terça-feira, 17 de dezembro de 2024

"O DIA DE ABIGAIL"

 

Ney Lopes

Hoje, 17, dia do aniversário da minha esposa Abigail.

Quando olho para trás e vejo o caminho percorrido, cheio de imprevistos e dificuldades, sinto o dever de agradece-la.

Admiro o equilíbrio e bom senso de Abigail. Desejo feliz aniversário a uma grande mulher.

Aliás, essa grandeza humana, Abigail traz no seu próprio nome, em dois momentos, que são relatados na Bíblia e na história constitucional dos Estados Unidos.

A história de Abigail é narrada no livro de 1 Samuel, como exemplo de apaziguar, acalmar, agir com sabedoria, coragem, humildade e educação.

Ela não é tão conhecida como Maria de Nazaré, Débora ou Sara, outras mulheres na Bíblia. Mas Abigail tem muito a ensinar pelo exemplo de sua vida.

Séculos depois, já no período da elaboração da primeira Constituição americana, surge outra Abigail, "autodidata e dotada de uma inteligência aguda".

Foi conselheira mais próxima de John Adams, o segundo presidente dos Estados Unidos e mãe de John Quincy Adams, o sexto presidente dos Estados Unidos

John Adams frequentemente buscava o conselho de Abigail em muitos assuntos, e suas cartas são repletas de discussões intelectuais sobre governo e política.

Mesmo com todas essas razões de alegria, sei que nós familiares não vivemos esse dia como desejaríamos. Há uma mistura de sentimentos e sensações de saudade.

Por um lado, é celebrado mais um aniversário de Abigail e por outro algo muito importante está faltando.

Falta o carinho do nosso filho Ney Júnior, que se encontra com Deus.

Apesar de viver o luto permanente, conforta saber, que Ele continua ao nosso lado.

Nas madrugadas em que rezo por Ney Júnior, sinto a presença dele, repetindo Santo Agostinho:

“Eu não estou longe,
apenas estou
do outro lado do Caminho…
Você que aí ficou, siga em frente,
a vida continua, linda e bela como sempre foi.”

Cultuando a memória de Ney Jr, ao lado dos filhos, netos, irmãos, cunhado (as), familiares e muitos amigos, Abigail recebe a força para continuar navegando, inspirada nos Salmos, que dizem:

Ainda que minha mente e meu corpo enfraqueçam, Deus é minha força, Ele é tudo o que eu sempre preciso.”
- Salmos 73:26

Que nunca lhe falte saúde, amor, sucesso e Paz.

Hoje na história

1777 — A França é a primeira nação a reconhecer a independência dos Estados Unidos.

1903 — Primeiro voo de aeroplano dos Irmãos Wright.

1999 — Inicia-se o processo de liquidação e privatização da RFFSA.

2014 — Estados Unidos e Cuba reatamento de relações diplomáticas após 53 anos

Nascimentos de Beethoven, Érico Veríssimo e aniversário do Papa Francisco     

Curtinhas

+ Aumenta consideravelmente o número de ações trabalhistas, na contramão de um dos principais objetivos da reforma de 2017. Entre janeiro e outubro, um aumento de 15%.

+ Deverá ser de 6.8% reajuste nos preços dos planos de saúde individuais. No ano passado, o aumento foi de 6.9%.

+ O Nordeste é a região mais feliz do Brasil, com 7,38 de média. Numa visão global, ocuparia a nona colocação entre as nações com maior felicidade, entre Bélgica e Finlândia. O Sudeste é a menos feliz das regiões brasileiras (6,38).

+ Herdeira da empresa de cosmético L'Oréal, Françoise Bettencourt Meyers, 70, francesa, se consagrou como a primeira mulher a acumular uma fortuna de mais de R$ 527,1 bilhões. Empresária executiva, filantropa, escritora e pianista, Françoise apareceu pela primeira vez na lista da Forbes em 2018

+ Número recorde de 36,5 milhões de crianças refugiadas, até ao final de 2021, o maior registrado desde a Segunda Guerra Mundial, em consequência de violência, conflitos e outras crises.

+ Pelo terceiro ano consecutivo, a recuperação da chamada economia do mediterrâneo. A Espanha no topo da lista. A Grécia e a Itália, outrora emblemáticas, continuam as suas fortes recuperações. A Irlanda, que atraiu muitas empresas de tecnologia, e a Dinamarca, sede da Novo Nordisk, famosa pela Ozempic, completam os cinco primeiros.

+ Entretanto, os pesos pesados ​​do norte da Europa decepcionam, com desempenhos desanimadores da Grã-Bretanha e da Alemanha. A dupla báltica composta pela Letónia e pela Estónia encontra-se novamente no último lugar.

Publicado jornais "Tribuna do Norte" (Natal) e "Jornal de fato" (Mossoró, RN), além de vários blogs do RN. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário