sábado, 17 de janeiro de 2026

ANÁLISE: FINALMENTE, TRUMP RECEBE NOBEL DA PAZ

 


Ney Lopes

Por que Delcy Rodriguez, filha de um ex-guerrilheiro marxista e vice do ditador deposto Nicolás Maduro, teve o apoio de Trump para assumir a presidência da Venezuela?

Há quem explique, lembrando a designação de Maduro pelo ex-líder venezuelano Hugo Chávez como seu sucessor,  pouco antes de falecer em 2013. ? 

A escolha foi descrita como o "dedazo" de Chávez, uma gíria espanhola que significa "apontar o dedo", que ignora o processo democrático normal.

Rodríguez é descrita como uma política astuta, inteligente e implacável.

Diz-se que a sua boa atuação no setor de petróleo venezuelano, desde Chavez,  credenciou-a presidir um país dividido entre um passado revolucionário e um futuro administrado pelos Estados Unidos.

Ela tem a missão de construir uma ponte entre duas forças opostas: um regime chavista interno que se beneficia do “status quo” e Estados Unidos capitalistas externos, obstinados em controlar a principal fonte de renda do país, que é o petróleo.

Planos de Trump

A versão corrente é que Trump optou pela condução pessoal do país, mesmo mantendo o regime ditatorial no poder sem o ditador.

O presidente americano foi franco ao afirmar, que as eleições não estavam nos seus planos e acrescentou: "temos que consertar o país primeiro.

Não podemos ter eleições”. Por tais razões a mídia já o chama de “presidente interino da Venezuela”.

O plano da Casa Branca é levar a "um processo de reconciliação", incluindo anistias para as forças de oposição, a libertação de presos políticos e a reconstrução da sociedade civil.

O futuro de Corina

Qual o futuro da líder da oposição venezuelana, Maria Corina Machado, cujo movimento oposicionista é amplamente considerado vencedor das eleições presidenciais de 2024? Logo após a prisão de Maduro, Trump desconsiderou-a e disse, equivocadamente, que ela não teria apoio para liderar a Venezuela.

Na verdade, o Presidente sempre pareceu não “engolir” o prêmio Nobel da Paz outorgado à Corina Machado.

Na última semana, um gesto da venezuelana aproximou-a de Trump: ela presenteou o presidente dos Estados Unidos com a sua medalha do Prêmio Nobel da Paz.

Em recíproca, Trump não se fez de rogado. Logo agradeceu, dizendo que era um reconhecimento do "trabalho que realizei”.

“Um gesto maravilhoso de respeito mútuo. Obrigada, Maria!" declarou. 

Finalmente, ele conseguiu o que sempre quis, mesmo que tenha sido de forma “enviesada”.

Duas realidades

Hoje, duas realidades coexistem em relação a Venezuela. De um lado, os venezuelanos se permitem imaginar o retorno, o reencontro, a esperança e a reconstrução. De outro, aqueles encarregados de transformar a esperança em governança insistem em dizer que a fase mais delicada está apenas começando. Veremos!

Curtinhas

Filme

“Cartas para Julieta” – NETFLIX - Aspirante a escritora viaja para a Itália ao lado do noivo. Em Verona, onde se passou a história de Romeu e Julieta, local perfeito para uma lua de mel antecipada, ela percebe que seu noivo está mais interessado em negócios do que nela.  O desfecho é surpreendente.

Frase

“Você nunca chegará ao seu destino se você parar e atirar pedra em cada cão que late” (Churchill).

Luto

Faleceu Galbê Maia, técnico competente e líder político em Jardim de Piranhas, onde exerceu mandato de Prefeito, com excelente administração. Um homem público honrado. Condolências aos familiares.

Vistos para USA

Suspensão de vistos para os Estados Unidos não atinge turistas e viagem para Copa Pausa anunciada pelo governo Trump afeta apenas vistos de imigrante e entra em vigor em 21 de janeiro

Caem Universidades americanas

Universidades chinesas sobem nos rankings globais, enquanto escolas americanas caem. Harvard ainda domina, embora tenha caído para o 3º lugar em uma lista que mede o desempenho acadêmico. Á frente , o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a Universidade de Oxford.  Outras universidades americanas estão ficando cada vez mais para trás em relação às suas congêneres globais

Sobre 2026 no RN

Leitor da coluna, a propósito das notas da última sexta, “O impossível pode acontecer” na política do RN, aprova a alternativa que estaria sendo cogitada e opina sobre nomes nas chapas  majoritárias: Governador: Allyson Bezerra; vice do MDB; Fátima e Styvenson Valentim para o Senado. Menciona a existência de várias outras posições para composição e faz questão de citar: se Walter Alves, eleito Deputado estadual, tiver o compromisso da presidência Assembleia, o vice poderia ser o deputado Ezequiel Ferreira de Souza.  .

A história de Garrincha

Acerca das opiniões para as eleições 2026 é bom lembrar a história de Garrincha na Copa de 1958. Quando o técnico Feola  detalhava na prancheta a jogada de como fazer o gol no adversário, ele indagou: OK. Tudo bem. Mas e aí, já combinaram com os russos?".

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário