domingo, 21 de junho de 2026

Transtornos mentais afastam servidores da Saúde do DF por 198 mil dias

 

                                           Créditos: Gabriel Lucas/Arte Metrópoles

Dados obtidos via Lei de Acesso à Informação revelam que profissionais da saúde da rede pública do Distrito Federal acumularam mais de 559 mil dias de afastamento em 2025. Os transtornos mentais e comportamentais responderam por 15% das licenças médicas e por mais de 35% dos dias afastados.

Enfermeiros e técnicos em enfermagem estão entre as categorias com maior número de licenças. Especialistas apontam que sobrecarga, exposição constante ao sofrimento, violência no ambiente de trabalho e problemas pessoais contribuem para o aumento dos casos de ansiedade, depressão e burnout.

A Secretaria de Saúde informou que mantém ações voltadas à saúde mental e ao bem-estar dos servidores, incluindo programas de qualidade de vida, acompanhamento psicológico e práticas integrativas. portal grande ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário