sábado, 5 de outubro de 2024

Competidores mirins do Gostoso Wing Foil Cup surpreendem na 7ª Etapa do Circuito Brasileiro em São Miguel do Gostoso



Esporte náutico Wing Foil explodiu no mundo e hoje São Miguel do Gostoso é um dos melhores locais para sua prática



São Miguel do Gostoso (RN) está sediando uma importante competição esportiva, onde atletas de várias idades praticam o esporte náutico do momento. Trata-se do Gostoso Wing Foil Cup, onde acontece a 7ª Etapa do Circuito Brasileiro de Wing Foil 2024. E o que mais está chamando atenção é a desenvoltura dos mais jovens. Garotos com idades entre 9 e 17 anos estão competindo com campeões e surpreendendo.  



O atleta paulista Rafael Americano (Ffa Americano), 17 anos, está competindo pela segunda vez no Gostoso Wing Foil Cup. Este ano, Rafael foi campeão da etapa de Ilhabela (SP), realizada em julho passado. No ano passado, ele foi vice-campeão brasileiro do ranking, “Estou adorando estar mais este ano em Gostoso. O nível está muito alto e esta etapa é a melhor do ano, tudo perfeito”, elogia. 



Quando ao assunto é atleta mirim, os destaques vão para Malick Pagnotti, 11 anos, Valentino Wolf, 10 anos, e Benito Wolf, 12 anos. Os garotos estão na competição desde o primeiro dia da etapa e chamam atenção pela desenvoltura, competitividade. “Eu estou achando a competição incrível. O vento em Gostoso é diferenciado, além de ser muito divertido”, declara Benito Wolf.



Para Malick, ele foi influenciado pelo pai. “Meu pai pratica Kitesurf e eu me apaixonei pelo wingfoil. Este ano estou bem mais seguro e quero ganhar”, garante.  O pai de Malick, o italiano Michele Pagnotti, garante que ver o filho competindo é uma grande emoção. “Eu vim morar no Brasil porque me apaixonei pelo Kitesurf. A minha escolha foi uma escolha de vida, de morar perto do mar e ver ele se apaixonando na mesma forma que eu estou apaixonado do mesmo esporte e se dedicando, porque ele de verdade é um menino esforçado que se dedica, pra mim é um orgulho muito grande, muita felicidade pra mim”, revela. 

A etapa do Circuito Brasileiro de Wing Foil se torna um importante evento para o calendário do vilarejo, por envolver a comunidade de São Miguel do Gostoso, movimentando as pousadas, restaurantes e empreendimentos locais. O evento conta com o apoio do Kauli Seadi Kitecenter e Secretaria Estadual de Turismo do RN – SETUR. 

Wing Foil é um esporte aquático, que vem crescendo entre as modalidades de vela e consiste em voar sobre as águas com a ajuda de uma asa inflável (wing) e uma prancha de hydrofoil. O esporte começou a ter uma visibilidade maior, onde em 2019 tornou-se um esporte viral. Um dos principais motivos para o wing foil se tornar popular entre os amantes de esportes de mar e vento, é a possibilidade de ser praticado em diversas condições de vento e ondas, o que o torna mais versátil e amplo, na prática.

No Brasil, o esporte chegou em 2020. No ano seguinte, foi realizado o 1º campeonato em Búzios (RJ), com 40 participantes. Em 2022 começou o Campeonato Brasileiro de Wing Foil, com oito etapas em vários estados brasileiros, 90 participantes. No ano passado, o Campeonato Brasileiro teve nove etapas em vários estados, com 120 participantes. “Este ano, o Campeonato Brasileiro 2024 terá 10 etapas em vários estados, com uns 150 participantes, sendo a 7ª no Rio Grande do Norte. Em 2025 já estão programados 15 eventos, sendo duas etapas no RN”, garante o presidente da Associação Brasileira de Wing, Gutto Brito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário