Ney Lopes
Não se trata de radicalismo político entre bolsonarismo e petismo, mas sim a tentativa justa de “dá a César, o que é de César”.
A polemica nasce pela imposição recente de sanções ao Brasil pelo presidente Trump e o seu gesto de solidariedade política com o ex-presidente Bolsonaro.
O lulo-petismo agitou-se, ao verberar contra a interferência indevida de uma potência capitalista no Brasil.
Indago: quem interferiu mais na soberania do outro país?
Trump ao reiterar que Bolsonaro é vítima de uma “caça às bruxas” e pedindo: “Deixem o grande ex-presidente do Brasil em paz”.
Denunciou, que o ex-presidente está sofrendo um ataque político como aconteceu com ele.
Ou, Lula, que após visitar a ex-presidente argentina condenada por corrupção, Cristina Kirchner, proclamou, sem provas, a inocência da ex-mandatária? Também pousou para fotos com cartaz de "Cristina Livre".
Ou, o então presidente da Argentina Alberto Fernández ter visitado Lula em Curitiba e declarado (2016):
“Sou professor de Direito Penal na Universidade de Buenos Aires há mais de 30 anos e vejo com muita preocupação a detenção de Lula. Talvez o governo brasileiro não perceba que esteja criando uma mácula muito grande ao manter preso um nome como Lula”.
Outros governantes repetiram a mesma solidariedade, tais como, José Mujica, Cristina Kirchner e Felipe Gonzalez.
Por acaso, à época surgiu algum dos que hoje protestam para alegar interferência indébita de governantes estrangeiros no Brasil, ou hoje condenam Lula por proteção indevida a Cristina Kirchner?
Dirão alguns que as sanções foram econômicas, com base em lei americana.
Com certeza, essa não é a razão determinante.
Porém, contribuiu decisivamente diante da notória hesitação do presidente Trump em punir o Brasil. Tomou a decisão como medida extrema, em função do governo brasileiro repetir agressões ao seu país, prestigio a ditaduras e discordâncias pontuais na política externa.
Não procurou a negociação.
Como bem disse o governador de SP Tarcísio de Freitas, Lula colocou sua ideologia acima da economia, e esse é o resultado.
A hora é de bom senso e equilíbrio.
Se Trump excedeu-se; Lula já fez o mesmo que ele.
Por outro lado, para quem cultiva o Direito, há inegáveis excessos no julgamento de Bolsonaro.
No momento, “negociar” antes de agosto é a palavra-chave.
A tradição de solidez no comércio entre USA E Brasil deverá prevalecer, em benefício das duas nações.
Acredito numa solução.
Hoje na história
No dia 11 de julho, comemora-se o Dia Nacional do Socorrista, data dedicada a homenagear os profissionais que atuam no resgate e atendimento de emergência. 1533 - O Papa Clemente VII excomunga Henrique VIII. O rei inglês decidiu divorciar sua esposa Catarina de Aragon para se casar com Anne Boleyn. Criação da Capitania de São Paulo e Minas Gerais em 1711. 1973 – Pouso forçado do voo 820 da Varig próximo a Paris devido a um incêndio numa toalete, com 123 mortes. 1952 - Eisenhower é eleito presidente dos EUA.1954 - No Paraguai, Stroessner lidera golpe militar e assume o poder, permanecendo 35 anos no poder.1987 - A população mundial atinge 5 bilhões de habitantes, o dobro do número de pessoas no planeta em 1950
Curtinhas
Filme para você assistir
Tempos Modernos (1936) É um filme “obrigatório” para toda pessoa aficionada por cinema! Nessa que é uma das histórias mais conhecidas de Charles Chaplin. Carlitos é um homem humilde que um dia é demitido de uma fábrica de forma injusta. GLOBO PLAY.
Somente comércio
Os líderes da Libéria, Senegal, Mauritânia, Guiné-Bissau e Gabão foram recebidos em Washington. Trump usou todo o tempo para negociar. Falou sobre as terras valiosas da África; grandes reservas de petróleo e pessoas maravilhosas. Por fim fulminou: o meu desejo é aumentar o envolvimento econômico dos EUA no continente africano.
Apoio empresarial
Há na pacata vila de Pium uma academia de judô para crianças e adolescentes, carentes, que está a procura de uma empresa para apoiá-la, através da lei de incentivo ao esporte. Alex é o idealista que “toca” a Academia com inúmeras dificuldades. Com a ajuda de amigos alunos participaram de competições fora do estado e ganharam medalhas. Fica o apelo ao empresariado para apoiar essa obra educativa e voltada para alunos carentes.
Dólar dispara
Chega a R$ 5.70, após o anuncio de Trump.
Patentes
Governo Lula estuda fim de patentes de medicamento para retaliar EUA, mas vai esperar prazo de Trump. Brasil poderá antecipar fim do período em que há direito de patentes dos fabricantes
Nenhum comentário:
Postar um comentário