“Eu fiz uma promessa, alcancei a graça e acompanhei a procissão a pé até chegar na igreja. Depois, assisti à missa.” A declaração de Maria da Conceição, de 90 anos, retrata a devoção e tradição de centenas de fiéis que percorreram as ruas de Natal na tarde desta segunda-feira (06) na crença de que seguir os passos dos Três Reis Magos – Gaspar, Belchior e Baltazar – é também renovar a fé e a esperança.
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, participou da procissão de encerramento da tradicional Festa de Santos Reis. A programação religiosa, que marca o Dia de Reis, incluiu a procissão pelas ruas do bairro de Santos Reis e a missa de encerramento, presidida pelo vigário geral da Arquidiocese de Natal, monsenhor José Sílvio de Brito.
A procissão teve início às 16h, com a saída da imagem dos Três Reis Magos do Santuário de Santos Reis, percorrendo as principais vias do bairro. O cortejo foi seguido por fiéis que acompanharam em oração e cânticos. Às 18h, a celebração foi concluída com a missa campal na Praça Wilson de Miranda, em frente ao Santuário.
A governadora destacou a importância cultural e religiosa do evento para o estado. “A Festa de Santos Reis é parte da identidade do nosso povo. Participar desse momento de fé e tradição reforça a nossa valorização das raízes culturais do Rio Grande do Norte”, afirmou Fátima Bezerra.
A Festa de Santos Reis é considerada a manifestação religiosa mais antiga de Natal, com registros que remontam a 1598, na época da construção da Fortaleza dos Reis Magos. A festividade se estende de 27 de dezembro a 6 de janeiro e reúne fiéis de diversas partes do estado.
Também participaram do encerramento, a senadora Zenaide Maia, o deputado Ubaldo Fernandes e os vereadores Samanda, Luciano, Herbeth Sena e Eribaldo Medeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário