A falta de manutenção preventiva aumenta os riscos de incêndios e a perda de eficiência das placas de energia solar
De acordo com especialistas em energia solar, a ausência de manutenção preventiva e corretiva nas placas solares pode causar uma série de problemas, como risco de incêndios devido a falhas elétricas e perda de capacidade de geração de energia – um problema que pode chegar a reduzir a eficiência do sistema em até 25%. Isso ocorre principalmente pelo acúmulo de sujeira, poeira e até resíduos, que prejudicam a absorção da luz solar.
A falta de manutenção periódica nas placas fotovoltaicas pode gerar:
• Riscos de incêndios e curtos-circuitos;
• Queda na geração de energia e eficiência;
• Custos adicionais de reparo e substituição;
Para evitar esses riscos e manter a eficiência máxima, é recomendado uma manutenção a cada 12 meses, dependendo da localização da usina e do nível de poluição local.
O processo de manutenção envolve limpeza adequada das placas, verificação das ligações elétricas e revisão das estruturas de fixação para identificar qualquer desgaste. As empresas especializadas oferecem serviços que garantem que as placas solares estejam sempre seguras e funcionando em sua casa ou empresa.
Os custos para manutenção podem variar, mas em média custa 2% do valor total do investimento para o funcionamento da usina.
Para Williman Oliveira, presidente da APER – Associação Potiguar de Energias Renováveis, é muito importante antes de contratar um serviço de manutenção da usina de energia buscar uma empresa que faça primeiro o monitoramento, para acompanhar os resultados da geração de energia, e que seja uma empresa especializada, evitando assim possíveis prejuízos.
No site da APER (www.aper.net.br) existem opções de empresas do segmento para consulta e escolha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário