sábado, 17 de janeiro de 2026

Corredor de Natal inspira em corrida Pirangi Praiano após grande desafio

 

A Praia de Pirangi foi palco de um encontro vibrante entre esporte e celebração pela vida. Neste sábado (17), a 7ª edição da Corrida Pirangi Praiano marcou a abertura do calendário de corridas do Rio Grande do Norte, reunindo atletas que buscam iniciar o ano em movimento e em sintonia com o verão. Entre os participantes, histórias de superação e perseverança ganharam destaque, especialmente a de Adalberto Martiliano, cuja jornada de cura foi integralmente acompanhada pelo Hospital Memorial São Francisco (CRM 162 RN), parceiro e apoiador do evento.


Adalberto Martiliano, 38 anos, funcionário público, representou o Hospital Memorial São Francisco na prova de 8 km, conquistando o 6º lugar com o tempo de 39 minutos e 40 segundos. Sua presença na linha de partida carregava um significado ainda maior: a celebração de uma recuperação notável após uma cirurgia cerebral de alto risco realizada na instituição.

A jornada de Adalberto começou em dezembro de 2023, quando ele chegou ao Hospital Memorial São Francisco com um quadro de crise convulsiva, sem histórico prévio de epilepsia. Exames de imagem revelaram uma lesão expansiva cerebral – uma lesão cística benigna, porém com um importante efeito compressivo sobre o cérebro, resultando em fraqueza em um dos lados do corpo e as crises.

Em janeiro de 2024, Adalberto foi submetido a uma cirurgia no Hospital Memorial São Francisco, conduzida pelo neurocirurgião Dr. Wladimir Melo (CRM 6566 RN – RQE 3242). A recuperação foi um sucesso exemplar. "Adalberto é um cara superativo, corredor, maratonista. Ele passou por um momento difícil na vida ao descobrir que a epilepsia era causada por uma lesão cerebral. Mas, graças a Deus e a toda a equipe do hospital, conseguimos ajudá-lo. Operamos, ele está curado e hoje está conosco, correndo e seguindo a vida normalmente", afirma o Dr. Wladimir Melo.

A conexão entre paciente e médico foi além da sala de cirurgia: nesta edição da Corrida Pirangi Praiano, Adalberto e o Dr. Wladimir Melo compartilharam a mesma prova, simbolizando a vitória conjunta sobre a adversidade.

O próprio Adalberto compartilha a emoção de sua recuperação antes da corrida: "Fiquei um ano e meio fazendo o acompanhamento médico e no ano passado recebi alta total. Fiquei aproximadamente quatro meses após a cirurgia sem fazer atividades físicas e, gradualmente, voltei a realizar pequenos trotes. Em janeiro de 2025, um ano após a cirurgia, tive a honra de representar o hospital na Corrida Pirangi Praiano. Desde então, estou com minhas atividades normais, 100% recuperado. Volto hoje para mais uma corrida muito confiante."

Após cruzar a linha de chegada, Adalberto expressou sua satisfação e gratidão: “A corrida foi boa, um pouco quente, muito vento na primeira etapa. Na parte física, cansei um pouco, estava sem treinar, mas foi boa. Superação da cirurgia, dois anos. Graças a Deus! Agradecer ao Hospital Memorial, que está apoiando sempre a gente. Cuidado desde o início, antes da cirurgia, até agora eles continuam com a atenção comigo. Eu estou aqui representando, sempre que tiver o convite estarei feliz atendendo. Fiquei em sexto lugar, belisquei o pódio”, comemora Adalberto.

A Corrida Pirangi Praiano, conhecida por seu percurso 100% beira-mar, ofereceu opções para todos os perfis, com provas de 4 km, 8 km e caminhada. Um dos momentos mais simbólicos do trajeto, a travessia do rio, tornou-se uma marca registrada, representando superação física, renovação, fé e coragem para o ano que se inicia.

O Hospital Memorial São Francisco marcou presença ativa no evento, com tendas montadas na arena, oferecendo uma estrutura completa de apoio aos atletas e público, com água, picolé, massagens e outros serviços, reforçando seu compromisso com a saúde e o bem-estar da comunidade.

Histórias como a de Adalberto Martiliano exemplificam a missão do Hospital Memorial São Francisco de oferecer um atendimento médico de excelência, transformando vidas e permitindo que as pessoas retomem suas paixões e suas rotinas com total vitalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário