quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

ANÁLISE: LIMITES PARA A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA)



Ney Lopes

O mundo atravessa uma guerra comercial e tecnológica sem limites, sobretudo entre Estados Unidos e China.

A busca da supremacia em inteligência artificial (IA) transforma a competição tecnológica num campo de batalha geopolítico e comercial, redefinindo as relações internacionais e as cadeias de suprimentos globais.

O conflito é centralizado na produção e avanço tecnológico de semicondutores (chips), que são fundamentais para o desenvolvimento de sistemas de IA

Os Estados Unidos impõem proibições e restrições à venda de chips de IA de ponta e equipamentos de fabricação de semicondutores para a China, com o objetivo de impedir o avanço tecnológico chinês na área. 

Já a China busca desenvolver sua própria indústria de chips.

Na América Latina,  o Paraguai se posiciona como um polo emergente de IA e data centers.

Contribui para o poder competitivo do Paraguai a geração de quase 100% de sua eletricidade a partir de fontes hidrelétricas (como a Usina de Itaipu), sendo o maior exportador líquido de energia limpa do mundo.

Além disso, o país oferece um ambiente regulatório e fiscal favorável, com impostos mais baixos e incentivos ao investimento estrangeiro.

O senador Marco Rubio, Secretário de Estado dos Estados Unidos, sugeriu que empresas americanas de IA desenvolvessem suas operações no Paraguai para aproveitar essa energia abundante e limpa.

O país pode se tornar o "Vale do Silício da América do Sul".

Uma multinacional de tecnologia dos EUA anunciou planos para construir o maior data center de IA do hemisfério sul no Paraguai, um investimento que pode chegar a US$ 50 bilhões em três décadas.

O Chile, por outro lado, está avançando na discussão e regulação da IA na América Latina.

Empresas de tecnologia (as "big techs") estão ativamente envolvidas, mostrando que o país é um mercado relevante para elas.

O Brasil não fica atrás.

Gigantes da tecnologia investem no país e o potencial econômico é significativo.

A Microsoft anunciou investimento de R$ 14,7 bilhões em infraestrutura de nuvem, incluindo treinamento para 5 milhões de pessoas.

Estudos indicam que a IA pode incrementar o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro,  em até 13 pontos percentuais até 2035.

Não há dúvida de que a IA é o futuro da humanidade.

Espera-se, entretanto, que surjam limites e não se cumpra a previsão de Elon Musk, de que ela  poderá substituir todas as profissões, incluindo a dele.

Melhor a genialidade de Albert Einstein, que ja dizia; “Temo o dia em que a tecnologia irá superar nossa interação humana. O mundo terá uma geração de idiotas”.

Curtinhas

Filme

"Como Defender um Assassino" - Prime Video e na Apple TV. É uma série que combina drama, suspense e um ótimo elenco para criar uma experiência viciante para quem gosta de tramas jurídicas cheias de reviravoltas.

Frase

A coisa mais importante é saber como levar todas as coisas em silêncio”-
Michael Faraday.

Trump perdoa um democrata

O presidente Donald Trump concedeu perdão ao deputado dos EUA Henry Cuellar e sua esposa das acusações federais de corrupção. O anistiado é  um democrata do Texas frequentemente em desacordo com seu próprio partido. A acusação era de ter recebido, juntamente com sua esposa, cerca de 600 mil dólares em subornos de uma empresa petrolífera do Azerbaijão e de um banco mexicano.

Medicina e ficção

Parece ficção, mas já é realidade. Cirurgia com o médico a milhares de quilômetros de distância, caneta que detecta câncer, transplante com órgão de porco e outros animais geneticamente modificados. A última inovação envereda pelas estruturas do cérebro e  transforma a intenção de falar em voz em alto e bom som. Poucas áreas do conhecimento humano evoluíram tanto quanto a medicina nos últimos anos.

Russos redirecionados  para Cuba

Grupos de turistas russos estão sendo redirecionados de um resort de praia no Caribe venezuelano para Cuba, após um aumento da presença militar dos EUA representar ameaças ao espaço aéreo venezuelano. Os russos acorreram à Ilha Margarita para passar férias, depois de perderem a capacidade de viajar facilmente para o Ocidente em decorrência das sanções impostas pela invasão em grande escala da Ucrânia por Moscou em 2022

Grécia

De acordo com um estudo internacional recente que analisou os melhores países para se viver após a aposentadoria, a Grécia surge como o destino mais agradável para passar os últimos anos de vida.

Pandemia é pra já

Próxima pandemia é questão de (pouco) tempo, dizem especialistas. Maior probabilidade é de que aconteça novamente por vírus respiratório; mudanças climáticas aceleram o surgimento e disseminação de patógenos. A previsão não é para daqui 50 anos, é para um período bem próximo, daqui a poucos anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário