Ney Lopes
O mar agitado.
Completamente escuro.
Lanternas usadas para comunicação.
Quadro dramático. Bryan Stern é o fundador da Grey Bull Rescue Foundation, organização de americanos veteranos, com sede na Flórida, que realiza resgates de alto risco, trazendo pessoas para a segurança em situações extremas, baseando-se na experiência militar para agir onde outros falham.
Bryan confessou, que das 800 operações já realizadas, resgatando mais de 8.000 pessoas, esta foi a mais difícil.
Ele foi o comandante da equipe, que resgatou, na última quarta, Maria Corina Machado, líder da oposição na Venezuela, reconhecida por sua luta em favor dos direitos humanos e democracia, vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2025.
A empresa batizou a operação de resgate de Dinamite Dourada — ouro, em referência à medalha de 18 quilates que Celina receberia.
Vivendo às escondidas
Corina estava vivendo escondida, fugindo do governo de Maduro, desde as eleições amplamente contestadas da Venezuela no ano passado e não era vista em público desde janeiro.
Foi impedida de concorrer à presidência, mesmo assim liderou uma campanha vitoriosa, com seu candidato conquistando uma vitória esmagadora.
Os seus filhos adultos, que ela não via há dois anos, estavam em Oslo para recebê-la.
A fuga foi mantida em segredo absoluto, a ponto de o Instituto Nobel ter declarado à imprensa norueguesa que desconhecia seu paradeiro no início da cerimônia de premiação em Oslo.
Usando uma peruca e um disfarce, Corina foi levada de uma casa no subúrbio de Caracas, onde estava escondida há um ano, até uma vila de pescadores no litoral, onde um pequeno barco de madeira a conduziu para um barco um pouco maior na costa.
Estava frio, choveu muito.
A viagem ocorreu com ondas de até 3 metros (10 pés) em "escuridão total".
Bryan elogiou a coragem de Corina, que no meio da tempestade dizia "se o motor quebrar, vou nadar até a Venezuela".
Ela estava completamente encharcada, congelando de frio, e não reclamou uma vez sequer.
A perigosa missão de extração que durou quase 16 horas, realizou-se em grande parte no meio da noite, em águas agitadas.
O trajeto do resgate foi marcado pelo risco e insegurança, tais como, morte por F-16 venezuelano, pela mãe natureza, por enjoo marítimo, perda de comunicação, perda de navegação, pelo naufrágio do barco.
Redemocratização da Venezuela
María Corina Machado sobreviveu. Continua empenhada em lutar pela redemocratização da Venezuela e afirma que o regime de Maduro está com os dias contados.
Ela continua sendo uma figura central na oposição venezuelana, focada em uma transição pacífica e ordenada para o país.
Curtinhas
Filme
“Meu pai – O assassino BTK”- NETFLIX - O documentário Meu Pai, o Assassino BTK acompanha a vida de Kerri Rawson, uma jovem adulta norte-americana que teve a vida transformada após descobrir um terrível segredo de seu pai. Dennis Rader aparentava ser o homem ideal, um pai de família protetivo e cuidadoso, com boas relações dentro da igreja e líder escoteiro. No entanto, levando uma vida dupla, ele foi responsável por diversos assassinatos realizados no estado do Kansas por quase duas décadas.
Frase
“O amor não se vê com os olhos, mas com o coração”- Shakespeare.
Manoel Onofre Jr
O amigo e colega da Turma da Liberdade de 1967 (Faculdade de Direito de Natal), Manoel Onofre Jr lança sábado a segunda edição do seu livro que foi sucesso “Conversa na calçada”. Será no Sebo Vermelho, de 9 ao meio dia.
Alzheimer e saúde bucal
Abrangente revisão científica identifica "eixo boca-cérebro", no qual a boca serve como regulador importante de processos inflamatórios que afetam o sistema nervoso central. Periodontite é preocupação central
Recuo veículos elétricos
Europa e o mundo recuam em metas de veículos elétricos. Custo, empregos e o avanço da China pressionam países a adiar o fim dos motores a gasolina e a diesel. Nos últimos anos, uma série de países definiu prazos para proibir as vendas de motores a combustão, mas, pouco a pouco, essas nações começam a adiar ou repensar essas decisões. O principal recuo deve vir da Europa nesta semana.
A escolha chilena
“O resultado eleitoral no Chile não foi um surto autoritário, mas um julgamento severo sobre insegurança, estagnação econômica e frustrações acumuladas desde o ‘estallido social’ de 2019. Qualquer análise honesta deve partir do respeito a essa decisão soberana dos eleitores.” (Editorial do Estadão)
Brasil a frente
O futurista australiano Brett King afirmou, em Brasília, que o Pix colocou o Brasil cerca de 10 anos à frente dos Estados Unidos em tecnologia de pagamentos

Nenhum comentário:
Postar um comentário