sexta-feira, 21 de março de 2025

Uma grande vitória foi conquistada pela população de Assu na luta contra a desapropriação da área de Linda Flor.



 Uma grande vitória foi conquistada pela população de Assu na luta contra a desapropriação da área de Linda Flor. Após mobilizações e de audiências promovidas pela deputada estadual Terezinha Maia e Associação Assu Futuro, que ampliaram o debate para nível estadual, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA) criou um grupo de trabalho para selecionar uma nova área para recomposição florestal, a qual deverá pertencer à União ou do Estado, substituindo a de Linda Flor.

A informação veio após solicitação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
A mobilização partiu da comunidade local e da Associação Assu Futuro, representada por Janaelson Galvão, que denunciaram os impactos negativos da desapropriação sobre as famílias residentes na área. Sensibilizada com a situação, a deputada Terezinha Maia promoveu reuniões e audiências públicas com os órgãos competentes para discutir alternativas viáveis que garantissem a preservação ambiental sem prejudicar a comunidade de Linda Flor.
“Essa é uma primeira grande conquista da nossa mobilização. O IDEMA reconheceu a importância de reavaliar a área de implantação da reserva ambiental e se comprometeu a apresentar uma nova proposta em 60 dias. Seguiremos acompanhando de perto e cobrando soluções justas para a população de Linda Flor”, celebrou a deputada, que ainda destacou que não é contra preservação ambiental:
“Não somos contra a preservação ambiental, mas não podemos permitir que famílias sejam penalizadas pelos erros de um processo que precisa ser reavaliado. As terras de Linda Flor cumprem sua função social, geram empregos e garantem a subsistência de mais de 6 mil famílias. Retirar esse povo da produção agrícola traria graves consequências econômicas e sociais”, pontuou Terezinha.
Agora, a expectativa é que a nova proposta apresentada pelo IDEMA contemple uma alternativa que não comprometa a permanência das famílias em suas terras, assegurando o desenvolvimento sustentável da região. Blog Jair Sampaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário