Créditos: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entreou nesta quarta-feira (11) a medalha de mérito Oswaldo Cruz à primeira-dama Janja Lula da Silva em cerimônia no Palácio do Planalto.
A condecoração, criada em 1970, reconhece “pessoas e entidades que tenham contribuído, direta ou indiretamente, para o bem-estar físico e mental dos brasileiros”. A indicação de Janja foi publicada no Diário Oficial da União em 4 de setembro.
No decreto assinado por Lula e pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, não há explicação sobre qual seria a atuação da primeira-dama em prol do tema.
Após o evento, Janja publicou um vídeo em suas redes sociais em que diz ter orgulho de seu trabalho. “Me orgulho muito por ter trabalhado ativamente pelo Movimento Nacional pela Vacinação, ao lado dos embaixadores Xuxa e Zé Gotinha, ter feito live sobre a importância da vacinação e, junto com tantas pessoas importantes, ter mobilizado as redes sociais para promover o Dia Nacional da Imunização, com foco em gripe, covid-19 e atualização das vacinas de rotina”, escreveu.
Em discurso no evento, Nísia afirmou que Janja tem tido papel fundamental para disseminar informações da área da saúde por meio de transmissões ao vivo em suas redes sociais. “Janja tem tido papel fundamental em seus compromissos, não só para o Ministério da Saúde, mas para todos que defendem as políticas prioritárias do governo. Me sinto honrada em poder homenageá-la hoje”, disse.
Nísia entregou a medalha à Janja que, em seguida, posou para fotos com a condecoração ao lado do mascote da vacinação no país, Zé Gotinha.
Ao discursar no evento, Lula afirmou que a universalização do SUS (Sistema Único de Saúde) tem 2 preços: um bom e um ruim. “A universalização tem um preço. O 1º, o bom de atender toda a humanidade, o 2º, que ela exige mais recurso. Exige, portanto, mais trabalho e muitas vezes com a quantidade de gente cai um pouco a qualidade, mas isso nunca foi motivo para que a gente desacreditasse o SUS”, disse.
Com informações de Poder 360
Fonte: Portal Grande Ponto
Nenhum comentário:
Postar um comentário