domingo, 7 de setembro de 2025

ANÁLISE: "VÍRUS DO POPULISMO NA POLÍTICA"

 


Ney Lopes

Diante das sucessivas crises enfrentadas pelos governos, propaga-se o “vírus populista” no mundo, como forma de obter o sucesso eleitoral. 

No debate da Ciência Política, o “populismo” significa, segundo o cientista político holandês Cas Mudde, que a sociedade é dividida em dois grupos em permanente confronto: "as pessoas puras" e "a elite corrupta".

O líder populista apresenta-se como “defensor dos pobres”. Usa slogans repetitivos para mostrar lealdade ao povo e caracterizar a elite como inimigo de todos.

Oferece soluções simples para problemas complexos, gerando polarização e uma aparente unidade os governos com tais propósitos geralmente fracassam.

Direita e esquerda

O populismo existe na direita e na esquerda radicais. Na Rússia dos tzares, a partir de 1861, ser populista era ser contra a tirania.

Em 1892, o termo apareceria do outro lado do planeta, com o surgimento, nos Estados Unidos, do Partido Populista, que pregava a união dos trabalhadores do campo e da cidade, assim como a de negros com brancos.

Exemplo de populista da esquerda foi o ex-líder venezuelano Hugo Chávez (1954-2013).

Certa vez, ele afirmou: "não sou um indivíduo – sou o povo”.

O presidente Donald Trump é um dos tipos contemporâneos mais claros do populismo de direita.

Ele prega sempre o confronto com a "elite liberal". Geert Wilders na Holanda, Viktor Orbán na Hungria, Marine Le Pen na França, Nicolás Maduro na Venezuela e Boris Johnson no Reino Unido também são frequentemente mencionados como populistas.

Populismo no Brasil

Os populistas insistem que os adversários são comprometidos com a corrupção.

Esta foi a estratégia do presidente eleito da Argentina, Javier Milei. Ele ficou conhecido por levar um motosserra ao comício, para ilustrar sua promessa de eliminar a corrupção.

No Brasil, Getúlio Vargas representa o líder, cuja herança política foi o populismo. 

Na atualidade, o presidente Lula e o ex-presidente Bolsonaro seguem a mesma linha.

O populismo estimula a prática de decretos presidenciais, ou ordens do Executivo, como meio de alcançar certos objetivos, em vez de depender da via democrática do Legislativo ou o Judiciário.

Reagir ao populismo não é fácil. Significa aderir a políticas que incentivem a cultura, normas morais, tradições, ideais religiosos, responsabilidade pessoal e coesão comunitária.

Na prática, uma “política ante populista” conduzirá a melhoria da estabilidade econômica, a promoção de ideias que reduzam a insegurança do trabalho, o aumento do acesso a benefícios sociais, e a manutenção de um discurso que valorize as instituições democráticas.

É o que todos nós desejamos!

Curtinhas

Filme

“Diamantes Roubados: O Golpe do Século” – NETFLIX Antuérpia, 2003. Uma gangue de ladrões rouba o impenetrável Centro de Diamantes. Quem foi o responsável por um dos maiores roubos do mundo e como conseguiu esse feito?

Frase

Esforce-se para não ser um sucesso, mas sim ter valor”. – Albert Einstein

Treinador

Fred, ex-jogador do Fluminense, tira a licença obrigatória de treinador de futebol. Pretende comandar equipes profissionais.

Economia

Economia desacelera no 2º trimestre no Brasil, com crescimento de 0,4%. O crescimento foi de 0,4%, em comparação com 1,3% nos primeiros três meses de 2025.

Trilionário

Elon Musk pode se tornar o primeiro trilionário com o novo plano de pagamento da Tesla. O conselho da Tesla revelou um pacote de remuneração para o presidente-executivo que pode valer US$ 900 bilhões se ele atingir metas ambiciosas.

Ucrânia

Líderes do continente europeu estão tentando mostrar ao presidente dos EUA que estão falando sério sobre estabelecer as bases para acabar com a guerra na Ucrânia — e que o presidente russo Vladimir V. Putin não está.

30 km nas cidades

Governo federal estuda velocidade máxima de 30 km/h em ruas das cidades. Documento ainda está em debate e não torna redução obrigatória, mas expõe argumentos para justificá-la.

Dilemas dos democratas americanos

Nos Estados Unidos, os democratas estão dolorosamente divididos sobre como revidar a Trump. O partido deve se inclinar para a esquerda ou se manter no centro? Deve se concentrar em denunciar Trump ou promover uma plataforma própria? Deve contra-atacar com força e de forma suja, ou seguir o conselho de Michelle Obama de 2016: “Quando eles baixam o nível, nós elevamos o nosso”?

Acidente em Portugal

No trágico acidente com o Elevador turístico da Gloria, em Lisboa, morreram cinco cidadãos portugueses, dois sul-coreanos, um suiço, três britânicos, um americano e um francês.

PIX

Banco Central limita Pix e TED a R$ 15 mil para instituições sem licença, ou seja, aquelas empresas que atuam no mercado financeiro e que não possuem a autorização formal do BC para realizar todas as atividades que um banco tradicional pode.

Nenhum comentário:

Postar um comentário