meio ambiente e dos ganhos econômicos, deve trazer qualidade de vida a seus habitantes. Este é o princípio que sintetiza o documento “10 pontos para uma bioeconomia da Floresta em pé”, que será lançado nesta quinta, 11, na COP26em Glasgow, pelo Fórum Amazônia Sustentável, iniciativa multissetorial composta por cerca de 100 entidades da sociedade civil, populações tradicionais e empresas, e que tem como missão mobilizar lideranças e organizações para promover o diálogo e a cooperação visando uma Amazônia justa e sustentável.


O documento, resultado de oito encontros multissetoriais realizados ao longo de 2020 e 2021 com povos e comunidades amazônicas, indígenas e tradicionais, mapeia os principais temas que merecem prioridade de ação na Amazônia. O objetivo comum é a recuperação da economia a partir de modelo circular, inclusivo e de baixo carbono, que mantenha a floresta em pé, proteja as comunidades locais e elimine efetivamente o desmatamento na região.


Os 10 pontos considerados prioritários para a região são: 1. Ações de combate ao desmatamento; 2. Regularização fundiária; 3. Proteção e fiscalização ambiental; 4. Cadeias de valor justas e sustentáveis; 5. Novas economias da floresta; 6. Inclusão social e econômica de comunidades locais; 7. Infraestrutura e energia; 8. Instrumentos e incentivos financeiros; 9. Impactos ambientais empresariais; 10. Abordagem e governança multissetorial.


“O Fórum Amazônia Sustentável é uma iniciativa valiosa, pois dá relevância às vozes regionais, apontando quais são as verdadeiras prioridades capazes de conciliar a preservação da biodiversidade com o bem-estar das populações locais. Cenários complexos como o da Amazônia exigem ações multissetoriais e os pontos de convergência elaborados neste documento são uma forma de indicar consensos para avançarmos com propostas concretas para o desenvolvimento sustentável da região”, afirma Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos que integra o Fórum desde sua fundação, em 2007.


Além do Ethos, outras oito organizações compõem o Comitê Organizador do Fórum: Instituto Socioambiental, Projeto Saúde e Alegria, Natura, Fundação Konrad Adenauer, Conselho Nacional dos Seringueiros / Populações Extrativistas, Grupo de Trabalho Amazônico, Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro e Reos Partners.


O lançamento do documento acontece durante o evento "Organização em rede para a ação climática" no espaço presencial Brazil Climate Action Hub, com transmissão através do link https://auditoriobrazilclimatehub.nerdetcetera.com. Participam da mesa, Instituto Ethos (Marina Ferro), Grupo de Trabalho Amazônico (Joci Aguiar), Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (José Bertotti), Instituto Clima e Sociedade - iCS (Marina Marçal), The Nature Conservancy - TNC (Karen Oliveira) e Centro Brasil no Clima - CBC (Guilherme Syrkis).


Christel Scholten, Diretora Executiva da Reos Partners Brasil, um dos parceiros signatários do documento, destaca convergências com outras coalizões multissetoriais que se somam à iniciativa do Fórum Amazônia Sustentável, como a Coalizão Brasil, Clima Florestas e Agricultura, Cebds, Concertação pela Amazônia e Instituto Talanoa, “além dos posicionamentos de povos e comunidades indígenas, tradicionais e Amazônidas para fortalecer a atuação dos vários setores em prol de uma Amazônia sustentável.”


Para Karen Oliveira, gerente para Políticas Públicas e Relações Governamentais da TNC Brasil, que participa do evento de lançamento, o potencial da bioeconomia é gigante. A TNC lançou em outubro, em parceria com o BID e Natura, um estudo sobre a sociobioeconomia no Pará, e o principal resultado mostrou que se envolvidos todos os elos da cadeia, da produção à comercialização, com uma remuneração equânime, o potencial econômico é enorme.


“No caso do Pará, por exemplo, em 20 anos pode-se chegar a um PIB da sociobioeconomia de R$ 170 bilhões. As soluções baseadas na natureza vão além de conservar a floresta em pé, elas fomentam o desenvolvimento sustentável, geram renda e fortalecem as comunidades locais e povos tradicionais, valorizando a sua cultura e modo de vida" explica a executiva.

Após a COP26, o documento será entregue em mãos no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília.


O que é o Fórum Amazônia Sustentável

O Fórum Amazônia Sustentável consiste em uma iniciativa multissetorial, composta por entidades que têm como missão a mobilização de lideranças da sociedade, promovendo o diálogo e a cooperação para construir e articular ações, visando uma Amazônia justa e sustentável. Hoje o Fórum é coordenado por 9 organizações que formam o Comitê Organizador: Instituto Ethos, Instituto Socioambiental, Projeto Saúde e Alegria, Natura, Fundação Konrad Adenauer, Conselho Nacional dos Seringueiros / Populações Extrativistas, Grupo de Trabalho Amazônico, Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro e Reos Partners.

O Fórum teve sua atuação inicialmente entre o período de 2007 a 2013 e foi reativado em 2019, durante a Conferência Ethos em Belém, no Pará. Foi planejado um encontro presencial em março de 2020, mas devido à pandemia, o evento rapidamente se transformou numa série de encontros virtuais. Os três objetivos principais do Fórum são: 1.Ser uma plataforma de diálogo e colaboração intersetorial e multisetorial para conectar, catalisar e propagar iniciativas, soluções e propostas para uma Amazônia sustentável; 2. Criar uma agenda comum para a Amazônia; 3.Incidir em políticas públicas e promover o debate público de alto nível para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.


Instituto Ethos – Empresas e Responsabilidade Social

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma Oscip cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerirem seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável.

Criado em 1998 por um grupo de empresários e executivos da iniciativa privada, o Instituto Ethos é um polo de organização de conhecimento, troca de experiências e desenvolvimento de ferramentas para auxiliar as empresas a analisar suas práticas de gestão e aprofundar seu compromisso com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável.

Saiba mais: https://www.ethos.org.br/


Transmissão ao vivohttps://auditoriobrazilclimatehub.nerdetcetera.com


Para download do documento, clique aqui:10 pontos para uma bioeconomia da floresta em pé 

Para mais informações entre em contato:

Marcelo Pinto:: marcelo.pinto@agenciafebre.com.br 21 97263-1188

Katia Carneiro:: katia.carneiro@agenciafebre.com.br 21 99978-2881

Marlene Duarte: marlene.duarte@agenciafebre.com.br 21 98154-0763

Siga-nos no Instagram @agfebre e no facebook.com/agfebre

Nenhum comentário:

Postar um comentário