segunda-feira, 11 de agosto de 2025

OPINIÃO: "CONSTITUINTE: A LUZ NO FINAL DO TÚNEL"




 Ney Lopes

Não adianta insistir em pacto nacional.

A hora já passou, embora esse fosse o caminho natural, a exemplo da Concertácion chilena e do Pacto de Moncloa da Espanha.

Entretanto, para firmar um “pacto”, o país necessitaria de estadistas e todos sabem não existirem, no momento nacional.

Fala-se em parlamentarismo, semiparlamentarismo, governo dividido com as oposições e tantas outras propostas. Permita-me arriscar um “palpite”.

O Brasil está clamando uma decisão elevada do Presidente Luis Inácio Lula da Silva.

Não se trata de sugerir renúncia.

O Presidente, ciente do que acontece e a certeza de que vem fazendo o que lhe é possível, teria que reconhecer perante a Nação, que chegou a hora de mudanças definitivas e inadiáveis, a começar pelas reformas política e econômica.

O meio de encontrar uma alternativa para a nação seria o “grande gesto” de enviar imediatamente ao Congresso Nacional, a proposta de convocação de uma Constituinte originária, para reformular o hoje estraçalhado sistema jurídico brasileiro.

O gesto de grandeza envolveria igualmente o Congresso, que deliberaria sobre a convocação de eleições gerais de Presidente, vice, deputados federais e senadores, o que poderia até ser conciliado, em termos de datas, com as eleições municipais.

Outra alternativa, a exemplo do Chile, seria fazer um plebiscito para o povo decidir sobre convocar a Constituinte ou não.

Como é notório, o país permanece no fio de navalha.

Qualquer crise institucional mais profunda põe em risco a estabilidade política.

Até quando irá continuar?

A luz no final do túnel é a convocação de uma Assembleia Constituinte, ratificada por plebiscito.

Emito tais “palpites”, por não ter mais nenhuma pretensão política.

A idade e a experiência adquirida, me dão o direito de dizer o que penso, sem outra preocupação que não seja priorizar princípios e valores.

Farei sempre isto, quando possível, sem temores.

O país não aguenta mais conviver com a perspectiva de tensão política permanente.

A perspectiva de uma Constituinte, no mínimo, seria uma tentativa de melhorar.

Hoje na história

10 de agosto de 2025

1793 — O Museu do Louvre é inaugurado oficialmente em Paris, França. 1809 — Quito, agora capital do Equador, declara independência da Espanha. 1821 — Missouri torna-se o 24º Estado norte-americano. 1846 — Elias Howe patenteia a máquina de costura

1901- O Clube Militar do Rio de Janeiro, fechado desde 1887 por suspeita de florianismo, é reaberto por sentença judicial. Florianismo era o apoio ao vice-presidente Floriano Peixoto, que assumiu o governo com orientação centralizadora. Demitiu todos os governadores que apoiaram Deodoro da Fonseca.

1921- Aos 39 anos, Franklin D. Roosevelt percebe os primeiros sinais de poliomielite em sua casa de veraneio, no Canadá. A doença o impediria de andar sem auxílio.

1935, - Início das transmissões da Rádio Jornal do Brasil.

Curtinhas

Filme

“Uma lição de amor” – Amazon Prime Vídeo - Sam Dawson tem a capacidade mental de uma criança de 7 anos e trabalha em um Starbucks. Ele tem uma filha com uma mulher sem-teto; ela os abandona assim que saem do hospital. A sua filha Lucy faz 7 anos e começa a ultrapassar intelectualmente seu pai, e esta situação chama a atenção de uma assistente social que quer Lucy internada em um orfanato. A partir de então Sam se opõe. Conta com a advogada Rita Harrison (Michelle Pfeiffer), que aceita o caso como um desafio com seus colegas de profissão.

Frase (ao meu Pai Josias)

“Mesmo na ausência física, carrego seu legado de amor, força e sabedoria dentro de mim, lembrando-me de que posso enfrentar desafios, alcançar meus sonhos e construir um futuro brilhante, honrando sua memória a cada passo”.

Alcolumbre se opõe

Alcolumbre diz que não pautará impeachment de Alexandre de Moraes. Recado do presidente do Senado foi dado antes da oposição protocolar o novo pedido de impeachment do ministro

Reator nuclear na lua

NASA quer colocar um reator nuclear na Lua antes de todo mundo; Reatores nucleares geram energia na Terra há mais de 70 anos.? Um reator produzindo 100 quilowatts de eletricidade — o suficiente para abastecer cerca de 80 residências nos Estados Unidos — que seria lançado à Lua antes de 2030.E isso poderia ser feito em menos de cinco anos?

Presidente perpétuo

O presidente salvadorenho, Nayib Bukele, abriu caminho esta semana para a permanência no poder. A Assembleia Legislativa, controlada por seu partido, aprovou reforma que permite a reeleição presidencial por tempo indeterminado, que era proibida desde 1983.

Falta soldados na Ucrânia

Altos escalões de Kiev estão sob ataque por práticas violentas de recrutamento militar. Falta soldados no front e o governo quer aumentar a tropa de combate.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário