sábado, 4 de outubro de 2025

Potiguar Larissa Oliveira Rêgo toma posse como diretora da Agência Nacional de Águas



Agência Nacional de Águas tem quatro mulheres em sua Diretoria Colegiada pela primeira vez (Foto: Márcio Pinheiro/MIDR)

 A potiguar Larissa Oliveira Rêgo foi empossada nesta quarta-feira (01), como diretora da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Com mandato até 16 de julho de 2029, a dirigente já exerce a função desde 01 de setembro, quando relatou processo sobre alteração de outorga de direito de uso de recursos hídricos de domínio da União para captação no rio Jari em Vitória do Jari (AP).

Durante a solenidade de posse, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, ressaltou a importância da ANA diante dos desafios da segurança hídrica no país. “A água deve ser vista sob diferentes perspectivas: como motor do desenvolvimento, como elemento central da segurança hídrica e também sob o olhar dos desastres que enfrentamos diariamente, seja pela escassez ou pelo acesso inadequado. Precisamos consolidar uma verdadeira cultura do risco, aprendendo a lidar e a gerir riscos de forma preventiva. E isso só é possível com o fortalecimento de instituições estratégicas, como a ANA”, destacou o ministro.

Larissa Rêgo destacou a importância do diálogo com diferentes setores. “O fortalecimento das parcerias institucionais é essencial. Conselhos de recursos hídricos, comitês de bacias, órgãos gestores estaduais, entidades reguladoras e setores como agricultura, indústria, energia e turismo precisam caminhar juntos. É dessa construção coletiva que surgem soluções mais eficientes de alocação da água, fundamentais para a economia, para a sustentabilidade e para o enfrentamento das mudanças climáticas”, ressaltou.

Bacharel em Direito pela Universidade Potiguar do Rio Grande do Norte, Larissa Rêgo é mestranda em Políticas Públicas e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Entre 2017 e 2019, a advogada exerceu cargos no Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS) e no Ministério dos Direitos Humanos (MDH). Em 2019 atuou como assessora do Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Reguladoras (SINAGÊNCIAS). Do fim daquele ano até o início de 2023, Rêgo ocupou cargo de diretora do Departamento de Políticas de Cadastro e Regularização Fundiária no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). De fevereiro de 2023  a agosto deste ano, a advogada atuou como diretora do Departamento de Irrigação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

BLOG HEITOR GREGÓRIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário