terça-feira, 15 de outubro de 2024

Anna Rúbia Pirôpo avalia que a segurança emocional contribui para o alívio da ansiedade e estresse

 


 


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país. A edição deste ano tem mais de 5 milhões de candidatos inscritos, maior número desde 2020.
 

Diante da proximidade da realização da prova, a psicóloga e coordenadora de curso da Faculdade Anhanguera Anna Rúbia Pirôpo destaca que o apoio família, do ambiente escolar e de pessoas próximas é fundamental na preparação para o exame. De acordo com a docente, especialmente em momentos de grande pressão como o Enem, esse suporte pode impactar positivamente no desempenho acadêmico e ajudar no bem-estar emocional dos jovens.
 

“O apoio emocional de pessoas que estão em contextos sociais próximos como família, escola, amigos... proporciona segurança, ajudando-os a lidar com o estresse e a ansiedade. Saber que há alguém que acredita no seu potencial, independente dos resultados, dá força para enfrentar os desafios com mais naturalidade e leveza. Além disso, planejar e manter uma rotina de estudos, apoiar na organização de horários adequados a fim de estabelecer um equilíbrio entre disciplina e descanso, são ações de grande valor”, avalia.
 

Para Anna, essa rede de apoio pode contribuir na supervisão das metas e cronogramas. De acordo com a psicóloga, os pais podem até mesmo sugerir estratégias de estudo, revisar calendários de prova e, se necessário, buscar ajuda de professores ou profissionais para áreas mais desafiadoras.
 

“A pressão para obter bons resultados pode ser esmagadora para muitos jovens. A rede de apoio desses jovens têm um papel crucial para ajudá-los a colocar as provas em perspectiva, lembrando-os de que seu valor vai além das notas e que os erros fazem parte do aprendizado. Portanto esse apoio engloba várias áreas, desde o suporte com as tarefas, apoio na rotina e na orientação da logística de transporte para os dois dias de provas”, analisa.
 

Por fim, a psicóloga afirma que, quando se tem esse apoio de maneira equilibrada, sem impor pressões desnecessárias, proporciona uma base sólida para o sucesso acadêmico e o desenvolvimento emocional”, ressalta.



Sobre a Anhanguera – Fundada em 1994, a Anhanguera oferece para jovens e adultos uma infraestrutura moderna, ensino de excelência e um portfólio diversificado com mais de 47 cursos de graduação presenciais, 43 semipresenciais e 96 na modalidade a distância, além de pós-graduações, cursos livres, profissionalizantes, técnicos, EJA e preparatórios, com destaque para o Intensivo da OAB. Pertencente à Cogna Educação, o mais diversificado e maior grupo educacional do país, a marca está presente em mais de 106 unidades e 1.698 polos em todos os estados brasileiros, atendendo a milhares de alunos por meio de professores especialistas, mestres e doutores. Com o conceito lifelong centric, centrado na aprendizagem em todas as fases do aluno, 91% das instituições possuem notas 4 ou 5 no MEC. Para mais informações das soluções educacionais, acesse o site e o blog. 
 

Contatos para a imprensa:    
Deiwerson Damasceno
deiwerson.santos@cogna.com.br
(11) 98455-3620   

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário