Os artistas, produtores e coletivos culturais do Rio Grande do Norte ganharam uma nova chance de participar da XXII Edição do Troféu Cultura, uma das mais tradicionais e importantes premiações voltadas ao reconhecimento da produção artística potiguar.
As inscrições, que se encerrariam dia 20, foram prorrogadas até hoje, quarta-feira, 21 de janeiro, às 23h59
Idealizado e proposto pelo jornalista Toinho Silveira, o Troféu Cultura consolidou-se como um marco no calendário cultural do Estado, celebrando a diversidade, a criatividade e a força da arte produzida no Rio Grande do Norte. A grande noite de gala já tem data e local confirmados: 25 de fevereiro, no Teatro Riachuelo Natal, e trará como tema “Encontro de Gerações”.
A edição deste ano promete destacar tanto novos talentos quanto produções recentes, além de reverenciar artistas que ajudaram a construir a história cultural potiguar. Haverá homenagens especiais ao artista Amaro Bezerra, pelo conjunto de sua obra, e a estreia dos tributos In Memoriam, que passam a homenagear, a partir desta edição, personalidades da cultura que nos deixaram em 2025, como Nivaldete Ferreira da Costa e Candinha Bezerra.
O Troféu Cultura é realizado com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), da Lei Câmara Cascudo, COMJOL, Prefeitura do Natal, Lei Djalma Maranhão e Ocean Palace. Conta ainda com o apoio cultural da Fecomércio, Probec, Teatro Riachuelo e Premiere.
O processo de inscrição é democrático e aberto a todos os realizadores potiguares, que devem observar os seguintes critérios obrigatórios:
Recorte Temporal: serão aceitas obras, projetos, apresentações, estreias ou lançamentos realizados entre 1º de novembro de 2024 e 31 de dezembro de 2025.
Recorte Territorial: concorrem projetos realizados no Rio Grande do Norte ou protagonizados por artistas potiguares em qualquer lugar do Brasil ou do mundo.
Novo Prazo Final: as inscrições encerram-se pontualmente às 18h desta quarta-feira, 21 de janeiro de 2026.
A seleção será conduzida por uma curadoria formada por especialistas em cada uma das 10 categorias, reunindo representantes de instituições culturais do RN, do Nordeste e do cenário nacional. Além das categorias técnicas, a maior consagração da premiação será o título de “Artista do Ano”, cujo vencedor será escolhido por voto popular, entre todos os indicados.
Artistas, grupos ou produtores devem enviar material comprobatório — como fotos, vídeos, clipping e um breve relatório destacando a relevância da obra — por meio do formulário online disponível no link:
https://forms.gle/joFpRmMkARJdquCz6
O link também está disponível na bio do Instagram @trofeuculturarn.
Última chance de garantir sua participação e ter sua arte reconhecida na XXII Edição do Troféu Cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário